TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

TDC4Kids - Lite Maker Tour Incentivando as crianças a usar a tecnologia de forma criativa e ativa

O TDC4Kids busca ensinar programação, empreendedorismo e design para as novas gerações, de uma maneira mais descontraída, com bastante diversão e atividades.

Serão 5 workshops (pelo preço de 1 inscrição só) acontecendo no espaço Kids, que contarão com a coordenação de profissionais da área, onde teremos como foco algum assunto específico de tecnologia, seja ele um meio de programação ou prototipação bem bacana.

Se o seu filho ou filha gosta de computadores, fazer jogos e brinquedos, e é bem focado, não deixe-o de fora!

Equipe

Programação / Workshops

Lite Maker Tour

O Lite Maker Tour é um evento que mistura educação, ensino de programação e brincadeiras em um único ambiente. Você poderá aprender através de brinquedos de programar, como a programação de computadores funciona.

Criar seu primeiro jogo ou animação utilizando uma ferramenta super legal de programação em blocos. Montar sua própria banda digital, interagindo com elementos do mundo real e conhecer ferramentas de programação de jogos super poderosas e fáceis de aprender!

1. RoPE

O RoPE, Robô Programável Educacional, é um brinquedo de programar, o qual crianças programam uma sequencia de ações que será reproduzida pelo robô. Com apenas cinco botões, o RoPE possibilita o engajamento de crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (3 a 8 nos).

É possível participar de diversas atividades de resolução de problemas com conceitos matemáticos, pertinentes a sua faixa etária como: observar, visualizar e descrever posições, direções e movimentos. Reconhecer movimentos em linha reta e rotações em situações simples, como por exemplo ir até um local na sala.

2. Portugol Studio

O Portugol Studio é um ambiente para aprender a programar, voltado para os iniciantes em programação que falam o idioma português. Possui uma forma fácil de escrever programas de computador e conta com diversos exemplos e materiais de apoio à aprendizagem.

Utilizando esta ferramenta é possível criar jogos e aplicações gráficas completas!

3. Programação em Blocos com o Meio Físico

Utilizando uma plaquinha chamada MakeyMakey é possível criar programas de computador e fazer com que elementos do mundo real se tornem interfaces físicas!

Com ela você poderá criar uma bateria musical tocada por bananas e fazer com que objetos de massinha de modelar sejam utilizados para movimentar personagens em um jogo!

4. Introdução a programação com Blocos

Você sabia que existe uma forma de programar jogos e animações em uma linguagem de computador que funciona como pecinhas de lego?

O Scratch é uma ferramenta de programação em blocos, com uma comunidade de mais de 15 milhões de usuários e que permite a criação e compartilhamento de seus projetos de forma simples e divertida.

5. Mini Games do Lite

Após finalizar o tour e participar de alguns desafios os estudantes são convidados a interagir com brinquedos que envolvem engenharia e eletrônica, como por exemplo, o Labirinto elétrico do Lite.

Neste labirinto, os estudantes tentam superar desafios que envolvem uma série de brinquedos, com isso, se divertem e aprendem ao mesmo tempo!


Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

10:30 às 17:30

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local

Investimento

R$ 75,00 (Preço especial para grupos de escolas com mais de 10 crianças: R$ 60 cada)

Fazendo sua inscrição você terá acesso a este workshop e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Público Alvo

crianças de 7 a 12 anos

Atenção

É obrigatória a presença de um responsável.