TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura java alavancar seus projetos

A trilha irá apresentar novas tecnologias, arquitetura de sistemas, praticas e modelos aplicados a desenvolvimento de sistemas em Java que irão maximizar sua produtividade, melhorar o desempenho e a vazão de seus sistemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Talk7 - Saindo do óbvio na Arquitetura de um Chat de Vendas em Real Time
Alexandre Gama

Criar do zero um Chat Real Time já é um super desafio. Sair do óbvio fica mais interessante ainda. Nesta palestra veremos como o Elo7 criou o Talk7, quais foram os desafios, tristezas e alegrias e quais as tecnologias que estão sendo usadas. Prepare-se para ver sobre Protocolos, Filas e Tópicos, Amazon, Tecnologias novas e mais!

11:10 às 12:00 Batch, Spring, Performance e outras coisas mais...
Diogo Souza

Já parou para pensar o quão performático é o seu código, ou nas consequências que a escolha de um método ou outro (geralmente usados às cegas) podem trazer para o resultado final do seu projeto? Já mediu alguma vez variáveis como consumo de memória, CPU, o desempenho da sua aplicação?

Essas premissas muitas vezes não fazem parte da nossa rotina como devs, seja porque confiamos muito no que fazemos ou nos linguagem/ferramenta/framework que usamos.

Nessa palestra, tomaremos alguns cases pessoais de projetos batches (que exigem alta performance e disponibilidade) para entender como podemos tornar nosso pensamento e, consequentemente, nosso código mais performáticos.

Indo além do SQL com persistência poliglota
Otávio Santana

Os bancos NoSQL estão cada vez mais consolidados no mundo do desenvolvimento de software vários cases de grandes empresas e sucessos ao redor do mundo, por exemplo, as redes sociais. Porém, uma pergunta comum é: A sua empresa é possui o mesmo porte dessas grandes empresas? Qual tipo de banco utilizar? Como ficará a modelagem? Dentre outras dúvidas. O motivo dessa palestra será falará dos maiores erros iniciais na escolha desse tipo de banco de dados além de verificar se você realmente precisa desse tipo de banco ou apenas é um Hype Driven Development.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Java SE 9 para arquitetos: como as novidades afetarão suas decisões
Michael Nascimento Santos

Este ano teremos uma nova versão do Java SE que trará grandes mudanças para a plataforma. A modularidade é um dos temas principais da nova versão ? mas adotá-la no seu projeto trará ganhos reais? Quais fatores os arquitetos terão de levar em consideração ao modularizar seus projetos?

Além de analisar o efeito prático das features de modularidade, examinaremos outras mudanças importantes e menos comentadas, como a evolução da deprecation e os multi-release jars ? e seu impacto no design de APIs. Por fim, vamos discutir mudanças em características de performance da JVM que podem beneficiar (ou prejudicar!) padrões de código comuns, e o que desenvolvedores podem fazer para se preparar.

14:10 às 15:00 Implementando Microserviços Reativos com Vert.x
Anderson Braz

Aprenda a desenvolver microserviços que são elásticos, responsivos e resilientes usando os conceitos de reatividade habilitadas pelo Vert,x. Tópicos importantes como autonomia e isolamento serão abordados, além da característica assíncrona e não blocante da solução.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Graceful degradation: Minimizando danos em caso de falhas.
Gabriel Henrique Martinez Saraiva

Umas das poucas certezas que temos sobre sistemas é que, em algum momento, falhas e imprevistos ocorrerão. A escolha que temos é como nossos sistemas irão reagir a esses eventos: de forma catastrófica ou graciosa.

É possível transpor esses cenários com algumas ferramentas simples de implementar que podem salvar seu dia e seu sistema.

16:40 às 17:30 Somm Lagom: Construindo sistemas que envelhecem como vinho / Somm Lagom: Building systems that age like wine
Kikia Carter

Acompanhar o passo das mudanças em tecnologias emergentes é um desafio sempre presentes para as empresas. Tentar construir sistemas que envelheçam e evoluam de forma suave com o tempo não é uma tarefa pequena. Todos conhecemos frameworks que nos ajudam a implementar padrões de arquitetura, especialmente arquitetura de aplicações. Nessa palestra investigaremos o Lagom, um novo tipo de framework projetado para construir sistemas, especialmente sistemas reativos. Discutirei desafios comuns que encontrei ao implementar sistemas reativos de larga escala e revisarei funcionalidades do Lagom projetadas exatamente para resolver esses desafios. Ao explorar esse framework feito em Scala, aprenderemos como frameworks para construção de sistemas ajudam a arquitetura corporativa a estar à altura do desafio de envelhecer como vinho.

Keeping up with the pace of change in emerging technology is an ever present challenge for enterprises. Trying to build systems that age and evolve gracefully over time is not a small task. We are all familiar with frameworks that help us implement architectural patterns, especially application architecture. In this session we will investigate Lagom, a new class of framework designed for system building, specifically, Reactive Systems. I will discuss common challenges I?ve encountered implementing large scale Reactive Systems and review Lagom features designed to address these challenges head-on. Through an investigation of this Scala-based framework, we will learn how system-building frameworks help Enterprise Architecture to rise to the challenge of aging like wine.

Arquitetura básica de testes para seu projeto Java
Elias Nogueira

Quando pensamos em testes muitas vezes esquecemos de que eles também precisam de aplicação de arquiteturas e padrões de projetos para facilitar a manutenção porque código de testes também é código! Nesta apresentação venha aprender a como organizar o teste em camadas e aplicações de padrões de projetos que vão diminuir a manutenção e facilitar o entendimento dos testes por outros desenvolvedores.

17:40 às 18:30 Crie uma Web mais rápida com HTTP/2 e Sistemas Reativos
Edson Yanaga

Você tem a sensação de que não importante quão rápida seja sua rede, os websites sempre levam cada vez mais tempo para carregar? Já estamos em 2017 e ainda não temos uma solução pra isso? Temos sim! A solução envolve HTTP/2 e Sistemas Reativos.

Venha a esta palestra para conhecer e discutir as limitações do HTTP/1.1 e as inovações do HTTP/2. Mas só isso não é suficiente: temos que rearquitetar nossas aplicações para permitir maior concorrência e menores tempos de resposta. Temos que ser "reativos". Presencie código e muitos demos de como Vert.x e HTTP/2 podem resolver o problema de aplicações Web lentas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Java, Arquitetos e Operações


Investimento

presencial:R$ 240,00

online: R$ 90

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores