TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Empoderando mulheres a seguir carreira na tecnologia

Hoje já não é mais possível ignorar a importância histórica do trabalho que grandes mulheres tiveram na computação, como Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo e Margareth Hamilton, que escreveu as rotinas do computador de bordo do programa Apollo e ajudou a levar a humanidade até a Lua.

A proposta da trilha TDC4Women é dar visibilidade a trabalhos incríveis que mulheres de tecnologia vem fazendo: designers, programadoras, testers, makers e muitas outras. Você poderá conferir palestras inspiradoras sobre dicas de carreira, como se tornar uma maker, primeiros passos em programação e conhecer iniciativas de mulheres na computação.

No final, faremos uma dinâmica em formato Fishbowl (Aquário) com nossas convidadas mais do que especiais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Vamos falar sobre mulheres na carreira técnica
Maria Ane Dias
Ada Lovelace foi a primeira programadora de todos os tempos! Hoje muitas mulheres na TI vão para cargos menos técnicos como gestão, mas, sim, é possível ser mais técnica na carreira de TI, ir para desenvolvimento, arquitetura, infra, etc. e sim é possível ser bem sucedida e gostar muito disto! Vamos revisitar as contribuições das mulheres na parte mais técnica e falar um pouco dos desafios além de responder perguntas das mulheres.
Transformação Ágil, a busca pela melhoria continua!
Annelise Gripp
Nessa palestra de 25 minutos falarei dos problemas, cenários e comportamentos que enfrentamos dentro de uma empresa, quando vamos fazer transformação ágil. Se você tem duvidas como: Como conseguimos lidar com essa mudança? Como trabalhamos a Cultura Organizacional? Como conseguimos fazer pessoas terem espaço e liberdade para criar, inovar e participar? Venha assistir!
11:10 às 12:00 From zero to hero
Camila Campos
Como conseguir um primeiro emprego, dado que o pouco que você sabe aparentemente não é nada perto do que pedem nos testes e entrevistas? Como, depois de conseguir uma vaga em um lugar maravilhoso que topou te ensinar tudo, você cresce o suficiente pra conseguir acompanhar a empresa em quesitos técnicos e processuais? Como fazer tudo isso enfrentando os desafios de ser mulher na área de tecnologia? Essa palestra vai mostrar como o meu crescimento individual, alinhado com o de cada membro do time, se encontra com o crescimento da Creditas, que passou de 15 a quase 200 funcionários em 2 anos.
Gênero e Desenvolvimento de Software: A Visão da Recruiter
Gabriela Casagranda
Diversidade é umas das buzzwords do momento e parece que toda empresa, de repente, passou a se preocupar em ser inclusiva. Mas até que ponto essa busca pela diversidade é, de fato, diversa? Além disso, quais os caminhos possíveis para atingir esse ideal? Nesta palestra, a partir da visão de uma tech recruiter, serão explorados quais os desafios o mercado enfrenta quando se trata de diversidade de gênero e inclusão: os erros, acertos, e, principalmente, como você, uma reles mortal, pode ser parte da solução. Uma talk polêmica? Talvez. Necessária? Com certeza.
12:10 às 13:00 Mulheres também testam: Testes e qualidade de Software manual e futuro das automações
Natali Cabral
Trazer um pouco do ambiente de Q.A e o publico feminino principalmente em T.i pela iniciativa de um projeto que estou envolvida, mostrar o poder não é coisa pequena não e alem de tudo apresentar meu trabalho e o que amo fazer que é validar a qualidade dos softwares.
O dia a dia de uma mulher na maior empresa open source do Mundo
Andrea Carmona
A Red Hat é a líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de soluções open source. Dentre seus cases, está o fato dela ajudar mais de 90% das empresas da Fortune 500* para ajudar os desafios de tecnologias além da preparação para o futuro da tecnologia. Trabalhar em uma empresa dessa magnitude é um grande desafio para carreira, conheça mais sobre esse trabalho e dicas de como chegar lá!
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Detalhes do machismo! Como perceber?
Mayra de Souza Machado
Toda uma jornada para começar a perceber detalhes do dia a dia que são machistas. Essa consciência demora para se apurar. Como fazer? O que fazer? Não há uma receita, a ideia é em conjunto com muita sororidade expormos fatos, situações e saber como em uma próxima situação melhor agir de maneira construtiva para nos sentirmos melhor e mostrar que estamos aqui para ficar.
