TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microserviços Entenda os desafios de se aplicar uma arquitetura de Microservices

Microservices não é para qualquer um, mas se você tem o problema certo, esta arquitetura pode ser uma ótima solução. Venha aprender os desafios de se distribuir e depois integrar artefatos num sistema distribuído!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Dados e Microservices: lidando com bancos legados na era de serviços distribuídos
Edson Yanaga

Sem dúvida a característica que causa maior perplexidade em Microservices é o "um banco de dados por Microservice". Entretanto a maioria das equipes não tem o privilégio de iniciar algo do zero: você sempre tem um banco de dados relacional legado para manter.

Como eu escolho qual parte do meu banco de dados devo separar? Como eu faço migrations com zero downtime? Como eu integro esses dados depois? O que é CQRS? Como uso? Participe dessa palestra para ter as respostas para muitas dessas perguntas!

11:10 às 12:00 Suportando 35 milhões de requests por dia com microserviços no mercado de telecom
Jesue Junior

Nesta palestra, será apresentado um case real do uso de microserviços em uma aplicação de telecom, com volume de mais de 35 milhões de requests por dia. Discutiremos assuntos como: definição de responsabilidades de cada microserviço; deploy com Docker e OpsWorks para ganho de velocidade e consistência nas mudanças; por que usar Redis e como aplicá-lo; e como obter o máximo da AWS utilizando microserviços.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Microserviços orientados a eventos: A evolução!
Rodrigo Abreu / Danielle Netto

Qual a melhor abordagem para arquitetar soluções que usam microserviços? Como a maioria das coisas em desenvolvimento de software (e na vida), isto depende dos requerimentos! Hoje existe uma noção que microserviços significam REST, mas isto não é necessariamente verdade. Combinar microserviços e orientação a eventos é uma abordagem que muitas vezes cria soluções mais robustas e simples.

Você vai aprender: - Quais são os aspectos relevantes para arquitetura de microserviços - Como funciona a poderosa combinação de arquitetura orientada a eventos e microserviços - As diferentes formas de comunicação entre microserviços, e como isto afeta toda a solução - Como a nuvem muda este cenário

14:10 às 15:00 Authentication and Autorization with OAuth2, Spring Security, OpenID, Keycloak and JWT token.
Cléber da Silveira / Vinicius Soares

Autenticação e autorização são princípios importantes para arquitetura de micro serviços. Diariamente existe um aumento gradativo de API's REST distribuídas em diferentes domínios de negócio que podem ou não serem monetizadas. Expor detalhes de forma indevida de nosso negócio ou não garantir o controle de acesso a recursos para diferentes perfis podem expor falhas de segurança e comprometer negócios empresariais. Por isso garantir que o acesso a contratos e recursos desses serviços sejam efetuadas de forma segura e controlada por diferentes perfis de acesso é imprescindível para o sucesso de nossas entregas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 How decentralized services can be beautifully orchestrated.
Niall Patrick Deehan

Once upon a time black box monoliths dominated the IT infrastructure, and what followed was a complete pivot toward microservices. We gained an understandable, maintainable and dynamic architecture but sacrificed transparency, visualization and orchestration. I quite like the idea of having all of those things and so I?m going to show with real world examples how independent ?workers? ? ranging from coded services to human tasks - can be easily orchestrated without being centralized. I?ll be achieving this by using the open standard BPMN 2.0 and the open source workflow engine from Camunda.

16:40 às 17:30 Aplicando Event Driven Architecture com microserviços e Kafka
Fábio Margarito Martins de Barros / Davi de Lima Gardin

Microserviços é um grande Hype nos últimos tempos, entretanto é necessário se considerar a complexidade associada a este estilo arquitetural, tais como troca de informações entre os serviços, monitoramento, técnicas para melhorar o tempo de resposta e mudanças na lógica de negócio. Nesta palestra vamos abordar os fundamentos de microserviços serviços, desafios que precisam ser superados e uma sugestão de Event Driven Architecture com auxílio da ferramenta Kafka, de forma didática através de um caso de uso.

17:40 às 18:30 Métricas em sistemas distribuídos: do monitoramento tradicional ao uso de inteligência artificial
Cesar Mesquita / Roberto Coral Azambuja

Ambientes distribuídos estão cada vez mais populares, porem seu uso traz inúmeros desafios. Diante desse universo complexo, surge a duvida. como monitorar de forma efetiva, aplicações rodando em ambientes efêmeros na nuvem??? Procurando explorar o uso de métricas para tornar a infraestrutura dos serviços mais confiável e reativa a mudanças, Mostraremos a estratégia utilizada na jornada desde a produção e envio de dados, consumo, agregação e ingestão em banco de dados time series, finalizando com a criação de painéis e alertas. finalmente apresentaremos como mecanismos de inteligência artificial pode ser usado para a geração de insights, criando valor através da correlação entre métricas.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 240,00

online: R$ 90

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores