TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design Conceitos, práticas, metodologias e case sobre User Experience Design, Usabilidade e afins!

Nesta trilha será explorados assuntos relacionados a experiência do usuário para soluções digitais e interativas e também boas práticas e processos relacionados ao dia a dia do universo do UX. Como hoje se preocupar com as dores e necessidades dos usuários passou a ser indispensável para o sucesso dos produtos, o objetivo da trilha é levantar discussões e sensibilizar acerca da importância e dos resultados que se pode obter a partir desse tipo de abordagem centrada no ser humano.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Documentação consistente de UI, como diminuir a fricção entre Design e Desenvolvimento!
Juscieldo ( Lavi ) Santos

Criar uma documentação de UI é um dos grandes passos antes de qualquer implementação de projeto de Design. Pensar em diferentes cenários e cross-plataforma é fundamental para uma documentação eficiente e eficaz. Esta apresentação tem como objetivo mostrar como criar esta documentação através de algumas ferramentas ( craft, principle, invision, sketch ). E como apresentar/entregar este material para o time técnico ( desenvolvedores e engenheiros).

Front-end X Designer: o case de um styleguide
Eduardo Júlio de Matos

A eterna briga entre os mundos da interface parece estar acabando. Mas como é a experiência de desenvolver um styleguide em conjunto? Essa palestra vai mostrar vários pontos positivos e negativos na implementação de um styleguide feito do zero. Vamos descobrir quais os pontos mais críticos dessa relação de amor e ódio.

Impacto da Arquitetura de conteúdos complexos na UX
Rodrigo Grundig

Como o volume e nível cognitivo do conteúdo podem impactar a experiência de um produto digital.

Um legado que quer só um banho de loja
Patricia Prado / Bruna Ferencz

Atualmente, construir um produto digital que alcance sucesso ou seja sustentável é cada vez mais difícil, são diversas tecnologias, modelos de negócios, perfis de usuários diferenciados, enfim existe uma gama desafios. Na indústria do software, as abordagens de interface são muito dependentes de linguagens e isso se torna uma armadilha. Então, como o UX design pode amenizar esses problemas? Vem ver como o Ideativo atua para reduzir resistências e otimizar o desenvolvimento ;)

11:10 às 12:00 O Mundo Maravilhoso das Interfaces
Julio Matos

Os games são os maiores experimentalistas de interfaces para gerar experiências incríveis que podem ser aproveitadas ou inspirar as interfaces de sistemas e aplicativos que tornarão a experiência de seu usuário única. Essa palestra trará cases práticos de interfaces inovadoras usadas em games.

Revolucionando os padrões de interfaces: do conversacional ao invisível
Priscilla Albuquerque / JULIA GHISI

Vivemos em uma constante revolução tecnológica que nos apresenta novos paradigmas e possibilidades de interação. Internet das coisas, design antecipatório, interfaces comunicacionais, os paradigmas são frequentemente atualizados em vista de tantos mudanças e recursos. O desafio é encaixar todo esse novo universo de forma que seja fácil e intuitivo e não tão assustador para as pessoas que passam a lidar com estes contextos tecnológicos diversos. Carros autônomos, chatbots, realidade virtual, inteligência artificial, como trabalhar com UX em tudo isso sem atropelar uma geração nômade digital que vem acompanhando uma série de mudanças de padrões de interface desde o surgimento da internet?

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Design estratégico - como usar dados e user tests para atacar os problemas certos.
Ana Lucia Pires

?Todo o processo de design é um processo criativo, como um processo de solução de problemas.? Um grande esforço de design pode não trazer uma grade melhoria na experiência do usuário. Como saber qual solução pode trazer melhores resultados? Como saber medir o impacto de cada mudança? Esta palestra trata como como usar dados, user tests e insights para definir o problema a ser resolvido e como planejar e medir cada melhoria.

Pontos a serem abordados:

  • Como avaliar o produto?
  • Dados qualitativos x quantitativos
  • Definindo os problemas
  • Definindo as métricas de sucesso.
Tangibilidade de pesquisas médicas usando smartphones para mensuração e análise de engajamento de pacientes
Alessandra Peguim Rosa / Mariana Tostes Lourenço

Nesta palestra abordaremos um estudo de caso onde houve uma parceria entre o Instituto de Pesquisas Eldorado e uma pesquisa médica com alunos da Unicamp e Caism. Onde foi proposto medir o engajamento utilizando smartphones para acompanhamento de pacientes em fase de fisioterapia, na condução dos exercícios e avaliação à distância do processo de recuperação.

A economia comportamental e os negócios digitais
Ricardo Couto

A Economia Comportamental tem sido um assunto bastante falado nos últimos tempos devido à sua importância em relação aos esclarecimentos sobre os processos de tomada de decisão que sofrem influências psicológicas, emocionais, conscientes e inconscientes e que afetam o ser humano em suas escolhas.

A ideia é discutir e imaginar soluções para explorar os comportamentos chamados "irracionais?, que são a base dos estudos na economia comportamental. Vamos explorar um pouco dos vieses cognitivos, que são aquelas incoerências que todos tomamos no processo de tomada de decisão e que geralmente surgem quando estamos interpretando informações de forma difusa.

14:10 às 15:00 Como UXD pode ajudar na inclusão
Alda Rocha

Vivemos em um mundo onde a diversidade raramente é colocada em pauta quando lançamos nossos produtos. Muitas vezes criamos apps e sites que acabam excluindo possíveis usuários. E num mundo globalizado, mesmo que nosso foco seja um nicho específico (target), não podemos ignorar a propagação das coisas. Devemos incluir diversidade e outras possibilidades de usuários em nosso produtos. Um produto inclusivo é um produto justo com pessoas, é um produto aberto a nossas diferenças. Nesta talk vamos aprender como incluir a diversidade usando heurística, design emocional e a UX Stack do seu projeto.

UX e OKR: gerando métricas de valor
Pablo Silva / Juliana Marcenal

Hoje o que mais se vê em empresas é um conjunto de "infinitas" entregas de novas funcionalidades, popularmente conhecido como roadmap. Na maioria das vezes, quando se tem roadmap, o que se leva em conta, é somente o comportamento social do usuário, o que, em grande parte das vezes, não é suficiente para ter uma chance muito maior de acertar na hora de gerar valor para cliente. Por isso, cada vez mais empresas estão utilizando OKRs (Objectives and Key Results) para gerar valor mais direcionado e acertado. Nesta talk vamos mostrar como os UXs designers podem utilizar os OKRs e se beneficiar na hora de ajudar o times a entenderem para qual caminho levar o produto.

O valor das reclamações para um UX
Vitor m Guerra

Está na hora de olhar para o SAC de uma forma diferente. Aqueles atendentes provavelmente conhecem mais seu produto que você! Esse papo explora um pouco mais a riqueza de informações relevantes que existem por trás das reclamações publicadas pelos clientes de uma marca e como um UX Researcher pode aproveitar esse conteúdo em sua rotina.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A importância da tríade de Produto: UX + PO + QA
Rafael Xavier

Há uma grande expectativa na entrega de um produto que gere valores para o usuário, para o cliente e para o prestador do serviço. Sabemos que processos de design e pesquisas ajudam nas definições de um projeto, mas, tanto nessa fase inicial como nas seguintes, seja ele ágil ou não, é importante o profissional de UX se unir e estar alinhado com o PO (Product Owner) e o QA (Quality Assurance) do time. Com a proximidade dos métodos ágeis, as atividades de refinar etapas, analisar fluxos, criar cenários e definir KPIs deixa de ser somente do UX para tornar-se cada vez mais frequente desta tríade de profissionais na constante permanência do foco dos objetivos e valores do produto.

