TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para inovação

É isso mesmo. Design Thinking já realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Bom pra quem? O novo paradigma da eficiência
Rodrigo Giaffredo

Já foi o tempo em que as empresas empurravam seu portfólio pra cima de geral, e a galera consumia massivamente "só porque tá na moda" ou "só por que a marca é conhecida". Cada vez mais, as grandes companhias tem percebido que empatia, colaboração e experimentação são qualidades chave pra virar o jogo, e fazer com que cada vez mais, as pessoas amem, desejem, e queiram consumir seus produtos e serviços. A pergunta chave a ser respondida é "aquilo que eu faço, é bom pra quem?"

Framing The Challenge
Leonardo Veri

Já parou para pensar porquê quando nos deparamos com um problema, saimos desenhando a solução, sem mesmo certificar de que o problema é um problema? Quanto é 5 + 5? Qual a soma de 2 números resultam em 10? Uma simples mudança de perspectiva altera a quantidade de soluções. Como diria Einstein: "Se eu tivesse 1 hora para resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu usaria os primeiros 55 minutos para identificar o problema e os outros 5 na solução". Se fez sentido para você, participe dessa palestra e através do Design Thinking amplie a sua capacidade de resolver problemas.

11:10 às 12:00 Vivendo e compartilhando o mindset design thinking em projetos digitais
Priscilla Albuquerque

Com a popularização do design thinking diversas áreas e empresas vem se beneficiando com essa nova forma de pensar em soluções centrada nas necessidades reais de clientes e usuários. Trabalhando em um consultoria de design focada em projetos digitais e acompanhar de perto essa mudança de mindset foi possível vivenciar trocas diárias de experiências com clientes que nem sempre estiveram habituados com essas metodologias e forma de pensar. Esta palestra tem o objetivo de compartilhar um pouco da percepção do processo de amadurecimento do mercado, as dificuldades e desafios do ponto de vista de quem acompanhou de perto e na prática a entrada do DT nas empresas e startups digitais.

Uma nova aplicação para as histórias em quadrinhos: a prototipagem do seu produto ou serviço.
Sami Souza

Quem nunca viu uma história em quadrinhos? Através da narrativa sequencial, uma linguagem própria desta mídia, mensagens são transmitidas com sucesso aos seus leitores. Isso têm gerado valor aos estúdios e patrocinadores, mas ainda há outras aplicações para essa mídia: os storyboards por exemplo.

Trabalhando 10 anos com educação à distância encontrei uma nova utilidade para os quadrinhos: o ensino superior. A conversão de aulas para o formato de leitura dos quadrinhos foi extremamente bem-sucedido e imaginei o que essa arte poderia oferecer ao processo criativo de quem está focado em inovação. Minha meta é empregar os quadrinhos diretamente na fase da prototipagem de qualquer projeto.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Design thinking e metodologia ágil juntos para entregar melhores experiências
Gustavo Oliveira

O design tem se mostrado eficiente na transformação das empresas que buscam sair de um modelo tradicional de gestão, para um modelo que responda de forma ágil as mudanças de comportamento e de tecnologia em um mundo cada vez mais complexo. Nesta palestra você verá como o Design Thinking e metodologia ágil podem ajudar na transformação das empresas, criando serviço e produtos que façam sentido para a vida das pessoas.

Product Inception: aplicando Design Thinking em um framework Agile
Natalí Garcia / Andrés Amoedo Justo

São muitos os benefícios que o design centrado nas pessoas pode criar para projetos, clientes, serviços e empresas. Porém, como podemos adotar as boas práticas de pesquisa e co-criação em uma metodologia de desenvolvimento ágil? Como aplicar Design Thinking sem cair nas armadilhas do waterfall? Elaboramos um framework para concepção de produtos e serviços que valoriza o foco no cliente, a colaboração e o uso de artefatos conhecidos por desenvolvedores, designers e outros profissionais. Acreditamos que o caminho para a verdadeira colaboração se inicia pela inclusão das pessoas e uso de ferramentas e linguagens comuns aos envolvidos no projeto.

14:10 às 15:00 The Design Sprints - Estimule inovação e colaboração em uma semana!
Felipe Bassan / Angela Borsetti

Vamos explicar rapidamente o processo de Design Sprints do Google Ventures e como o adaptamos no UOL para capacitar os POs a criarem/lançarem os produtos de forma ágil e também para repensar antigos processos burocráticos como abertura/resolução de incidentes e mudanças (Itil). Como consequência desse processo, estamos formando times mais colaborativos e multidisciplinares.

Persona Card Game Uma técnica criativa centrada do usuário para a ideação de artefatos físicos ou digitais
Vania Teofilo / Cíntia Citton

O PCG foi desenvolvido nos mestrados em design por Bruno S Oliveira e Vania Teofilo. O conceito busca introduzir dados sobre usuários no processo de criação de jogos digitais nas empresas do Porto Digital em Recife. Como resultado, o PCG foi criado com base no Magic: The Gathering, onde o conceito de diferentes decks (conjuntos) de cartas em torno de Personas leva os dados de maneira lúdica e de fácil utilização ao momento de ideação. Além da utilização em jogos digitais, o PCG tem se mostrado eficiente em diferentes produtos de design como: ideação de apps, jogos de tabuleiro e estamparia de camisetas, entre outras coisas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O design thinking à serviço da inovação cívica
Carla Link

Os desafios urbanos que enfrentamos pedem por novas soluções mais disruptivas e inovadoras. Como os próprios cidadãos estão propondo caminhos baseados na abordagem do design? Serão apresentados alguns cases de projetos no Brasil e no Mundo que por meio da empatia, colaboração e prototipação rápida estão hackeando sistemas e propondo novos caminhos para e com os cidadãos.

Criando uma Cultura de Inovação
Brunno Barranco

Pare de achar que da noite para o dia você vai criar uma Cultura de Inovação no seu negócio! Nessa palestra, vamos mostrar como negócios vencedores estão conseguindo de fato construir uma Cultura de Inovação. Venha descobrir os erros que as empresas cometem ao tentar criar uma Cultura de Inovação à todo custo, esquecendo do real sentido do negócio. Vamos mostrar que para construir uma Cultura de Inovação é preciso entender a Cultura Organizacional, emponderar as pessoas e se manter fiel ao propósito do negócio antes de qualquer coisa!

16:40 às 17:30 Drops de inovação para sistemas legados
Patricia Prado

Backlog, bugs, novos recursos, correções de ?mergeados?, entre todas as outras atividades do dia a dia, será que sobra tempo para inovação? Naturalmente, nos questionamos de como podemos mudar uma etapa ou outra do processo, mas é sempre um desafio. Sabia que alguns exercícios podem ajudar você a sempre repensar seu método de trabalho e ainda potencializar a qualidade das suas entregas? Vem saber como praticar exercícios no seu dia a dia. Acha que não dá. Então, não perca vamos mostrar que dá ;)

Design Estratégico
Francisco Albuquerque

Desmistificar o que é design estratégico e a conexão com design thinking

17:40 às 18:30 Design Thinking and the Future of Jobs
Adilson Chicoria / José Mello
Muito se tem discutido sobre os skills necessários para promover a transformação digital na sociedade. O relatório do Fórum Econômico Mundial 2016 aponta algumas direções e skills necessário para suportar esta transformação. Neste painel iremos abordar como os profissionais de todas as áreas estão investindo em Design e como esse investimento se encaixa nesta perspectiva de ? The Future of Jobs
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 18 de Julho de 2017

9 às 18 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoa conectadas em inovação


Investimento

presencial:R$ 240,00

online: R$ 90

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores