TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Corporativa Arquitetando Negócios e TI para a efetiva Transformação Digital!

Você já ouviu falar sobre a Transformação Digital, a Uberização das Organizações, o Nexo das Forças do Gartner e o SMAC (social, mobile, analytics e cloud). Porém, para realizar todas as mudanças necessárias deste processo, a organização precisa conhecer os vários building blocks que fazem parte da sua estrutura atual, e assim, definir os gaps de capacidades que serão necessários para efetivar a sua estratégia digital.

Transformação digital requer a compreensão da arquitetura da organização, seja considerando os processos e sistemas legados, seja incorporando novas tecnologias e modelos de negócio.

O objetivo desta trilha é explicar o conceito de Arquitetura Corporativa (também chamada de Arquitetura Empresarial) e apresentar as suas diversas subcamadas: Arquitetura de Negócio, Sistemas, Informação e Tecnológica, além de propiciar a troca de experiências entre arquitetos, mostrando casos de sucesso em grandes empresas.

Alguns dos temas a serem debatidos serão:

  • - como estruturar a arquitetura corporativa de organizações que chegam a possuir 1000 a 2000 sistemas de informação;
  • - como projetar as arquiteturas de transição para evolução de um grande sistema legado monolítico para um sistema web/mobile/cloud;
  • - como implantar e estruturar a governança de dados da organização para suportar as constantes evoluções do negócio;
  • - quais as competências que um arquiteto corporativo deve possuir;
  • - quais frameworks e ferramentas podem ser utilizados;
  • Palestras

    Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
    Conteúdo
    08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

    Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

    09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

    Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

    Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

    10:10 às 11:00 Arquitetura Corporativa em Organizações Exponenciais - É possível?
    Marcelo Neves

    As organizações exponenciais constituem o novo paradigma no mundo dos negócios. Diferentemente das empresas lineares onde a estrutura é hierárquica, matricial e gerenciada de forma top-down, nas organizações exponenciais zela-se pela autonomia e experimentação. Uber e Amazon são exemplos de organizações exponenciais que compartilham um conjunto de características ímpares.

    Será que nesse novo contexto de organizações exponenciais ainda faz sentido falar de arquitetura corporativa? Convido você a assistir esse palestra e encontrarmos juntos uma resposta para essa pergunta.

    Aspectos Culturais e Políticos da Implantação de Arquitetura Corporativa na Organização
    Atila Belloquim

    Os fatores Culturais e Políticos estão entre os mais desafiadores na implementação de qualquer Framework de processos em uma organização, e mais ainda quando se trata de um modelo de tão amplo alcance quanto o TOGAF.

    Nesta apresentação, trataremos desse assunto e iremos sugerir técnicas e abordagens comprovadamente úteis para lidar com esses obstáculos. Em particular, cobriremos:

    1. Técnicas de Gestão de Stakeholders

    2. Técnicas de Mapeamento e Gestão da Cultura Organizacional

    3. Habilidades necessárias ao Arquiteto para desempenhar suas funções em ambientes em que essas questões são críticas.

    11:10 às 12:00 Arquitetura Corporativa no Governo - A experiência do Governo Brasileiro
    Marcus Vinicius da Costa

    Desde de 2015 o FACIN (Framework de Arquitetura Corporativa para a Interoperabilidade em Apoio à Governança) vem sendo desenvolvido pelo Governo Brasileiro envolvendo representantes dos 3 poderes e esferas de governo, da sociedade civil, da academia e das entidades internacionais disciplinadoras de padrões. Tal envolvimento permitiu atender ao amplo conjunto de necessidades destas entidades, com foco na interoperabilidade e governança, transformando-o em padrão de arquitetura corporativa para o governo. Esta apresentação compartilha a experiência ocorrida entre junho e julho de 2017, onde o FACIN foi colocado em prática pelas empresas associadas à ABEP TIC.

    Uma forma de levar a Arquitetura Corporativa para todos
    ANDERSON GOMES CUNHA
    Arquitetos corporativos buscam frequentemente meios de ligar a visão estratégica às capacidades, processos, padrões, pessoas, sistemas, informação e tecnologia. A combinação das relações entre esses assuntos com as diferentes perspectivas sobre o dado somados às mudanças frequentes resultam em um modelo complexo impossível de ser atualizado, quase nunca construído e consequentemente utilizado como instrumento de trabalho na prática. Com o advento da web semântica, surgiram mecanismos que possibilitam as empresas construírem sua própria WEB DE DADOS, com isso gerar grafos de conhecimento capazes de representar todos os pontos de vista sobre dado, incluindo o da arquitetura corporativa.
    12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
    Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
    13:10 às 14:00 Transformação Digital Lean
    Gustavo Serafim

    A estratégia TD deve ser baseada em dois pilares: Lean e Digital. Utilizando o poder de criação e geração de negócios do Digital e o poder transformador de cultura e processos do Lean podemos ativar valor, habilitando novas jornadas digitais. Para que isso seja possível, uma mudança estratégica, pautada em digital, é obrigatória.

    O que é uma Organização Ágil e como a Arquitetura Corporativa pode suporta-la?
    RAFAEL T SANTOS

    Organizações ágeis são aquelas que percebem as modificações que estão acontecendo no mundo e conseguem estabelecer estratégias digitais para lidar com toda esta complexidade. Para isto, não basta apenas a utilização de metodologias ágeis na execução das suas iniciativas, elas precisam conhecer muito bem quais são as suas capacidades atuais, para estabelecer de forma assertiva, o caminho que deverá ser percorrido.

