TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura O estado da arte em modelos arquiteturais, os desafios e as conquistas.

Arquitetar de forma consistente um sistema, ou parte dele, pode ser a chave entre o sucesso e o fracasso de uma organização inteira, pois é o momento em que a estratégia traçada está sendo materializada, levando em consideração a expectativa das partes interessadas, a realidade atual e possíveis projeções de crescimento.

Em um mundo on demand, cada pequeno detalhe arquitetural precisa ser muito bem projetado e codificado, transformando o papel do arquiteto de software um papel muito além do técnico.

Pretendemos levar a vocês o que tem sido feito de mais empolgante no mundo da arquitetura de software e apresentar fundamentalmente como problemas da vida real tem sido resolvidos.

Uma trilha perfeita para o arquiteto mais experiente e também para o dev que tem como alvo a arquitetura, embarque conosco e venha se tornar um dev melhor!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arquiteturas Serverless Escaláveis: Você ainda se preocupa com servidores ?
Fernando Sapata

Com o crescimento dos serviços de nuvem e a necessidade de aplicações escaláveis com microservices é mandatório para os arquitetos de TI entenderem com criar arquiteturas neste novo mundo. E sem servidores! :D

11:10 às 12:00 Elixir Umbrella - Aplicações desacopladas sem a complexidade de microservices
William Weckl

Está começando algo novo e tem medo de que se torne um futuro monolito cheio de problemas de acoplamento? Começar algo já com micro serviços parece complexo e talvez nem seja necessário não é mesmo? Conheça uma boa alternativa para começar algo com responsabilidades totalmente desacopladas. Umbrella é um recurso do Elixir, uma linguagem funcional que está cada vez mais popular entre os desenvolvedores por suas características de modularidade, concorrência e tolerância a falhas.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Crie arquiteturas escaláveis, multi-language e multi-providers baseadas em containers
Elder Moraes

Você, arquiteto, com certeza já se deparou com coisas do tipo: integrações diversas, stacks variadas, troca de dados de diversas origens... Pra deixar tudo ainda mais complexo, tem também uma tal de cloud computing! Pesadelo...

Para isso temos os containers. Docker não apenas tem revolucionado a indústria de software, como tem viabilizado o surgimento de novas tecnologias. É o caso do Fn Project.

Nessa palestra vamos ensiná-lo como esta plataforma serverless pode simplificar a integração entre tecnologias absolutamente diferentes, e ainda proporcionar escalabilidade de forma inteligente e flexível.

Não seria fantástico se você pudesse tornar o complexo, simples? Bem... você pode!

BLiP por trás das cortinas. Como é arquitetura da maior plataforma de bots do Brasil
Rafael Pacheco

Bots (aplicações conversacionais) estão na crista da onda e fazem parte de projetos em empresas no mundo inteiro.

Já parou pra pensar como é desenvolvida uma plataforma que processa mais de 1 bilhão de requisições por dia, e trafega mais de 15 milhões de mensagens para mais de 100 mil usuários únicos mensais ?

O BLiP é a plataforma da Take para construção de bots e possui mais de 4 mil chatbots criados, como: Casas Bahia, Santander, Itaú, PagSeguro entre outros.

Nesta palestra, apresentarei a arquitetura por trás do BLiP, abordando tecnologias como: microserviços, .NET, Redis, Cassandra, ElasticSearch, SQL Server, além de ferramentas e protocolos open source desenvolvidos pela Take.

14:10 às 15:00 Processamento distribuído em tempo real com Apache Ignite
Ricardo Faria / Bruno Barin

Demonstraremos as principais features e possibilidades abertas pelo framework Apache Ignite e apresentaremos um caso de exemplo aplicado no iFood com ganhos e problemas encontrados.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Arquitetura Orientada a Eventos no Mundo Serverless
Vinicius Vieira Gomes

Arquiteturas Orientadas a Eventos (Event-Driven Architectures ou EDAs) vêm tornando-se um padrão popular recentemente em paralelo ao surgimento e ascensão do modelo Serverless. As duas abordagens possuem características complementares, mas até então pouco exploradas. Nesta palestra, discutimos os aspectos comuns e os benefícios da implementação de uma EDA utilizando uma plataforma "Backend-as-a-Service".

Fazendo a transição de uma arquitetura de microserviços para serverless
Alessandro Coelho Ribeiro

O objetivo dessa palestra é mostrar como evoluir de uma arquitetura de microserviços tradicional para uma arquitetura serverless. Nela, vamos discutir prós e contras de uma arquitetura serverless, comparando-a com uma arquitetura de microserviços, e apresentando também o que há de comum entre elas. Em seguida, discutiremos alguns patterns e boas práticas no uso de uma arquitetura serverless. Faremos uma comparação entre os 3 principais provedores de uma arquitetura serverless na nuvem: AWS Lambda, Google Cloud Functions e Azure Functions. Por fim, mostraremos um exemplo em Java, usando Spring Cloud Functions, e faremos um deployment da aplicação usando AWS Lambda.

16:40 às 17:30 Troca do núcleo a quente: Como a OLX substituiu toda a sua tecnologia de busca para Elasticsearch sem interrupção do serviço
Daltro Simões Gama / Marcelo Malta

Toda a plataforma da OLX Brasil era proprietária. Porém, com o crescimento, novos requisitos de escalabilidade e novas features pedem novas soluções e arquiteturas. Nesta palestra, vamos abordar detalhes técnicos sobre como toda a plataforma interna de busca foi substituída dentro do ecosistema da companhia sem a necessidade de interrupção do serviço ou refatoração do código legado. Aproveitamos para abordar a escolha da solução Elasticsearch e como ela começa a ajudar a OLX a oferecer melhores experiências de navegação para os seus usuários.

17:40 às 18:30 Usando o firebase para armazenamento do estado da aplicação REDUX e não como banco de dados
Guilherme Castro

Redux é um arquitetura baseada no FLUX, já bastante usado pela comunidade Javascript, principalmente em conjunto com REACT. O firebase é um banco de dados de tempo real, que pode ser usado como store do react e fornecer sempre o estado da aplicação. Desse modo vários clientes (Web, Android e iOS) podem compartilhar a única fonte da verdade (single source of truth) e concentrar toda regra de negócio no backend.

Desse modo o Firebase não é usado como um banco de dados, ou seja não vai ser usado para salvar o buscar por dados, apenas para escutar o estado da aplicação.

Architecting for Resilience
Fabiano Modos

Apresentar a arquitetura de um sistema crítico com alta concorrência que não "pode parar nunca". Para atender tais requisitos, a resiliência foi considerada desde a parte do desenho da solução até o desenvolvimento. Tópicos a serem explanados: TOGAF, Event-Driven Architecture, Reactive Architecture, Clean Architecture, Resiliência de Aplicação, Banco de Dados e Mensageria.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes de Desenvolvimento, Líderes de Equipe, Arquitetos de Software, Analista de Sistemas e Desenvolvedores.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.