TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Não há barreiras para o teste!

A Trilha Teste tem como público profissionais interessados em qualidade de software.

Entendemos que um ambiente colaborativo e diversificado proporciona melhores resultados e você pode fazer a diferença dentro da sua equipe e colaborar com as outras etapas do ciclo de desenvolvimento de software.

Venha aprender a melhorar a qualidade das suas entregas e compartilhe as suas experiências com a comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Precisamos falar sobre teste de código de infraestrutura
Rafael Gomes

Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada.

Integração Contínua de faz de conta, qualidade de faz de conta - Entenda como CI leva à qualidade de software
Camilla Falconi Crispim

Que diferença a prática como Integração Contínua (CI) pode trazer para sua vida? Além de menos dores de cabeça durante do desenvolvimento do seu produto, CI leva todo mundo no time a escrever código auto testável. A responsabilidade não é mais só dos QAs! O código é integrado pelo menos uma vez por dia e por isso, o tempo e o estado do build são cruciais. Venha de mente aberta para discussões sobre estratégia e pirâmide de testes, conformidade entre ambientes e migração de banco de dados! Silos funcionais devem ser desfeitos e, por fim, é simplesmente inevitável que a qualidade do software a ser entregue melhore. Muito.

11:10 às 12:00 Entrega contínua: do zero ao sucesso
Diraci Junior Trindade da Silva / José Ernesto da Silva Barbosa / Ben-Hur Santos Ott

Como garantir a qualidade de projetos com entrega contínua? É possível utilizar as técnicas de automação de testes não apenas como garantia em testes de regressão, mas como ferramenta de apoio para CI/CD e monitoramento? Como garantir o funcionamento destes processos em ambientes complexos, com integrações interdependentes em ambientes de desenvolvimento e homologação? Esta palestra trata de estratégias e abordagens que podem ser utilizadas para melhoria de processos de qualidade em equipes ágeis que tragam mais segurança para as entregas, como Virtualização de Serviços, Data Driven Test, Gitflow, Beta Testes, publicações controladas multiplataforma, entre outros.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 [Cuidado] Pareando dados com o uso de ferramentas pairwise
Fernando Santiago

Pairwise é um método conhecido por diminuir consideravelmente a quantidade de testes quando se necessita testar a combinação de muitas variáveis, permitindo reduzir drasticamente a quantidade de casos de teste requeridos como cobertura. Vamos falar sobre o uso dessas ferramentas, suas inúmeras formas de utilização e principalmente cenários impróprios, quando a não utilização de uma ferramenta de pairwise se torna o melhor caminho para garantir uma cobertura de testes sustentável.

Fortalecendo a Confiança: Como um semáforo na automação dá sinal verde pro Negócio
Andre Boaz / Marcello Julian do Nascimento Mello

Qual o real valor da automação em um piloto ? Como é possível mostrar ao cliente o nível de confiança atual e como o PO controla isso ? Essa e outras questões são abordadas em nossa palestra, que sugere um método simples e visual para priorização e feedback dos testes automatizados. Para tanto, criamos um cenário que possibilita que o cliente enxergue em números e gráficos o trabalho que fica muitas vezes escondido a nivel de negócio.

Pretendemos explicar de acordo com as nossas experiências como isso acontece, de que formas podemos criar um entendimento a nível de business a ponto de termos elementos priorizáveis e estimáveis para a tomada de decisão.

14:10 às 15:00 Testes e automação em chatbots
André Dutra / Leticia Bomfin

O objetivo dessa palestra é compartilhar nossas experiências em testes de chatbots. Mostrar o que é um chatbot e suas diferenças, além de quais foram os nossos aprendizados, os desafios que enfrentamos e a automação de testes através de cases de bot em que trabalhamos na Take.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Você cultiva bugs em sua empresa?
Annelise Gripp

Nos dias de hoje temos processos e ferramentas no mercado que nos ajudam a sanar os bugs que podem ocorrer. Mesmo assim, com todo esse cenário, ainda entregamos produtos e serviços com bugs. Por que? Nessa palestra vamos falar sobre comprometimento e importância do trabalho de um profissional de qualidade.

QA além da automação
Josenildo Santos

Muito tem se falado hoje em dia sobre automação e testes em diversas camadas para aumentar a qualidade do produto. Isso tudo é muito importante, porém o papel do QA se resume a criar testes? Como podemos auxiliar realmente a criar produtos? A ideia desse talk é demonstrar e contar cases de como o QA pode auxiliar ao time como uma figura de negócio, construindo a qualidade juntamente com a concepção do produto.

16:40 às 17:30 Não subestime o esforço de teste em dispositivos móveis
Raphael Rodrigues

Usamos dispositivos móveis no nosso cotidiano, a simplicidade de usabilidade nos aplicativos, em muitos casos, nos trás a falsa sensação de que garantir a qualidade em aplicativos pode não ser um esforço tão grande, mas se você pensa assim está enganado e bem enganado. Nesta mini palestra compartilho algumas experiências de bugs e dificuldades que encontrei nos projetos que participei como QA.

Mobile Security Testing: Você já testou a segurança da sua aplicação?
Ramses Almeida

Já ocorreu em algum projeto receber uma negativa por que não possuía nada relacionado a segurança? Nessa palestra irei mostrar alguns pontos a cuidar e algumas ferramentas para auxiliar nessa jornada.

17:40 às 18:30 Automatizando apps mobile na prática e na nuvem!
Irineu Antunes de Sousa

No mundo atual dos Apps, um bug em seu sistema pode arruinar a reputação de qualquer empresa, mas como garantir que seu app funcionará em qualquer modelo, versão de sistema operacional e resolução? A automação em diversos aparelhos na nuvem é um meio de reduzir radicalmente este risco para sua empresa. Em São Paulo iniciamos nosso talk sobre a introdução da automação, agora em Porto Alegre, iremos colocar a mão na massa e demonstrar passo a elaboração de um teste na nuvem.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa de TI interessada em Qualidade e Teste de Software


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.