TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura PHP PHP na jornada em busca da perfeição

PHP chegou às grandes aplicações já há algum tempo e cada vez mais a exigência de qualidade e desempenho se intensifica no mundo do desenvolvimento de software. Por isso, pensar na arquitetura e nos padrões de projeto é só o começo de uma longa jornada rumo a perfeição.

Se você já sabe de tudo isso e quer se tornar cada vez melhor no que faz, essa trilha irá mostrar os conceitos e tecnologias mais avançadas para você galgar seu espaço entre os melhores.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Logs, pra que te quero!
Gabriel Machado

Quando estamos desenvolvendo uma aplicação em PHP, conseguimos ter um retorno imediato de como o código está se comportando, incluindo var_dump e afins no código para debugar rapidamente. Mas e quando a aplicação está em produção? Como podemos descobrir o que causou algum problema? Nessa palestra vamos entender como encarar essas situações e qual o papel tem os logs nessa tarefa.

API: o que é, onde vive, como se alimenta?
Diana Ungaro Arnos

API é uma sigla que tá na moda. Todo mundo fala sobre, consome, disponibiliza. Mas o que exatamente é uma API? Sua API é bem contruída e fácil de usar? Essa palestra vai responder a essas perguntas e mais: entenda conceitos como status code, autenticação, documentação de uma API e boas práticas.

11:10 às 12:00 Domain-Driven Design: uma introdução para desenvolvedores, artistas, responsáveis ou degustadores de café com leite
Eriksen Costa

Software está comendo o mundo e as empresas precisam se tornar em empresas de software. A revolução Ágil que aconteceu nos últimos 16 anos reduziu o ciclo de entrega de software mas deixou uma lacuna de design. Muitos projetos Ágeis estão produzindo código ruim.

A única forma de resolver esse problema é voltar a fazer design.

Domain-Driven Design (DDD) é uma forma de desenvolver software que foca em implementar o melhor design de software baseado em modelos que refletem explicitamente as competências da organização.

Essa palestra introduz o assunto com uma linguagem simples, com foco no design estratégico do DDD e dicas de técnicas para facilitar a modelagem de um domínio.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 BDD no Ciclo de Vida de um Projeto
Anderson Casimiro

Todo mundo já viu os mais diversos problemas no ciclo de vida de desenvolvimento, certo? Má especificação, testes mal confeccionados (quando há)... Você já ouviu falar de Agil e User Stories certo? E Gherkin? Se disse não a alguma dessa perguntas não se preocupe, vou introduzir esses termos. Do contrário imagine o seguinte cenário: A partir do momento que temos uma visão do projeto, temos uma user story representando cada tarefa a ser executada. Quando uma tarefa entra em desenvolvimento um branch já é criado automaticamente e um novo roteiro de testes já é adicionado ao projeto. A documentação é atualizada...

Quer saber mais? :)

14:10 às 15:00 PHP anti sobrinhos com PSR e Design Patterns
Leonardo Cardoso Cruz Tumadjian

Esta palestra tem o intuito de apresentar os principais design patterns de mercado, destacando os que são mais importante para um desenvolvedor PHP, também ilustrar a PHP Standard Recommendations(PSR) que cada vez mais vem ganhando importância e relevância nas ferramentas que usamos, fazendo toda a definição de interoperabilidade pouco realizada no passado.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Desenvolvendo um buscador com PHP e Elasticsearch
Fernando Silva

Nesta apresentação será demonstrada soluções e tecnologias utilizadas para desenvolver um buscador, focado em disponibilizar uma ferramenta que possibilite indexar uma grande quantidade de dados e possibilitar a realização de busca otimizada dos mesmos. Para isso será abordado conceitos como Web Crawler, armazenamento de dados em banco não relacional utilizando Elasticsearch, e como tudo isso pode ser desenvolvido utilizando PHP. Também será abordado como ferramentas open source como Elasticsearch ou ainda toda stack Elastic podem ajudar e facilitar no desenvolvimento de soluções, utilizando qualquer linguagem de programação, como neste caso PHP.

16:40 às 17:30 Gateway Api - Tudo que a sua APP não deveria fazer!
Marko Aurélio Ferreira Souza

A ideia é explicar a importância do uso do Gateway API ou API Management, para sua arquitetura em micro-serviços ou até mesmo em alguns casos monolíticos. Trazer os principais trade-offs (pontos fracos e pontos fortes) e algumas alternativas de implementação.

17:40 às 18:30 Prison Break - Extraia Sua Lógica de Frameworks Legados
Paulo Eduardo Lima Rezende / Alexandre Gomes Gaigalas

Não há nada de errado em utilizar ferramentas para acelerar o desenvolvimento da sua aplicação, mas o que fazer quando a ferramenta começa a atrapalhar? Aprenda a trilhar seu caminho para fora dessa selva. Crie e transforme aplicações que podem ser usadas em qualquer framework de sua escolha, mesmo que isso mude durante seu ciclo de vida.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores PHP com experiência, que estejam a procura de levar suas aplicações a um novo patamar.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores