TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura .Net Arquitetura na plataforma .Net

A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares.

O papel do arquiteto é apresentar padrões, práticas, processos, técnicas e ferramentas de arquitetura de soluções, utilizadas no mercado, que permitem o desenvolvimento sustentável de um aplicativo alinhando a execução com a estratégia de uma empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Design e boas práticas de APIs com C#
Rodolfo Fadino Junior

Veja nesta apresentação as principais técnicas e boas práticas para construir uma API utizando C#. Conheça como construímos e mantemos a principal API do Dieta e Saúde, quais os desafios de uma API que atende cerca de 190.000.000 req/mês.

11:10 às 12:00 Microsserviços .NET no Azure
Igor Abade / Abner das Dores

Atualmente o Azure tem uma grande variedade de opções para a hospedagem e execução de microsserviços - desde o bom e velho Azure App Service até os mais novos Azure Functions e Azure Container Services. Mas você sabe qual usar?

Venha ver nesta palestra qual a diferença entre cada um dos modelos de hospedagem de microsserviços .NET na plataforma Auzre, e dicas de como escolher o melhor para a sua necessidade.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A arquitetura dos sonhos na plataforma .NET
Vinicius Quaiato

Com o passar dos anos algumas decisões arquiteturais tem se tornado padrão e soluções de facto para a plataforma .NET. Repositórios, sejam eles usando NHibernate ou Entity Framework, ASP.NET MVC, Serviços, e mais recentemente o uso de CQRS e Event Sourcing. Nesta apresentação vamos discutir um pouco sobre as decisões mais comuns para arquiteturas .NET e vamos falar também sobre a importância da arquitetura emergente e como lidar com ela em tempos de tantas buzzwords interessantes.

Por que eu deveria me importar com o OAuth2 e IdentityServer?
Heber Ortiz Pereira

Segurança de aplicações é um tema de extrema importância e muitas vezes negligenciado pelos desenvolvedores. Nessa talk, vou mostrar o quanto um protocolo amplamente utilizado no mercado (OAuth2 e OpenID Connect) pode garantir a segurança de aplicações e API´s usando conceitos sólidos e utilizados por grandes corporações, e o porquê o IdentityServer é uma escolha perfeita para implementação desse protocolo.

14:10 às 15:00 CrossPlatform Design Patterns
Jefferson Balivo

A diversidade de dispositivos e plataformas existentes no mercado exigem que as arquiteturas de nossos projetos de software sejam cada vez mais "compartilháveis" e escaláveis. Como implementamos uma arquitetura com máximo compartilhamento de código, escalável e robusta que atenda o maior número de dispositivos/plataformas?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 .NET com contêineres Windows e Linux
Giovanni Bassi

Contêineres estão aqui! E você pode desenvolver com Windows e Linux, com .NET Core, e com .NET Framework. Entenda por que tudo que desenvolveremos no futuro tem uma grande chance de ir parar num contêiner, e porque você precisa pensar nisso agora!

16:40 às 17:30 DDD aplicado: formas distintas de se resolver o mesmo problema
Graziella Bonizi

DDD é um assunto complexo, voltado a projetos complexos. Tão difícil quanto aprender a teoria, é aplicar devidamente seus conceitos na prática, até porque não há um manual de como implementá-lo: cada desenvolvedor vai interpretar o problema, e se entender que a solução será melhor resolvida com DDD, vai implementar de forma única. É esse o objetivo da palestra: mostrar o que é o DDD, o impacto que trouxe nos papéis de desenvolvedores, arquitetos e analistas, e convidar três pessoas com experiência corporativa no assunto para mostrar a forma que cada um resolveria o mesmo problema.

17:40 às 18:30 Lidando com fluxos complexos com o uso de Sagas, NServiceBus e RabbitMQ
Heber Ortiz Pereira

CQRS tem se tornado popular como design de modelos de softwares devido a forte aderência com DDD. O conceito de Sagas, aliado a um Service Bus, permite orquestrar tarefas complexas, aumentando a tolerância a falhas e rastreabilidade. Nessa palestra, vou apresentar o conceito de Saga usando NServiceBus, RabbitMQ como broker e SQL Server para storage do estado, num cenário de microsserviços.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e Arquitetos


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores