TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes II Porque o teste não morreu!

A trilha de teste se destina a qualquer público de TI e irá apresentar assuntos relevantes dentro da área de Qualidade e Teste de Software tratando tópicos técnicos e não técnicos. Haverá palestras que irão abranger diversos níveis de conhecimento.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Automação de testes mobile na nuvem - iOS e Android
Irineu Antunes de Sousa / Leandro Ginane

No mundo atual dos Apps, um bug em seu sistema pode arruinar a reputação de qualquer empresa, mas como garantir que seu app funcionará em qualquer modelo, versão de sistema operacional e resolução? A automação em diversos aparelhos na nuvem é um meio de reduzir radicalmente este risco para sua empresa.

[Cuidado] Pareando dados com o uso de ferramentas pairwise
Fernando Santiago

Pairwise é um método conhecido por diminuir consideravelmente a quantidade de testes quando se necessita testar a combinação de muitas variáveis, permitindo reduzir drasticamente a quantidade de casos de teste requeridos como cobertura. Vamos falar sobre o uso dessas ferramentas, suas inúmeras formas de utilização e principalmente cenários impróprios, quando a não utilização de uma ferramenta de pairwise se torna o melhor caminho para garantir uma cobertura de testes sustentável.

11:10 às 12:00 Como você testa seu Software?
Ismael Soares

Que testes são importantes, não se discute, mas como você testa seu software? Faz diferença testar no inicio ou no final do ciclo? De quem é a responsabilidade de testar? Já me fiz estas e outras perguntas durante a minha carreira como desenvolvedor e líder de times ágeis. Nesta apresentação, vou compartilhar com você algumas lições que aprendemos na Bluesoft e que norteiam a forma com que lidamos com testes.

Cenários de Testes e Casos de Testes: É realmente importante saber a diferença entre eles?
Diraci Junior Trindade da Silva

Qual a diferença entre Cenários e Casos? Nem digo pela literatura de conceito, digo no dia a dia, na rotina de trabalho, pois basicamente temos uma instrução/indicação conceitual de que Cenários de Testes definem ?O que? deve ser testado, enquanto os Casos de Testes definem ?Como?, no caso o que seriam as entradas a realizar no sistema e as saídas esperadas. Logo para mim não faz muito sentido eu me preocupar se estou gerando um cenário ou um caso de teste, me importo se estou gerando os insumos necessários para a condução de um teste capaz de me mostrar o nível de qualidade da aplicação.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Qual arquitetura de automação escolher: monolítica ou distribuída?
Robson Agapito Correa

Projeto de automação, qual melhor modelo: cada projeto ter o seu ou ser um projeto único para a empresa inteira? Ser separado do projeto de desenvolvimento ou ser junto com o projeto de desenvolvimento?

Como criar uma boa arquitetura da automação, para que todos do time possam trabalhar juntos nos testes automáticos e evoluírem os mesmos.

Testes Mobile com Appium, Cucumber e Ruby
Natali Cabral

Gostaria de apresentar uma novidade de automação de testes que é meu forte automação mobile Híbrida e Nativa com appium em Bdd onde não temos tantos materiais no ambiente brasileiro venho ensinar a configurar até fazer uma Poc de Automação.

14:10 às 15:00 Automatizando seus testes com Robot Framework
Claudenir Freitas / Walter José Pereira Moscardini

Nesta palestra apresentaremos como tal ferramenta auxiliou no processo de automatização dos testes, dado o contexto de Microserviços.

Como eu escolhi mudar de carreira e trabalhar com teste
João Dutra
Já pensou em mudar de vida e se aventurar em uma nova área? Eu fiz isso. Deixei no passado uma carreira em jornalismo e comunicação para me aventurar no mundo do teste de software e quero contar essa história para você.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Heat Maps: Enxergue a Usabilidade Real de Sites e Apps
Jose Correia

Livre-se do "achismo" sobre se uma tela, página ou fluxo funciona para o seu público alvo. Com o uso de heat maps (mapas de calor) você assiste e analisa a interação de grupos de usuários com a interface do software, antes e depois do deploy. Pode explorar possibilidades na disposição dos elementos e informações através de teste A/B, até concluir pela apresentação ideal.

Page Objects para Testers
Katiana Maia

Que nós como testers precisamos de rapidez para testar, já não é mais novidade. Que precisamos automatizar nossos testes, também não. Mas que tal ter agilidade na escrita dos testes, utilizar a automação para rodá-los mais rápido e uma padronização das páginas a serem testadas evitando duplicidade de código? Page Objects encapsula em uma classe, por exemplo, todas as ações e campos de uma página. Várias páginas encapsuladas e um único lugar para manutenção. Page Objects é mais simples do que parece e é isso que vou apresentar nessa palestra.

16:40 às 17:30 Integração contínua sem traumas: testes e ferramentas
Sabrina Juca Neri

Quem nunca entrou em desespero quando o build quebrou nos testes end to end e outro desenvolvedor precisava subir uma correção urgente no sistema? Muitas perguntas vêm a mente: "Revert?", "Será que é uma intermitência nos testes end to end?", "Vou ter que esperar tudo isso rodar de novo?". Nessa palestra vou mostrar como ferramentas como Jenkins, Circle Ci e Docker podem ajudar nesse processo e como os testes tem papel fundamental nesse processo.

Precisamos falar sobre teste automatizado de infraestrutura
Rafael Gomes

Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada.

17:40 às 18:30 Não seja o último a saber: alimentando a sua status page com testes automatizados
Yuri Luiz da Silva Reis

Nessa palestra, apresentarei a união de dois frameworks: Behave e Cachet.

Utilizando o potencial da escrita em linguagem humana e orientada a comportamento (BDD) aliada a uma status page com uma API totalmente documentada, irei apresentar o potencial dos testes automatizados aliado a uma ferramenta que permita a mensuração da quantidade de incidentes gerados e o controle de como esses incidentes serão comunicados ao cliente final.

Essa palestra se destina a todos que já experimentaram (ou experimentam) a amarga sensação de ser avisado pelo cliente que a sua aplicação não está funcional, e que pretendem estar a frente quando os famigerados incidentes surgirem. (e vão surgir!)

5 coisas que você deve evitar em sua estratégia de testes automatizados
Samuel Lucas

Já estamos cientes dos níveis e ferramentas para automatizar nossos testes. E essas tecnologias podem variar de projeto para projeto, assim como de organização para organização. Nesta palestra, vou compartilhar alguns problemas que vivenciei em minha experiência com testes automatizados e quais abordagens utilizei para solucioná-los.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa de TI interessada em Qualidade e Teste de Software


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores