TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Rad: Delphi C++ Um código, todos os dispositivos: Rapid Application Development para desktop, mobile e IoT.

Construção de aplicações nativas e conectadas - 5 x mais rápido! - para o mundo corporativo, cobrindo todos os ambientes que você precisar e garantindo consistência e qualidade entre os releases.

A trilha abordará o suporte a múltiplos bancos de dados, o consumo e exposição de APIs REST, IoT e BigData, utilizando um único código fonte e entregando valor para as plataformas Linux, Windows, MacOS, iOS e Android.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 IoT RAD: Do Bluetooth ao Arduino
Victory Fernandes / Alan Glei Gomes da Silva

Nesta palestra cobriremos diversos recursos de IoT mostrando desde como é fácil integra soluções Bluetooth em seus aplicativos Mobile até a integração completa com plataformas microcontroladas como o Arduino

11:10 às 12:00 Backend Nativo e Escalável com RAD Delphi, Linux, Apache e Nginx.
José Araújo

Com o advento da Cloud Computing, cada vez mais necessitamos de Backends leves e escaláveis com intuito de consumir a menor quantidade de recursos possíveis. Assim gerando economia em vários pontos. Nessa palestra irei apresentar aspectos importantes sobre escalabilidade e aplicações nativas, como somar os servidores Apache 2.4 e Nginx e por fim como é muito simples criar uma Backend robusto compilado para Linux utilizando RAD Delphi.

Aplicações Web com DataSnap, Angular 2 e Bootstrap
Marcelo Varela

Nesta apresentação vamos ver como criar aplicações modernas usando o DataSnap como camada de negócio, juntamente com o novo Angular 2 e o Bootstrap para criar interfaces web ricas e funcionais.

12:10 às 13:00 Web RAD - apresentando Intraweb e UniGUI
Gutierry Pereira

Veja como é possível desenvolver para a internet sem a necessidade de ter conhecimento de outra linguagem server-side, como PHP ou Java, e até mesmo linguagens client-side como HTML. Muito útil para quem deseja distribuir suas aplicações de forma diferente, indo além dos sistemas desktops tradicionalmente objetivados por quem usa Delphi ou C++Builder. É possível a criação de projetos web de forma muito semelhante àqueles para desktop, reduzindo a curva de aprendizado e a dependência de outras tecnologias.

Segurança e escalabilidade com servidores REST
Matheus Hunsche

Aplicação de ETags para controle de cache, concorrência otimista e segurança de requisições. Esta apresentação visa esclarecer problemas de arquitetura enfrentados na implementação de webservices stateless. O publico alvo é composto de pessoas com interesse na otimização de webservices que utilização a arquitetura REST.

Testes unitários com Delphi
Leonardo Gregianin

Os testes unitários tornam seu código forte, de fácil adaptação e confiável para mudanças. Implementar testes unitários é a única maneira de ter certeza de que seu código faz o que você queria que ele fizesse. Serão apresentados conceitos básicos sobre Testes Unitários e partes de códigos com as ferramentas DUnit e DUnitX.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 POO na prática - Por que você não precisa apenas arrastar componentes
Rodrigo Mourão

A adoção de boas práticas melhora a qualidade do código, reduz retrabalho e otimiza custos. Mostrar aos programadores iniciantes e mais experientes que é possível sim aplicar padrões de projetos e boas práticas do paradigma orientado a objetos sem necessariamente abrir mão do RAD, que não precisamos ficar refém dos componentes visuais e data set e principalmente as vantagens do desenvolvimento utilizando esta abordagem.

Case automação comercial e Open Source ACBr
William Duarte

Com tantas mudanças no âmbito fiscal, desde a implantação da pioneira Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), até os projetos que serviram de inspiração como NFC-e, CT-e, SAT e MF-e. Entenda diferença entre cada um deles e como utilizar os componentes ACBr em seus projetos. De forma simples, fácil e rápida.

15:10 às 16:00 Técnicas Avançadas de Acesso a Múltiplos Bancos de Dados
Kelver Merlotti

Nesta apresentação veremos as melhores técnicas para turbinar o acesso ao seu banco de dados e também como construir aplicações multi-banco de modo prático e simples com FireDAC.

Arquitetura escalável e resiliente com NGNIX, DataSnap, REDIS e MongoDB
MARIO GUEDES

Nos dias de hoje há várias oportunidades de expormos ao menos parte da nossa aplicação para o mundo, seja por conta de um aplicativo móvel, seja por conta de integração com terceiros. Outras vezes se mostra oportuno tentarmos oferecer uma solução cloud ou invés de uma solução "on-premise". Então, sair do modelo cliente servidor para um modelo SOA nos trás desafios relacionados a escalabilidade e resiliência. Nesta palestra mostrarei uma arquitetura escalável e resiliente baseado em REST e micro serviços utilizando a abordagem noSQL.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Sua Aplicação na Windows Store com Desktop Bridge
MANOEL SILVA

O que é o Windows Desktop Bridge? Por que me preocupar com isso? Que tipo de benefícios posso ter? E como entrar nesse mundo? Veja nesta seção as respostas para estas e ouras perguntas, conhecendo como o RAD Studio pode lhe ajudar!

UX: Construindo aplicações modernas
Thulio Bittencourt

Vamos pegar um layout já ultrapassado, com suas telas cinzas e botões quadrados de uma aplicação comercial e vamos aplicar técnicas de designer e UX utilizando no Delphi e C++ Builder o Firemonkey para construir aplicações ricas e modernas, apresentando um caso de uso real onde a técnica foi aplicada.

17:40 às 18:30 Inteligência Artificial: Aplicando OCR no mobile
Carlos Agnes

Apresentaremos todo o conceito para desenvolvimento de um sistema de redes neurais para aprendizagem de máquina, desde o zero e culminando numa classe de código aberto, possível de ser utilizada em aplicações desktop e mobile para identificação de placas de veículos. Ao final demonstraremos a aplicação do mesmo conceito utilizado no controle de qualidade e rastreabilidade da produção em ambientes industrias de alta performance.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores que queiram potencializar seu desenvolvimento, criando e levando aplicações para múltiplas plataformas, com projetos dentro do custo e prazo que o mercado exige.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores