TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Porque o teste não morreu!

A trilha de teste se destina a qualquer público de TI e irá apresentar assuntos relevantes dentro da área de Qualidade e Teste de Software tratando tópicos técnicos e não técnicos. Haverá palestras que irão abranger diversos níveis de conhecimento.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Acredite, você pode agilizar feedbacks aplicando Dev Box Testing
Ariane Ferreira Izac
Já imaginou reduzir aquele "ping-pong" de erros dentro do projeto? Ter feedbacks rápidos e antecipar problemas que poderiam trazer risco para sprint? Imagina você testador como ficará feliz em conseguir seguir o fluxo sem diversas interrupções por bugs que vão e voltam mais que ioiô? Parece mágica mas isso é possível aplicando em poucos minutos de seu dia um dev box testing maroto, testador x desenvolvedor! Ei, você! Já fez dev box testing hoje?
Testes Mobile com Appium, Cucumber e Ruby
Natali Cabral
Gostaria de apresentar uma novidade de automação de testes que é meu forte automação mobile Híbrida e Nativa com appium em Bdd onde não temos tantos materiais no ambiente brasileiro venho ensinar a configurar até fazer uma Poc de Automação.
11:10 às 12:00 Automação de testes mobile na nuvem - iOS e Android
Irineu de Sousa / Leandro Ginane
No mundo atual dos Apps, um bug em seu sistema pode arruinar a reputação de qualquer empresa, mas como garantir que seu app funcionará em qualquer modelo, versão de sistema operacional e resolução? A automação em diversos aparelhos na nuvem é um meio de reduzir radicalmente este risco para sua empresa.
[Cuidado] Pareando dados com o uso de ferramentas pairwise
Fernando Santiago
Pairwise é um método conhecido por diminuir consideravelmente a quantidade de testes quando se necessita testar a combinação de muitas variáveis, permitindo reduzir drasticamente a quantidade de casos de teste requeridos como cobertura. Vamos falar sobre o uso dessas ferramentas, suas inúmeras formas de utilização e principalmente cenários impróprios, quando a não utilização de uma ferramenta de pairwise se torna o melhor caminho para garantir uma cobertura de testes sustentável.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Precisamos falar sobre teste automatizado de infraestrutura
Rafael Gomes
Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada.
5 coisas que você deve evitar em sua estratégia de testes automatizados
Samuel Lucas
Já estamos cientes dos níveis e ferramentas para automatizar nossos testes. E essas tecnologias podem variar de projeto para projeto, assim como de organização para organização. Nesta palestra, vou compartilhar alguns problemas que vivenciei em minha experiência com testes automatizados e quais abordagens utilizei para solucioná-los.
14:10 às 15:00 Garantindo a qualidade do seu software na nuvem
Filippe Spolti / Ricardo Martinelli de Oliveira
Testar suas aplicações na Nuvem vai ficar mais fácil com Arquillian e Openshift. Venha conferir como garantir a qualidade do seu software em execução em sua Cloud privada e também para compartilhar conhecimentos nesta área que está em constante evolução.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como testar a performance de APIs utilizando uma ferramenta simples e gratuita?
Edlaine Zamora
Pensar em performance nos dias atuais é indispensável se você quer manter uma aplicação de sucesso na internet. Aprenda, com uma ferramenta simples e gratuita, a fazer testes de performance em APIs.
MindMaps ajundando planejar meus testes no mundo Agile
Robson Agapito Correa
Hoje com o pensamento agile, muitos documentos desnecessários foram eliminados, mas o planejamento das atividades continuam a todo vapor, em meio a isso como podemos realizar o planejamento dos testes de uma maneira rápida, usando técnicas de testes e que possa ser compreensivo tanto para quem é mais técnico como para quem cuida do negócio? MindMap ajudou muito a chegar em um modelo
16:40 às 17:30 Qualidade de Software em uma era pós ágil como sobreviver?
Thais Moura de Freitas
Durante o desenvolvimento de software existem várias atividades que são realizadas para garantir a qualidade do produto final. O time divide as responsabilidades e atividades durante o ciclo de vida de desenvolvimento, as atividades de garantia de qualidade eram/são em sua maioria destinadas aos QA's. Esse cenário vem mudando e evoluindo. O papel do QA's deixa de ser uma atividade específica e começa a ser distribuída entre todo o time. Você como QA ou Agile Tester já se perguntou como se preparar para essas mudanças? Quais são as habilidades que o mercado vem requisitando desse papel? Como reinventar a eficiência das atividades de qualidade durante o desenvolvimento de software?
17:40 às 18:30 Integração contínua sem traumas: testes e ferramentas
Sabrina Juca Neri
Quem nunca entrou em desespero quando o build quebrou nos testes end to end e outro desenvolvedor precisava subir uma correção urgente no sistema? Muitas perguntas vêm a mente: "Revert?", "Será que é uma intermitência nos testes end to end?", "Vou ter que esperar tudo isso rodar de novo?". Nessa palestra vou mostrar como ferramentas como Jenkins, Circle Ci e Docker podem ajudar nesse processo e como os testes tem papel fundamental nesse processo.
CI para Android - Desafios e Soluções
Eduardo Carrara de Araujo
Integração Contínua (CI) é um conceito em alta já alguns anos em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento de software. Por diversas razões o desenvolvimento mobile parece ter ficado para trás por bastante tempo, no entanto ao longo dos últimos anos muitas ferramentas apareceram e hoje esta já uma realidade que pode ser aplicada a este tipo de projeto. Nesta palestra será tratada uma possível implementação de CI para um projeto Android, os principais desafios e pontos de atenção ao tratar desta questão em projetos Android, algumas ferramentas disponíveis e um estudo de caso de implementação que tem dado certo.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa de TI interessada em Qualidade e Teste de Software


Investimento

presencial:R$ 240,00

online: R$ 90

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores