TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. Por ser algo novo e incipiente acaba ainda gerando muitas dúvidas e discussões. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável. Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 DevOps: A revolução ruidosa da TI
Fernando Ike

A cultura DevOps está modificando radicalmente como as organizações planejam, produzem, mantém seus produtos e serviços numa escala sem precedentes em toda história da TI, não importando o tamanho da empresa. A cultura DevOps está sobre o ombro de gigantes, saiba quem são e como o legado destes gigantes impactam produdamente DevOps. Como transformar organizações de baixa produtividade em alta performance.

11:10 às 12:00 DevOps no iFood: receitas para domar uma Black Friday por dia
Eduardo Ximenes Soares

O iFood enfrenta desafios de suportar uma "Black Friday" por dia e ao mesmo tempo manter estratégias para evolução rápida dadas as perspectivas de crescimento intenso no curto prazo. A proposta é mostrar como conciliamos um ambiente de colaboração DevOps com segurança, desempenho e disponibilidade, de forma que o time de TI continue suportando as demandas do negócio.

Vamos discutir sucessos e dificuldades enfrentadas pelos times do iFood em infraestrutura, stack de tecnologia e automação, além do que está planejado para os próximos passos. Entre as práticas abordadas estão deploy com zero downtime, gerenciamento de infraestrutura como código com Chef, uso eficiente da nuvem, e experiências

12:10 às 13:00 DevOps ToolKi
Jeferson Fernando
Agora que já sabemos que DevOps também é cultura, onde é necessário diversas habilidades que vai além do técnico, vamos abordar quais as ferramentas que empresas que já possuem a cultura DevOps utilizam no seu dia-a-dia, seja para seu CI/CD, automação de sua infra e outras ferramentas importantes para aumentar a produtividade de sua equipe e a frequências de entregas.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Deployando um microserviço de pagamentos Serverless
Guilherme Coelho

O conceito de arquitetura "Serverless" tem sido bem discutido recentemente e tecnologias estão surgindo para ajudar times a criar produtos com esta arquitetura. Porém, deployar um microserviço Serverless completo não é tão simples quanto pode parecer e existem muitos "gotchas" no meio do caminho. Nessa presentation, eu vou mostrar como nós no Pagar.me criamos e colocamos em produção um microserviço de pagamentos com arquitetura Serverless e todos os desafios que encontramos no caminho!

Painel só Feras!
The Developer's Conference São Paulo 2017
15:10 às 16:00 Automating CI/CD Pipeline with GitLab and Docker Containers for Java Applications
Ruslan Synytsky

Setting up CI/CD pipeline is not that trivial task, especially for complex clustered Java applications. But everyone understands the importance of this process to save time, money and efforts, as well as increase the quality. This talk aims to show how to make the required configurations in order to automate and simplify the preparation of environments for all lifecycle stages, perform instant integration of new product versions and make updates without downtimes. We?ll go step by step from setting up GitLab to configuring Docker builds, preparing Git repository for Java project, automating CI/CD pipelines and deploying application to production with a set of tests for checking results.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Dominando deploys com Kubernetes e OpenShift: do básico ao Zero Downtime, Blue/Green, Canary e A/B
Rafael Benevides

O momento do deploy ainda causa arrepios em muitas equipes de TI. Mas isto não (nem sempre) deveria causar algum receio. Felizmente existem ferramentas e processos que nos permitem tornar o deploy algo trivial. Os dias de tarefas manuais já se passaram pois atualmente podemos contar com Kubernetes e OpenShift que nos fornecem suporte a deployments para diferentes cenários.

Venha a esta sessão e veja uma demonstração destes cenários: do básico ao avançado. Será coberto os conceitos básicos de deploy e então mergulharemos no Kubernetes e Openshift para mostrar como transformar o desenvolvedor em um mestre na arte de fazer deploys.

17:40 às 18:30 Métricas em sistemas distribuídos: do monitoramento tradicional ao uso de inteligência artificial
Cesar Mesquita / Roberto Coral Azambuja

Ambientes distribuídos estão cada vez mais populares, porem seu uso traz inúmeros desafios. Diante desse universo complexo, surge a duvida. como monitorar de forma efetiva, aplicações rodando em ambientes efêmeros na nuvem??? Procurando explorar o uso de métricas para tornar a infraestrutura dos serviços mais confiável e reativa a mudanças, Mostraremos a estratégia utilizada na jornada desde a produção e envio de dados, consumo, agregação e ingestão em banco de dados time series, finalizando com a criação de painéis e alertas. finalmente apresentaremos como mecanismos de inteligência artificial pode ser usado para a geração de insights, criando valor através da correlação entre métricas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins entre outras areas


Investimento

presencial:R$ 240,00

online: R$ 90

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores