TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design A Experiência em primeiro lugar!

Nesta trilha queremos abordar o que há de melhor em interações, significado e relevância nas experiências de usuários com tecnologia.

Em um mundo cada vez mais próximo e unificado, desenvolver experiências para múltiplas culturas e públicos é um desafio instigante!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Programadores são de Marte, Usuários são de Vênus
Rubem Pechansky

De forma leve e didática, a ideia é introduzir o tema UX no ambiente da TI. Breve história da UX, sua relevância para a área de TI e como aplicá-la na prática em um projeto de software serão alguns dos tópicos abordados. Será também feita uma reflexão entre os pontos de vista do desenvolvedor e do usuário de forma a aproximar estes dois universos.

UX + Mobile Ads: Aprendendo A Criar Experiências Em Anúncios Para Dispositivos Móveis
Victor Vernilli / Victor Araújo

Criar experiência em dispositivos móveis é uma tarefa por si só desafiadora, quando tratamos do ambiente de anúncios mobile essa desafio é ainda maior. Em um cenário onde mais de 99% dos usuários afirmam não gostar de anúncios, entregar conteúdos interessantes e contextualizados demanda bastante esforço de investigação, pesquisa e testes. O dia a dia de uma empresa com mais de 600 aplicativos parceiros, que dá acesso a cerca de 55 milhões de usuários só torna esse cenário ainda mais interessante.

11:10 às 12:00 Is the Invisible Interface actually invisible?
Tais Bellini / Lucia Spier

With the rise of the personal assistants in the market, having a voice interface became a positive, and almost ?must have?, feature in products. But is a voice-only suitable for every type of interaction? Are we heading to a world of invisible interfaces? Is the invisible interface actually invisible?

In this talk, we aim to present where voice user experience (VUX) stands in the UX ecosystem; the Do?s and Don?t of VUX design; the parallels and divergences of this field with the consolidated UX design process; tips to understand when, where and how to use voice interaction; and what we should expect for the future of voice interfaces.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Tecnologias Persuasivas 101. Mudando hábitos e comportamentos através de tecnologia.
Marcelo Halpern

A experiência é um dos principais componentes e ativos da nossa relação cotidiana com tecnologia. Mas qual é o verdadeiro impacto da tecnologia em hábitos e mudança de comportamentos? O objetivo desta palestra é apresentar um panorama geral sobre o conceito de Tecnologias Persuasivas, campo de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinar dedicado à compreensão da relação entre tecnologia e o comportamento humano. Os conceitos de persuasão na tecnologia permeiam uma vasta gama de produtos em áreas como educação, produtividade, lazer, segurança, entretenimento, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Como manter o foco em inovação e tecnologia sem perder humanidade?

Técnicas para estabelecer relações de empatia
Michele Schell

Muito se fala em empatia como "colocar-se no lugar do outro". Mas e se não for este o caso? E se colocar-se no lugar do outro seja impossível? Com esta apresentação, pretendo apresentar algumas técnicas para que, em fase de user research e pesquisa contextual, seja possível 1) escolher a melhor ferramenta de pesquisa; 2) ouvir e compreender melhor o usuário; 3) prestar atenção nas entrelinhas e recolher informações relevantes para o desenvolvimento do sistema-produto.

14:10 às 15:00 Do problema à solução: Transformando chamados do suporte em features
Jefferson Arndt / Ana Carolina Alves Rodrigues

Não só de problemas vive o suporte técnico, estranho afirmar isso, mas é verdade. Essa talk fala da importância do suporte como interface com o cliente e mostra um case de sucesso onde análise e solução transformaram pedidos recorrentes recebidos em nosso suporte em melhorias para nosso produto.

Design Comportamental - Influenciando o comportamento das pessoas
João Paulo Villa Mello

Você sabe como grandes empresas e pequenas startups mudam constantemente os nossos hábitos, tornando-nos cada vez mais dependentes e viciados em seus produtos e serviços? A ciência e a psicologia por trás de como nós interpretamos a informação e tomamos decisões explicam.

Discutiremos sobre diferentes abordagens que nos fisgam e nos apaixonam. Os gânglios basais, por exemplo, são uma parte pequena porém extremamente poderosa do nosso cérebro, são capazes de executar ações sem que percebamos. Você lembra se trancou seu carro? A porta de casa? E o principal: como as empresas e as startups usam essas e outras técnicas para criar produtos viciantes? Let's get hooked!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Speaking visually is the new "designers should code"
Thiago Esser
The Developers Conference Porto Alegre 2017
Pain Points - From solve to love
Luana Hohmann

Toda interação entre usuário e marca define um ponto de contato. Para garantir a melhor experiência precisamos entender quais pontos de contato são na verdade pontos de dor (pain points) para seu usuário. Venha comigo nesta jornada para não apenas soluciona-los, mas também orquestrar um serviço inesquecível!

16:40 às 17:30 Design é sobre negócios
Débora Costa / Elisa

A mudança é constante, em especial nos negócios, onde padrões estabelecidos estão sendo reformulados a todo momento. Alguns objetivos de negócios são integrar com êxito - as necessidades das pessoas, avanços tecnológicos, e inovação a fim de obter retornos concretos do investimento. Abordaremos através de cases, o papel do UX Design, que vai além das interfaces e conexões digitais. Design é pensar em problemas e desenvolver soluções que promovam pensamento sistemático, na totalidade de um serviço, estratégia, tecnologia e produto. Parte do que ajuda a compor esse caminho da evolução do Design é alinhar o pensamento ágil, com a força do âmbito digital e o homem como centro de toda interação.

Desenvolvimento e design: Lidando com os dois mundos
Saulo Oliveira / Thiago Pires

Com usuários cada vez mais exigentes, que demandam boas interfaces, usabilidade, e desempenho, ainda é comum encontrar o erro de desenvolvedores e designers não trabalharem lado-a-lado. Nesta talk vamos apresentar um case mostrando as lições aprendidas, a importância, os benefícios e os desafios enfrentados quando mudamos para um modelo mais integrado e colaborativo entre as áreas.

17:40 às 18:30 Como micro interações potencializam a experiência do usuário em interfaces.
Weliton Soranzo de Resende

A preocupação com a experiência do usuário nas interfaces de nossos sistemas têm crescido consideravelmente nos últimos anos, e com isso novas estratégias têm sido desenvolvidas para permitir que as pessoas tenha mais condições de obter a experiências que queremos gerar para elas. Nesta talk, falaremos um pouco sobre o que são micro interações e de que modo elas influenciam neste processo de propiciar interfaces com boa usabilidade e que permitam boas experiências para as pessoas.

O fantástico mundo das interfaces
Julio Matos
The Developer's Conference Porto Alegre 2017
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 8 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Designers, Game Designers, Pesquisadores e Educadores da área de Usabilidade


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.