TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 II Gestão feita por pessoas para pessoas

A trilha é um conjunto de diferentes ideias, formas, modelos e práticas de gerir pessoas em ambientes que utilizam Metodologia Ágil.

Através de técnicas e experimentos apresentados pelos palestrantes, você poderá aprender a energizar pessoas, empoderar times, alinhar restrições nas organizações, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial e principalmente, melhorar continuamente a cultura da própria organização.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O Poder da Gestão Visual
GUILHERME SILVA DE LACERDA / Guilherme Elias

O objetivo da palestra é trazer e discutir a gestão a vista, através de vários exemplos práticos usados por times e também discutir erros comuns que acontecem quando a gestão visual é subutilizada.

OKR - Saiba tudo sobre a metodologia que revolucionou o Google e inove seus processos!
Gabriel Engel

A verdadeira virtude dos OKRs está em sua forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance das empresas. Quer entender como essa metodologia pode transformar de forma ágil seu negócio?

11:10 às 12:00 Como melhorar em 5x a produtividade da sua equipe
Luciano Bargmann
Storytelling de como utilizei métodos ágeis, métricas, objetivos semanais e experimentos A/B para aumentar a produtividade da minha equipe.
Potencializando a cultura de feedbacks horizontais através de SpeedWraps
Tadeu Marinho

Mesmo conhecendo a importância da prática de feedbacks para o desenvolvimento de indivíduos e times, muitas empresas vêm encontrando dificuldades para criar alternativas para os modelos formais já adotados. Colaboradores que deveriam estar engajados e motivados estão sendo frustrados por feedbacks dados por pessoas que não fazem parte do time e não conhecem a realidade de seu dia a dia. Venha conhecer uma prática de facilitação do Management 3.0 adaptada por mim para promover feedbacks horizontais entre membros de um time com a finalidade empoderar cada integrante rumo ao crescimento profissional dentro das possibilidades propostas pelo projeto em andamento.

12:10 às 13:00 A anatomia de um experimento - guia prático
Cristiano Silveira Basso

A arte de experimentar nos permite se adaptar e aprender na falha ou sucesso. Mas, você sabe elaborar eles de forma eficiente? Vamos elaborar juntos alguns e entender quais informações compõe um experimento, assim você sairá apto a exercitar com seus times experimentos que levem a melhoria contínua!

Como evoluímos para o Kanban com métricas de verdade
Caco Mafra / Fabio Jascone

Muito se fala sobre o método Kanban, mas pouco se fala em como fazer a transição/evolução de verdade.

Nesta palestra vamos falar como trouxemos o método Kanban para 32 times da Senior, quais foram o desafios, como engajamos os times e como trouxemos a abordagem estatística para as métricas de horas, leadtime e throughput.

Vamos mostrar quais metricas estamos usando e como estamos usando! Você vai gostar :)

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Merit Money ? Competição, colaboração ou reconhecimento?
Márcia Gomes Sampaio / FRANCISCO LOPES

O Merit Money é um sistema de reconhecimento que faz parte do Management 3.0 (Managing for Happiness), visando uma estrutura para fomentar a motivação intrínseca e a colaboração. Mas o que acontece quando se tem pessoas muito competitivas na equipe? Ou quando o time já é muito colaborativo? E para times auto-organizados e motivados? Nesta palestra você vai conhecer a experiência do uso do Merit Money em três equipes de uma grande organização pública de TI, conhecendo os principais erros, acertos e comportamentos emergentes. Será que a sua equipe está pronta para usar?

O desafio de manter a motivação em times distribuídos.
Marcely Santos

Muitas organizações tem a prática de trabalhar com times remotos, mas enquanto uma pessoa gestora existe um grande desafio: manter seu time motivado a grandes distâncias e ainda permanecer fazendo o seu melhor trabalho para alcançar os resultados. Não é um trabalho fácil e simples, mas atráves da aplicação de dinâmicas remotas e o planejamento de alguns encontros presenciais podemos fortalecer o sentimento de equipe e motivá-los a um trabalho efetivo e feliz. Meu objetivo nessa talk é falar um pouco da minha experiência de como venho buscando manter a motivação do meu time de 10 pessoas distribuidas em 3 estados diferentes.

