TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Modern Web Desenvolvimento Web Moderno

Vamos descobrir as belezas e novidades do desenvolvimento web moderno com tudo que há de mais novo e bonito, desde protocolos de comunicação a ferramentas de automação de tarefas, passando por todo o ciclo de vida do desenvolvimento e apreciar tudo que compõe o desenvolvimento de aplicações web modernas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Progressive Web Apps com Ionic
Andre Baltieri

Quer dar um UP na versão Mobile do seu site? Progressive Web Apps é um novo conceito onde levamos parte da experiência Mobile para nossas aplicações Web. Nesta palestra vamos ver como podemos melhorar (E muito) a experiência das nossas aplicações Web utilizando os conceitos de PWA.

11:10 às 12:00 Desenvolvimento mobile híbrido com Ionic 3
Loiane Groner

Ionic é um framework open source para desenvolvimento de aplicativos mobile híbrido, onde se pode desenvolver o aplicativo usando HTML/CSS e JavaScript, fazer acesso nativo usando Cordova e compilar o app para diferentes plataformas como iOS, Android e publicá-lo nas respectivas app stores. O Ionic 3 também tem como base de código o Angular 4. Vamos aprender como criar um app em alguns minutos usando os principais conceitos do Angular 2.x/4.x como Módulos, Components, Templates, Diretivas e Serviços + RxJS Observables. E também como usar funcionalidades de melhoria de performance do Ionic 3 como lazy loading e mock de plugins nativos e o que podemos esperar de futuras versões.

12:10 às 13:00 CSS Grid - Uma nova possibilidade
Alda Rocha

Nesta talk vamos ver uma timeline da história da web e como chegamos nos padrões que temos hoje. Vamos abordar novas possibilidades e saber mais sobre CSS Grid, Flexbox e outras novidades que nos permitem ter layouts mais simples de serem feitos, sem gambiarras, mais interessantes, mais modernos e mais criativos. Bem vinda(o) à grade!

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Performance na web: muito além do carregamento
Sérgio Lopes

Tradicionalmente quando pensamos em performance de sites Web, pensamos em quão rápido ele carrega. Isso é essencial, claro, mas performance não para por aí. Num mundo de WebApps cada vez mais complexas, precisamos pensar em performance de execução, renderização, animação, interação e mais. Nessa palestra, vamos deixar o load de lado e ver alguns cenários de performance depois que sua página já foi carregada.

15:10 às 16:00 Modernizando plataformas e-Government : Lições e Método
Yan Justino

A competitividade e a frequente necessidade de adaptação tem obrigado organizações a dispensarem grandes somas de recursos para gerir suas mais diversas operações. Os volumes de transações e os montantes de recursos movimentados crescem de forma intensa, aumentando assim os custos inerentes à necessidade de detectar e prevenir perdas. Nesse cenário, é imprescindível a adoção de soluções de software capazes de dar suporte às reais necessidades de agilidade organizacional, preservação do investimento e maior alinhamento empresarial e tecnológico. Nesta palestra, apresentaremos um método aplicado na modernização de uma plataforma e-Government, os seus impactos e lições aprendidas no percurso.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Orquestrando APIs com Azure Logic App e Azure Functions
José Roberto Araújo

O cenário de tecnologia está mudando a cada instante, o que nos leva a buscar por mais escalabilidade, menor tempo de resposta, baixo custo e flexibilidade. A Microsoft vem trazendo várias tecnolgias em sua plataforma de nuvem, com as quais podemos encontrar soluções que atenda e resolva todas as necessidades do mercado atual. Já pensou em Orquestrar o fluxo da lógica da API do seu backend? A combinação do Azure Logic App com Azure Functions é a resposta para este atual cenário!

17:40 às 18:30 Compartilhando código entre frontend e backend com Node.js
Giovanni Bassi

Se a sua app é feita com Node.js e você está construindo uma SPA, você tem a oportunidade de compartilhar muito código entre o front end e backend.

Nessa palestra veremos como uma aplicação feita com Node.js e Angular pode reutilizar código e deixar a manutenção e evolução mais fáceis. Tudo com demos ao longo do caminho.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 18 de Julho de 2017

9 às 18 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Web de forma geral


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores