TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Equipes grandes ou pequenas, que desenvolvem software ou não. Pratique Agile!

Muito mais que uma metodologia ou frameworks, Agile é uma cultura, uma forma de pensar e agir. Não basta somente aplicar um ou outro método ágil para conseguir obter os resultados prometidos. Deve-se de fato estudar e encarar uma mudança de mindset, incentivar o time e a organização a respirar novos conceitos e quebrar paradigmas. 

Eliminação de desperdício, ciclos curtos de feedback, colaboração, inspeção, adaptação, automação e qualidade. São todos pontos necessários para mapear o fluxo de valor e manter um processo de melhoria contínua. Quer saber mais? Tem algo a contribuir? Participe da trilha Agile!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 The HEART, Osborn! First, we attack his HEART! Lições e Estratégias Aprendidas em 8 anos de Agilidade
Paulo Rogério Antiquera

Você precisa aplicar agile em escala? DaD, LeSS, SaFE, SLiM, SCARE, FAST Agile... Está começando? XP, SCRUM, Kanban...

Espere! Esta apresentação não é sobre isto.

Já estamos bem crescidinhos e está na hora de fazermos as coisas funcionarem. Para isto vamos falar sobre como não se distanciar da essência, independentemente do framework ou método. Nesta apresentação serão compartilhadas estratégias para atingir "o coração" do problema. Será contada uma história de 8 anos de aprendizado, na busca pela eficácia.

Agilidade é para desenvolvedores?
Wagner Mendes Voltz - Fusca

Você conhece XP (eXtreme Programming)? Conhece dívida técnica? Conhece code smells? Conhece code review? Conhece codificação limpa?

Pois bem, talvez você conheça tudo isto, mas por que tudo isto ainda não está implantado no seu time? Será que adotamos um framework, como o Scrum, e agora nos tornamos ágeis?

Agilidade é para desenvolvedores e que precisam ser empoderados e envolvidos. Se isto não ocorrer não há como ter software em funcionamento mais do que documentação abrangente. E não haverá resposta a mudanças mais que seguir um plano.

11:10 às 12:00 Business Value: Na prática, o que é o valor para o cliente?
Jennifer Sousa Freitas / Andre Bueno

Como realizar uma entrega com valor? Muito se fala sobre o valor de negócio, com conceitos que vão desde o quantitativo até o abstrato. Mas como mensurá-lo?

12:10 às 13:00 Agile em uma das maiores empresas de varejo do Brasil
Thiago Boschese

Como foi ser responsável pelo primeiro projeto da Centauro executado totalmente de forma ágil utilizando Scrum e Kanban. Quais foram os desafios e barreiras culturais, como foram superados e quais foram os resultados.

Do caos a alta-performance utilizando métricas como base
Sony Maia

Como saber a evolução ou regressão de um time sem medir algum tipo de indicador. Realmente é muito difícil, e outro ponto importante é saber o que está sendo medido e o porque. Nessa palestra falo um pouco de uma squad que não tinha métricas ou pelo menos não usava corretamente e como após utilizar alguns dados conseguimos mudar o comportamento do time e elevamos o nível mirando a alta performance.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Transformação Ágil do Ponto de Vista do Dev Team
Danieli de Paula

Na maioria dos eventos que abordam sobre agilidade, somos expostos à transformação ágil do ponto de vista dos gestores das empresas. Nesta palestra vou abordar o outro lado da balança. Falando sobre alguns sentimentos e acontecimentos que ocorrem no processo de transformação ágil, sob o do ponto de vista do dev team.

Turbinando as cerimônias ágeis
Rafael de Souza / Ricardo Binns

O problema: Falta de engajamento e comprometimento do time, que estava afetando diretamente o prazo e a qualidade das entregas. A solução: Alteramos as cerimônias de Planning e Retrospective para incentivar e promover o engajamento do time com o acordo de trabalho. Na Planning foi criado o Pair Planning, que consiste em o próprio time refinar o entendimento da tarefa através da elaboração de perguntas que aumente a empatia com o cliente final. Na Retrospective foi criado o RetroVisor, onde fixamos os itens a serem discutidos para manter o foco e direcionar a discussão. Ex. Será discutido sobre daily, planejamento, comprometimento. Desta forma todos contribuem e atuam na solução.

O poder do Value Stream Mapping (Fluxo de Valor)
Erasto Meneses

Ajudará ao participante a ter os fundamentos básicos para analisar qualquer fluxo de trabalho, entender o coeficiente de eficiência operacional, reconhecer as oportunidades de melhoria e implementar um plano de execução coerente e eficaz para reduzir os desperdícios operacionais.

15:10 às 16:00 Quando ficará pronto? Usando métodos quantitativos para responder essa pergunta.
Danilo Marques Garcia / Fabio Torres

Quando ficará pronto? Essa é uma das primeiras perguntas que ouvimos quando um cliente nos solicita um serviço. Essa talk fala sobre como podemos ter previsibilidade no trabalho do conhecimento e ter insumos quantitativos para responder essa pergunta.

Onboarding Técnico: Integrando pessoas em times de desenvolvimento Ágil de forma efetiva.
Camilla Falconi Crispim / Gabriel Barreto

É normal que pessoas mudem de projetos e a carga do onboarding fique por conta da líder técnica. Para quem está entrando também pode ser complicado quando se tem dezenas de documentos e processos para ler, e pouco tempo para fazer isso. Algumas práticas de desenvolvimento ágeis, como a Programação em pares e TDD podem ajudar nessa inserção, mas não são suficientes.

Falaremos sobre as dificuldades de inserir pessoas desenvolvedoras em times de desenvolvimento, e como um time pode promover processos que tornem o onboarding técnico de pessoas novas mais efetivos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Criando o produto certo usando Impact Mapping e técnicas de guerrilha ágil.
Vladson Freire / Raphael Rodrigues

Uma Instituição Financeira realizando uma transformação ágil, contrata um time de desenvolvimento ágil para desenvolver um projeto com escopo inicial aberto, mas com processo de desenvolvimento tradicional.

O que a empresa não esperava, era que este time buscaria a todo custo entregar um projeto que resolvesse a dor dos clientes e não apenas um escopo sem sentido.

Nesta pequena apresentação vamos compartilhar detalhes de como foi a experiência e os desafios enfrentados pelo time de desenvolvimento que conseguiu no final, entregar a solução certa para o cliente com alto grau de satisfação e envolvimento de todos os envolvidos mesmo tendo que colocar o emprego de de alguns membros em risco

ALM e ATLM, a importância dos LifeCycles no desenvolvimento de Software!
Vandre Miguel Ramos

Para muitos, desenvolver software se resume a escrever um código, compilar e disponibilizar para o usuário final. Mas e o ciclo de vida desta aplicação? Que implica em seu controle de versões, controle de requisitos, controle de bugs, qualidade de software, métricas de desenvolvimento, etc. Nesta palestra buscarei apresentar conceitos e sugestões de aplicações do ALM (Application LifeCycle Management) e do (ATLM) Automation Test LifeCycle Management na prática explorando e compartilhando os ganhos que a utilização destes ciclos podem trazer para as pessoas, times e a organização.

17:40 às 18:30 Dual Track Agile - A integração da tecnologia, experiência do usuário e negócio
Pablo Silva

Organizações que não possuem times realmente multidisciplinares sofrem, muitas vezes, com a baixa integração entre negócio, experiência do usuário e tecnologia. Como resultado, muitas vezes meses de trabalho podem ser jogados foram por falta de comunicação e de colaboração. Nessa talk, vou mostrar como utilizamos o Dual Track Agile para fazer com que times que tinham baixa integração passassem a trabalhar juntos, se tornando realmente ágeis, colaborativos, gerando muito menos desperdício e com foco e melhoria contínua.

Métricas - Como não usar
Caco Mafra / Rodrigo Miguel

Quase todo mundo sabe quais são as métricas importantes, mas poucas pessoas sabem de fato como usá-las. Afinal mais importante do que saber qual métrica usar, é saber como interpretar e analisar cada número.

Nesta palestra vamos abordar as principais métricas (Leadtime, Throughput) e visualizações (CFD, Histograma, Distribuição Estatística) que você pode usar para fazer a gestão do seu time e como utilizá-las adequadamente, além de abordar os erros mais comuns no seu uso.

Esperamos que ao final dessa palestra você possa ter um novo olhar sobre as suas métricas para tomar melhores ações a partir delas, e com isso ajudar o seu time a buscar a alta performance.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas envolvidas com desenvolvimento de software, gestores e demais profissionais de diferentes áreas que buscam melhorar seus processos.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.