    14:10 às 15:00 Simulando Custo Total de Propriedade (TCO) de uma arquitetura
    Leonardo Santos

    Custo Total de Propriedade (TCO) é uma estimativa financeira, projetada para medir todos os custos de ciclo de vida (desde a aquisição até a desativação / alienação) associados aos ativos. TCO reflete não apenas os custos de aquisição, que inclui todos os outros aspectos da utilização e manutenção do ativo. TCO é usado para determinar o esforço e custos necessários para definir um orçamento para gastos em um sistema. A palestra é composta de um caso de uso exemplificado utilizando a ferramenta de Arquitetura ABACUS da Avolution.

    Usando o Framework TOGAF 9.1 com a Linguagem de Modelagem ArchiMate 3.0
    Antonio Plais

    O padrão TOGAF 9.1 é um líder amplamente adotado no domínio da Arquitetura Corporativa. Ele enfatiza que a descrição da arquitetura deve ser padronizada mas, no entanto, não fornece nativamente uma notação de modelagem que permita aos arquitetos descrever a arquitetura graficamente.

    A linguagem de modelagem ArchiMate 3.0 desempenha um papel complementar e vital ao fornecer os meios padronizados de modelagem da Arquitetura Corporativa e preocupações relacionadas. Nesta palestra vamos discutir:

    • O Framework TOGAF e a Linguagem ArchiMate
    • Usando a Linguagem ArchiMate com o TOGAF ADM
    • Melhorias no padrão ArchiMate 3.0
    • Usando o ArchiMate com o Framework de Conteúdo da Arquitetura do TOGAF
    15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

    Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

    Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

    15:40 às 16:30 Aprenda com os principais erros cometidos na implantação de uma Arquitetura de Dados
    Bergson Rego

    Alguns erros comuns comprometem a implantação de uma Arquitetura de Dados Corporativa. Conheça esses erros e saiba como evitá-los, já nas fases iniciais do trabalho.

    Método de Racionalização Funcional de Soluções do Itaú Unibanco
    Carlos Eduardo Gnatiuc / Thiago Belan
    Método criado e utilizado para racionalização Funcional de Soluções do Itau Unibanco, através da criação de mapa de classificação Funcional e identificação de soluções, sobreposição funcional e disfunções. Como entrega identificamos soluções que não são mais utilizadas ou funções que são implementadas por mais de uma solução e com isso propor planos de eliminação ou consolidação de soluções gerando eficiência operacional. Definição de mapa de soluções para investimentos futuros. Identificação de Disfunções e oportunidades de racionalizar a solução reduzindo risco.
    16:40 às 17:30 Arquitetura Corporativa e o Ciclo de Tecnologia para Transformação Digital
    Arthur Carlos Rodrigues

    O que é Transformação Digital? O que e o quanto tem a ver com Tecnologia? Uma visão geral do papel da Arquitetura Corporativa na orquestração do ciclo de vida de tecnologia da organização para atingimento de seus objetivos estratégicos por meio do TOGAF e Archimate.

    Transformação Digital na Arquitetura: A incrível jornada
    Paulo Roberto de Castro Filho

    Usando como base o livro do ?37 Things One Architect Knows About IT Transformation? do Gregor Hohpe, vamos discutir pontos de vista importantes na jornada do Arquiteto de Software no meio de uma transformação digital em curso.

    Nunca mande um humano fazer um trabalho da máquina. Se ?Software está tomando o mundo?, melhor usar um controle de versão. Comunicação, mostrando o navio pirata para as crianças ou escrevendo para pessoas ocupadas. Controle é uma ilusão.

    Entre outros tópicos que de maneira engraçada iremos discutir nesta incrível jornada em curso com aprendizados, soluções técnicas e ferramentas.

    17:40 às 18:30 Limites e contextos: como DDD ajuda na modelagem de Microserviços
    Eriksen Costa

    Microserviços são a primeira arquitetura pós-DevOps. É um estilo arquitetural que provê muitos benefícios como estrutura modular evidente, deploy independente e diversidade tecnológica.

    No entanto, a proliferação de serviços também exacerba seus custos e pode levar à uma arquitetura que representa uma Grande (e distribuída) Bola de Lama.

    Domain-Driven Design (DDD) possui ferramentas estratégicas que ajudam a dividir o domínio do negócio de forma muito útil para a modelagem de Microserviços. Microserviços, por sua vez, força a definição de limites claros entre os módulos, o que é benéfico para o DDD.

    Essa palestra discute essa interação entre DDD e Microserviços.

    Visão da cadeia de valor para melhor atender o seu cliente
    Rafael Orivaldo Lessa

    A apresentação vai mostrar como pode se estruturar uma cadeia de valor da organização visando o atendimento do cliente e melhor os processos de negócio da organização. A partir da visão de cadeia de valor é possível definir métricas para priorização dos processos de negócio que devem ser melhorados e/ou realizar uma transformação desses mesmos processos.

    18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

    No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

    Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

    Data e Local

    Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

    8:30 às 19:00 h

    Universidade Anhembi Morumbi

    Rua Casa do Ator, 275
    Vila Olímpia | São Paulo - SP

    Informações sobre Data e Local


    Público Alvo

    Arquitetos nas suas mais variadas formas (de solução, de integração, de negócio, de dados, de sistemas e de TI). Gerentes, Coordenadores, Gestores e Diretores de TI.


    Investimento

    presencial:R$ 240,00

    Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
    TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
    Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
    Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


    Patrocinadores