Carreiras em Tech além da Programação: Product Manager, Product Operations, Business Development e mais!
Jacqueline Yumi Asano
Sabe aquela funcionalidade que quando lançaram no Netflix você amou? Você sabe quem priorizou ela? Ou então quem responde suas dúvidas e torna sua experiência incrível com o Nubank? E ainda, quem cuida das parcerias estratégicas que moldam as publicidades no Spotify? Você não precisa saber programar para trabalhar com o desenvolvimento de produto. Segundo uma pesquisa realizada pela Break Into Tech, empresas de tecnologia tem 3 vezes mais pessoas exercendo atividades não técnicas do que técnicas. Nessa Talk você descobrirá quais são as carreiras que você pode seguir sem precisar saber escrever uma linha de código. E ainda, receberá dicas de como chegar lá! Vem sem medo, you rock girl ;)
15:10 às 16:00 Deevas da Tecnologia: orientação e mentoria para mulheres em TI
Luciana H Terceiro
Os números mostram que a participação feminina na área de tecnologia ainda são baixos. Para ilustrar, apenas 15% dos ingressantes dos cursos de Ciências da Computação são mulheres assim como as mulheres compõem apenas 18% dos profissionais da área de tecnologia. Há diversos motivos para os baixos números mas a UP[W]IT entende que entre as barreiras, as mulheres contam com pouco suporte e orientação, já que desde a faculdade são desestimuladas a prosseguir. O projeto Deevas da Tecnologia vem trazer um ambiente seguro para o fomento de uma comunidade de apoio, com o suporte de mentoras experientes da área e orientação para evolução na carreira.
EmpoderaMarta, be protagonist of your life.
Jaqueline Venturim
A EmpoderaMarta ensina tecnologia para mulheres acima dos 50 anos. Nós empoderamos essas mulheres para elas perderem o medo do "não posso" e ensinamos a tecnologia desde o básico. Queremos que mais pessoas conheçam nossa iniciativa e até se juntem pra ajudar a atingir mais mulheres. Porque isso não é só uma questão de tecnologia, de gênero ou de idade, é uma questão de ajudar essas mulheres a se conectarem com quem elas amam e muitas vezes estão longe.
Aplicativo Sororidade
Leila Aparecida da Silva / Kathiani Souza
O aplicativo Sororidade é um projeto de extensão da UFSCar que está sendo desenvolvido por três alunas da universidade. A ideia é proporcionar um ambiente em que mulheres sintam-se seguras e confortáveis para debater sobre diversos temas - como carreira, saúde, relacionamentos - que preferem não abordar na presença de homens, criando uma rede de apoio mútuo feminino. A apresentação abordará os dados que motivaram o projeto, um overview sobre como será o aplicativo, como garantir que apenas mulheres terão acesso, e algumas dicas técnicas sobre uma das ferramentas utilizadas, o Google Firebase.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Aprenda o essencial para quem está dando os primeiros passos em GNU/Linux!
Daniela Marques de Morais
Um guia básico sobre o uso de GNU/Linux com motivações para aprender de acordo com a carreira (designer, desenvolvedora, usuário comum etc), dicas para iniciantes de como escolher a distribuição mais adequada e dicas de como utilizar e se adaptar facilmente voltada para o usuários de Windows.
Alcançando novos usuários através da Acessibilidade
Juliana Salgado Oliveira da Silva
Há aproximadamente 285 milhões de pessoas com dificuldade visual no mundo. Aproximadamente 1 em cada 12 homens (8%) e 1 em cada 200 mulheres (0.5%) sofre de daltonismo. Ainda há diversas deficiências que afetam a população. Você já se perguntou se os serviços são acessíveis a essas pessoas? Nesta palestra vou mostrar da perspectiva de um deficiente visual como é utilizar um produto que não é acessível e mostrar que é possível aumentar o número de usuários e ainda mudar muitas vidas sem grandes esforços!
17:40 às 18:30 Fishbowl
Tatiane Aguirres Nogueira / Carine Roos / Iana Chan
O Fishbowl é um formato de discussão em grupo que promove o diálogo e troca de experiências entre os participantes e permite que todos tenham a mesma chance de opinar e expressar seus pontos de vista.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que estão inciando ou já possuem carreira em TI, em transição de área, participantes da comunidade e estudantes que desejam aprender com a trilha. Não é necessário nenhum conhecimento prévio.


Investimento

presencial:gratuito

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores