TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Tudo e todos conectados

A casa conectada. A fazenda conectada. A indústria conectada. A loja conectada. O hospital conectado.

Em todos os ambientes onde existem quaisquer dispositivos eletrônicos é possível prover um acesso de internet para fazer com que este dispositivo envie informações para uma rede de processamento de dados em nuvem.

Os desafios de como fazer esta implementação, analise de casos de sucesso nesta área, conhecimento necessário para desenvolver e implementar estes sistema, as mais recentes novidades de mercado sobre o tema, enfim, tudo que você queria saber sobre esta fascinante área estará nesta trilha.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Um pequeno segredo de como enfrentar o problema de escala em projetos de IoT
Marcelo Junqueira

Nesta palestra irei abordar os principais motivos para a grande falta de cases grandes de IoT no mercado e explicar como temos enfrentado esse paradigma para viabilizar a mudança dentro das empresas junto com uma visão de arquitetura de referência que auxilia nestas discussões.

11:10 às 12:00 Industria 4.0 : Onde estamos e como chegar lá
Henrique Marcomini

Maquinas pensantes, comunicações distribuídas, processamento em nuvem, dashboards e muito mais. Descubra o que cerca a tão falada quarta revolução industrial e veja como tirar proveito desse novo paradigma.

Como não conectar-se a IoT - Uma abordagem insegura
Luckas Farias

Todos sempre pensam em FAZER um projeto, colocar para piscar, pegar os dados, transmitir... MAS ninguem pensa em como fazer isso com segurança. Irei contar alguns casos e exemplificar o por que isso é tão perigoso.

12:10 às 13:00 Como utilizar a Dragonboard 410c em seus projetos IoT
Frederico Martins Pedroso Júnior

A Qualcomm DragonBoard 410c é uma plataforma com alta capacidade de processamento, possui Wi-Fi, conectividade Bluetooth, e GPS, tudo em uma simples placa do tamanho de um cartão de crédito. Nesta palestra iremos entender as principais características técnicas dessa plataforma e como ela pode contribuir para projetos IoT em diferentes cenários.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Azure IoT Hub - Uma Visão rápida
Jorge Maia

Nesta curta apresentação, você verá o potencial do Azure IoT Hub e como ele pode lhe ajudar desde a prototipação até a produção. Serão abordados custos, padrões e protocolos e melhores práticas, bem como, uma visão de futuros estudos sobre este poderoso recurso no qual você tem muito mais que somente a troca de mensagens entre dispositivos e nuvem.

Telemetria na avicultura, antes da moda do IoT
Alejandro Mesias André

Apresentação par amostrar uma solução de telemetria no campo usando uma aplicação escrita em Python embarcada em um Raspberry PI 1 em meados de 2012, apresentando soluções adotadas e dificuldades encontradas na solução. A Palestra mostra um esboço de como funciona a comunicação, demonstração de algumas bibliotecas python adotadas e protocolos e adaptações criados na solução.

15:10 às 16:00 Que tal Hackear seu carro e plugá-lo na nuvem ?!
Ricardo JL Rufino

Nessa palestra irei apresentar como você poderá acessar o computador de bordo do seu carro e coletar informações em tempo real, realizar detecção de falhas, e como enviar esses dados para núvem para realizar análises. Você irá se surpreender em quais carros é possível fazer isso !!

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Can't touch this: Amazon Echo e Google Home na prática.
José Vilson de Mello de Farias / Bruno Reginato

Google Home, Amazon Echo? O que são eles, assistentes pessoais, gerenciadores de automação residencial e entretenimento? Bem, fazem de tudo um pouco e estão talvez promovendo uma pequena revolução na maneira como interagimos com os dispositivos ao nosso redor. 2017 é um ano de grande expectativas para nós consumidores e desenvolvedores, enquanto gigantes lutam para conquistar esse novo mercado. Mas o que o cada um tem a oferecer? Como desenvolvemos para eles? Até onde podemos chegar? Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder, em uma palestra interativa, usando ambos dispositivos.

17:40 às 18:30 Do protótipo ao projeto final com Android Things
Antonio Marin Neto

O Android Things foi apresentado em 2017 e está evoluindo rápido, contando com a colaboração e feedback dos desenvolvedores durante o Developer Preview. E você já pode começar a fazer os seus protótipos e experiências com essa plataforma que vai trazer inúmeras vantagens para você até mesmo quando chegar a fase final do seu projeto. Nessa palestra vamos apresentar os fundamentos da plataforma, o que você precisa para começar a desenvolver e claro, uma demonstração de como criar um aplicativo para o Android Things.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, engenheiros, técnicos, tecnólogos, hobbistas, hackers, entusiastas, curiosos, etc. Sem restrição de idade ou de empolgação com o tema!


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores