TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium QUARTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O Poder da Gestão Visual
GUILHERME SILVA DE LACERDA / Guilherme Elias

O objetivo da palestra é trazer e discutir a gestão a vista, através de vários exemplos práticos usados por times e também discutir erros comuns que acontecem quando a gestão visual é subutilizada.

OKR - Saiba tudo sobre a metodologia que revolucionou o Google e inove seus processos!
Gabriel Engel

A verdadeira virtude dos OKRs está em sua forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance das empresas. Quer entender como essa metodologia pode transformar de forma ágil seu negócio?

11:10 às 12:00 Portfólio Intel para Inteligência Artificial: Usando Python e Tensorflow em Machine e Deep Learning
Diego Menescal

Nesta apresentação mostraremos como desenvolver aplicações em Python para Machine Learning e Deep Learning aplicando paralelismo no código, aumentando a performance e melhorando resultados.

12:10 às 13:00 Atender uma estrutura organizacional tradicional do jeito ágil
Bruno Almeida

O objetivo da palestra é falar sobre como atender em formato de times ágeis as estruturas organizacionais que não tem esse modelo implementado. Como o time de infraestrutura se organiza pra entregar plataforma e participar dos produtos.

Infraestrutura na palma da sua mão (ou na tela do seu device) - Usando influxdb+grafana em larga escala
Francisco Freire

Com infraestruturas de larga escala, uma das maiores dificuldades é como monitorar e acompanhar a performance tanto de maneira global, quanto granular. Mostrarei na apresentação como resolvemos esse problemas: - Como coletar métricas de forma eficiente? - Como armazenar as métricas? - Dashboards: Como montar o melhor? Quais dados eu preciso? E tudo isso de uma forma automatizada, usando Openstack + Ansible.

13:10 às 14:00 Tecnologias Persuasivas 101. Mudando hábitos e comportamentos através de tecnologia.
Marcelo Halpern

A experiência é um dos principais componentes e ativos da nossa relação cotidiana com tecnologia. Mas qual é o verdadeiro impacto da tecnologia em hábitos e mudança de comportamentos? O objetivo desta palestra é apresentar um panorama geral sobre o conceito de Tecnologias Persuasivas, campo de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinar dedicado à compreensão da relação entre tecnologia e o comportamento humano. Os conceitos de persuasão na tecnologia permeiam uma vasta gama de produtos em áreas como educação, produtividade, lazer, segurança, entretenimento, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Como manter o foco em inovação e tecnologia sem perder humanidade?

Técnicas para estabelecer relações de empatia
Michele Schell

Muito se fala em empatia como "colocar-se no lugar do outro". Mas e se não for este o caso? E se colocar-se no lugar do outro seja impossível? Com esta apresentação, pretendo apresentar algumas técnicas para que, em fase de user research e pesquisa contextual, seja possível 1) escolher a melhor ferramenta de pesquisa; 2) ouvir e compreender melhor o usuário; 3) prestar atenção nas entrelinhas e recolher informações relevantes para o desenvolvimento do sistema-produto.

14:10 às 15:00 Linguagem Digital - A importância da Comunicação em Redes Sociais
Julio Matos

Desenvolver uma linguagem de interação por meios digitais é mais do que importante, é imprescindível para o desenvolvimento de qualquer projeto que busque visibilidade Nesta palestra vamos apresentar os principais vetores que são negligenciados pelas empresas em sua presença digital como: Compromisso, Integridade da Resposta, Tom, Cultura e muito mais.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Nas internas do CartolaFC: como é a nova arquitetura do game feita para suportamos um volume ainda maior de acessos
Alexandre Saboia Fuziyama

Neste talk vamos apresentar como nos preparamos para a temporada de 2016 do maior fantasy game do Brasil, mostrando nossas experiências, problemas e soluções utilizadas, como: - a evolução da arquitetura do game em cloud com um mudança de foco na API - a reescrita da aplicação utilizando Golang e AngularJS - desenvolvimento do site utilizando técnicas responsivas - como ganhamos performance no MySQL - utilização massiva do Memcached e Redis

O participante do talk terá uma visão ampla de como funciona um dos jogos de maior audiência do Brasil.

16:40 às 17:30 APIs GraphQL com Clojure: desencadeando o poder das s-expressions
Igor Trindade Oliveira

Um dos objetivos de frameworks modernos para aplicações cliente-servidor é a possibilidade de construir aplicações de maneira composável e simples. Falamos da capacidade de definir no servidor uma função que cria um fragmento de componente juntamente com o comportamento associado no lado cliente, onde o funcionamento esperado possa depender dos parâmetros passados a essa função.

GraphQL é ideal para qualquer aplicação que requira de maneira precisa e eficiente a aquisição e manipulação de dados. Provê uma alternativa para APIs REST oferecendo altíssima ênfase em recuperação de dados e introspeção com o apoio de um sistema de tipos. Isso habilita o desenvolvedor a desenvolver aplicações clie

17:40 às 18:30 Blockchain Casos de Uso
Eduardo Makiyama
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 240,00 /R$ 120,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.