15:10 às 16:00 As competências esperadas dos profissionais do futuro
JP Coutinho

Estamos vivendo uma era de mudança, onde a forma como as pessoas se relacionam, aprendem, produzem e consomem está sendo impactada de forma estrutural e irreversível. Diante desse cenário é preciso se adaptar e se preparar para essa transformação e para o futuro. Duas em cada três pessoas pretendem deixar seus empregos, segundo pesquisa da consultoria Deloitte com millennials de 29 países. As práticas de gestão que nos trouxeram até aqui não sustentarão a complexidade sistêmica dos desafios a nossa frente. Quais são as competências esperadas para os profissionais do futuro? Como desenvolver essas competências?

Práticas de Comunidade: os seus melhores professores estão ao seu lado
GERALDO FARIAS

Como uma organização do conhecimento, aprender é o que nos move. Todo esse aprendizado pode ser potencializado com a formação de comunidades e suas práticas de troca de conhecimento. Com essa palestra, abordarei os principais tópicos de formação de comunidades, boas práticas de aprendizagem contínua e como ampliar essa cultura, citando os bons exemplos internos que já temos. Estamos aprendendo muito como as comunidades podem potencializar as nossas entregas e queremos ajudar outras empresas e times a fazê-lo também criando uma cultura de Aprendizagem Contínua.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Potencialize as capacidades das pessoas com atividades colaborativas
Mayra de Souza Machado / Marco Antonio da Silva

Como fazer um desenvolvimento de software centrado em pessoas, incentivado no método ágil? Com atividades colaborativas e gestão á vista, a diretriz é promover o entendimento e alinhamento das pessoas, e apoiar nas interações proporcionando um ambiente de confiança, onde flui compartilhar ideias e gerar conhecimento. Fomentando a integração dos conhecimentos tácitos para tangibilizar em conhecimentos explícitos. Uma organização que aprende tem pessoas que aprendem: um requisito chave para o desenvolvimento de software, pois tem como matéria prima o conhecimento das pessoas. Faça atividades colaborativas e potencialize a capacidade das pessoas promovendo uma gestão do conhecimento orgânica!

Facilitando Inceptions: aprendizados práticos, técnicas e recursos para te apoiar como facilitador.
Guilherme Viegas

A facilitação é uma prática que pode apoiar e muito na transição das pessoas e organizações para um paradigma mais ágil, inovador e colaborativo. Nessa palestra queremos explorar o que está por trás dessa arte de facilitar. Vamos compartilhar nossos aprendizados práticos, técnicas utilizadas e recursos abertos para potencializar a tua atuação como facilitador. Nosso objetivo é falar sobre o que está além da teoria e contar como foi a nossa experiência apoiando 20 times e mais de 300 pessoas a conceberem produtos e serviços de forma colaborativa.

17:40 às 18:30 Management 3.0 no open source
Otávio Santana

A tecnologia está em todo o lugar. Segundo a Forbes toda empresa é uma empresa de software. Hoje, as organizações têm como o meio a tecnologia, porém, existem outras empresas/instituições cujo o seu fim é a tecnologia, ou seja, os seus produtos são ferramentas que facilitam o processo de automatização para as organizações. Certamente as instituições que mais produzem softwares são as fundações como Apache e Eclipse com milhares de projetos e de grandes cases. O objetivo dessa palestra é falar um pouco sobre como funciona o processo de desenvolvimento de software dessas fundações que produzem um grande volume de software.

A importância de trabalhar como um time
Vladson Freire

Você sabe a diferença de trabalhar em equipe ou trabalhar como um time? Você sabia que quando se trabalha em time o resultado do coletivo potencializa o resultado individual?

Nesta palestra você vai aprender a identificar quando uma equipe se tornou um time, os desafios que podem atrasar o amadurecimento do time e o que fazer para transformar um grupo de pessoas em um verdadeiro dream team.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Líderes, Agile Coaches, Gestores, Coordenadores, Mentores, Agilistas, Scrum Masters, Agentes de Mudança


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.