Case de sucesso: Impactando a experiência de clientes internos e externos
Glauco Cardoso de Oliveira / Filipe Mateus do Nascimento

Nesta palestra iremos apresentar um case de sucesso realizado no segundo trimestre de 2017 na Resultados Digitais. Investindo na experiência do usuário simplificamos o uso de uma funcionalidade importante para o sucesso dos clientes. Com isto alcançamos resultados significativos na adoção da funcionalidade, na redução de chamados no suporte e na redução da complexidade do trabalho dos colaboradores internos.

Vamos falar sobre a nossa jornada que envolveu o entendimento do problema, a identificação e priorização de apostas de solução, o desenvolvimento ágil e a entrega de soluções enxutas para grupos controlados de usuários.

16:40 às 17:30 A nova UX que as FINTECHS trouxeram, as mudanças no mercado e impactos
Jaqueline de Jesus

As fintechs estão no seu auge e não se ouve falar em outra coisa. Com a sua chegada presenciamos o início de um mercado cada vez mais exigente e voltado à experiência do usuário. O objetivo desta palestra é entender quem são esses que trazem as inovações do momentos e quais são os desafios que iremos enfrentar nos próximos anos.

User Happiness
Diego Motta

Como fazer um usuário feliz? As respostas mais lógicas seriam: se preocupar com a experiência, proporcionar algo único, fazer o que ele quer? E não deixa de estar certo, mas de um ponto de vista mais limitado, afinal a experiência também pode ter um efeito negativo. Ainda estamos na era da economia da experiência (onde só o produto ou o serviço já não bastam, o usuário precisa ter uma experiência diferenciada), mas indo mais além? estamos adentrando na era da economia da felicidade e da sustentabilidade, ou seja, pensar em uma experiência única é importante, mas pensar em uma experiência que faça sentido para o mundo e que realmente cause a user happiness se mostra essencial.

Catalogando o Caos: criação de um catálogo para pequenos produtores
Ana Tarrisse

Esta palestra apresentará o processo de criação da funcionalidade do Catálogo da plataforma Comida da Gente. O Comida da Gente é uma rede de compras colaborativas online que viabiliza novas formas de consumo, estreitando relacionamentos entre aqueles que consomem e aqueles que produzem. Hoje presente em redes sociais, vem construindo uma plataforma como ferramenta para promover as compras dos pequenos produtores. E uma das ferramentas é a de catalogação dos produtos. Como chegamos onde chegamos a partir de uma grande miscelânea de informações livres.

MVP: até onde uma entrega enxuta pode matar uma boa experiência
Glauber Laender

Já sabemos que uma boa experiência é uns dos diferenciais para os negócios e startups de sucesso. Porém, muitos negócios tem dificuldade para definir seu MVP de lançamento ou até mesmo criar features de forma enxuta e, ainda assim, criar experiências memoráveis para os usuários. O que escolho primeiro: levar menos tempo e colocar uma versão tosca no ar ou criar uma interação mirabolante que leva meses? Calma! Existe um equilíbrio e vou compartilhar como fazemos para tomar essas decisões no Cerveja.me.

17:40 às 18:30 Métrica Única de Sucesso - Estamos fazendo isso errado
Luis Felipe Fernandes

A grande maioria das empresas, em especial as startups, estão totalmente viciadas em números de entrada e clientes, como receita, cadastros, downloads, etc. Esta palestra tem por objetivo introduzir o conceito de Métrica Única de Sucesso, criando uma provocação sobre como as empresas estão fazendo isso e como deveriam fazer.

Criação e desenvolvimento à distância: longe do escritório mas perto do coração
Luciana H Terceiro / Diogo Cavalcanti Cosentino

É possível trabalhar à distância, em times remotos, e ter resultados satisfatórios? Como conceber produtos e serviços, trabalhar no desenvolvimento das ideias de forma a criar engajamento e colaboração entre o time? Como pensar na melhor experiência do usuário quando não estamos presencialmente com as demais pessoas do projeto? Em nossa experiência em projetos remotos, identificamos dificuldades e alternativas para tornar mais produtiva e eficaz essa modalidade de trabalho cada vez mais comum.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

ux designers, ui designers, desenvolvedores, ux researchers, empreendedores, pessoas de negócio e interessados


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores