TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Embarcados Venha expor conosco tecnologias ligadas ao desenvolvimento de sistemas embarcados.

Nessa trilha serão tratados temas técnicos que dizem respeito ao desenvolvimento de sistemas embarcados, em especial sistemas com microcontroladores, hardware e programação e codificação para hardware, sensores e HDL.

Essa trilha está bem focada no desenvolvedor e visa mostrar soluções desenvolvidas pelos palestrantes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolvimento ágil de firmware
Euripedes Rocha Filho

Mesmo com os avanços na técnicas de gestão de projeto é frequente que os times de desenvolvedores atuando com desenvolvimento bare metal de firmware apliquem as mesmas técnicas desenvolvidas ao longo das décadas passadas. Desenvolvimento ágil e técnicas de integração contínua vem sendo aplicadas desde a última década em diversas áreas. Nessa palestra serão apresentadas 3 opções de ferramentas e uma configuração para a integração destas em um projeto, para possibilitar ao desenvolvedor aplicar esses conceitos em seu fluxo de trabalho.

11:10 às 12:00 Sensor de monitoramento de bateria
Henrique T. Kuehne

Com o aumento do número de dispositivos portáteis no nosso cotidiano, as baterias se tornaram um dos elementos essenciais para a boa usabilidade dos aparelhos. Uma das maiores dúvidas dos usuários dos dispositivos é se a bateria ainda está boa ou se ela já está no fim da vida útil. Para que seja possível extrair o máximo dessas baterias é necessário fazer um monitoramento em tempo real para saber o estado de carga e o tempo de vida que ainda resta para a sua substituição. Esta apresentação mostra algumas formas de se monitorar as baterias de forma a se ter estes elementos funcionando pelo máximo de tempo possível de forma confiável.

12:10 às 13:00 FPGA e o mundo openHardware, quais os limites?
Luckas Farias

Quando se fala de Open-Hardware, se conhece realmente o que é o Open-Hardware? Há pessoas que entendem como plaquinhas que podem ser feitas por qualquer um... E sim, esta é uma abordagem... Porem nesta palestra pretendo falar sobre Open-IP e uso de FPGA para a contrução de Open-Hardware. Quais as vantagens, plataformas e como isso esta se popularizando.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Uma implementação de soft timers para sistemas embarcados
Rafael Dias

Um dos problemas enfrentados no dia à dia por desenvolvedores de sistemas embarcados é como lidar com temporização. A proposta desta apresentação é mostrar uma implementação de soft-timers para sistemas embarcados, extensível e com baixa latência. Durante a apresentação mostraremos algumas aplicações desta implementação em um microcontrolador ARM Cortex-M.

15:10 às 16:00 OpenCV for Tegra (TK1) and demonstrating acceleration via the CUDA cores
Leonardo Veiga

With the proliferation of Computer Vision across technology platforms today, the need for efficient and power embedded systems is paramount. This being a computation-intensive task, makes running Computer Vision Algorithms likely to yield a poor performance for embedded computers. The solution? ARM architectures that offer specialized cores like GPU for graphics, wherein the CUDA cores can accelerate Computer Vision applications. Via this article, Toradex?s subject-matter experts outline (via examples) on how one can take advantage of these specialized cores on ARM architecture to accelerate Computer Vision processing.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Sistemas Assimétricos com ARM+FPGA
André Márcio de Lima Curvello

As maiores fabricantes de FPGA, Altera e Xilinx, têm investido na criação de sistemas assimétricos com o desenvolvimento de chips contendo ARM e FPGA em um mesmo encapsulamento. Essa unificação torna possível a realização de projetos mais complexos, tomando por base o poder de processadores ARM capazes de executarem sistemas operacionais (Linux/QNX/Android, etc), aliados em um compartilhamento de memória direto a FPGAs, estas por sua vez capazes de desempenhar toda sorte de processos, pois são... FPGAs! Veja nessa palestra uma demonstração prática e como esse tipo de recurso pode melhorar seu projeto embarcado.

17:40 às 18:30 Embarcados na Área Médica com Linux
Rodrigo Dias Guiotti
A área médica é bastante propícia para embarcados, porque geralmente precisa de HW dedicado para funções que vão desde o suporte a vida quanto a melhorias no diagnóstico. Agora, com os sistemas embarcados ficando cada vez mais poderosos, já é possível criar diversas inovações diferentes mesmo com Linux completo. O palestrante deverá compartilhar experiências e casos dos últimos 15 anos de trabalho nesta área que poderão ajudar quem tem interesse ou já está ingressando na área.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de sistemas embarcados, em especial engenheiros e tecnicos de eletronica e computação.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores