TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData Big data na nuvem, uma boa idéia?

Já imaginou todo (todo mesmo) seu Business Intelligence na nuvem?

Não? Então imagine. Será realmente uma boa idéia? Confiabilidade? Disponibilidade? Performance?

Entenda todos os pontos críticos para, além de construir um big "cloud" data, tenha a qualidade esperada de um data center dedicado ou superior.

Venha discutir e entender todo o processo desde o planejamento, a arquitetura, a captação, o processamento e a visualização dos dados, como tudo isso funciona, no céu e na terra, para criação de aplicações incríveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Benefícios e possibilidades do Ecossistema Hadoop para implementação de Big Data nas empresas
Rafael Calixto

Nesta palestra irei explorar as possibilidades que a estrutura do ecossistema Hadoop traz para implementação de um projeto de Big Data. Será feito um contraponto entre cenários onde o Hadoop, e as demais ferramentas do seu ecossistema, trazem benefícios e cenários onde soluções mais simples poderiam ser aplicadas. Para realizar a análise serão utilizados tanto argumentos técnicos como de negócios.

11:10 às 12:00 Big Data / Analytics sem Governança de Dados é apenas uma utopia!
Bergson Lopes

Algumas empresas ignoram as condições reais dos seus dados e alimentam seus repositórios com dados conflitantes, sem propósito e com um grau muito baixo de confiabilidade. Este tipo de abordagem prejudica qualquer iniciativa ligada ao uso dos dados. A grande verdade é que não há como ter sucesso em programas de Big Data/Analytics sem ações ligadas à Governança de Dados. Esta palestra visa transmitir para o público: 1 - Conceitos sobre Governança de Dados aplicados em iniciativas de Big Data / Analytics; 2 - Impactos que a ausência de Governança de Dados traz para estas iniciativas; 3 - Dicas de como implementar uma Governança de Dados, baseada em princípios ágeis e orientada à inovação.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Watson, Tensorflow ou Spark?
Luiz Henrique Zambom Santana / Narlei Moreira

Essa apresentação discute o processo de decisão realizado pela Socialbase durante a escolha do melhor framework/serviço de aprendizado de máquina. Entre as questões avaliadas estão: feature, escalabilidade, curva de aprendizado, custos e segurança.

14:10 às 15:00 Big Data para Machine Learning
Renan Oliveira

Como um engenheiro de dados se encaixa nesse mundo aonde Machine Learning tá cada dia mais presente? Nesse momento que temos mais tecnologias estáveis em Big Data como se preparar para receber o mundo do AI/Machine Learning que tá cada dia mais presente nessa área. Vamos mostrar como isso tudo é natural e contar um pouco sobre a nossa experiência de transição nesse mundo e falar sobre os desafios de Machine Learning no mundo de Big Data :)

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Open Source Data Science - Elaborando uma plataforma de Big Data & Analytics 100% Open Source
Marcio Junior Vieira

Nesta palestra será apresentado como podemos construir uma plataforma para geração de insights significativos usando apenas tecnologias open source e free softwares. Desafios do uso do Open Source e diferenciais competitivos e estratégicos. Serão detalhadas também questões técnicas da funções das ferramentas de integração de dados, carga de lotes, qualidade dos dados, segurança dos dados, estrutura distribuída, data warehouse, fluxo de dados em tempo real, processamento e visualização de dados todas open source para que possa se implementar uma plataforma Open Source para Data Science. Um destaque especial do uso do Pentaho nesta plataforma será abordado.

16:40 às 17:30 ElasticSearch em Produção: Como vencer o grande vilão Big Data
Allan Sene Oliveira

ElasticSearch em Produção: Como vencer o grande vilão Big Data

A onda do momento é Big Data! Se você trabalha com TI e ainda nem ouviu esse termo ainda, deve estar uns 5 anos atrasado. A startup de sucesso surge "para aplicar a inovação do Data Science no Big Data para a criação de Insights que agregam Valor aos Negócios do Cliente?. O que toda empresa da segunda década do milênio precisa para resolver seus problemas: usar o Big Data! Tudo isso é incrível, não é mesmo?!

Bem... antes de continuar a conversa, preciso lhe contar uma história: Como, no primeiro dia de trabalho, eu liguei um fluxo de dados 5x maior do que toda a plataforma recebia e tudo o que sucedeu a partir disso.

Conhecendo o desejo de mais de 10 milhões de usuários por dia e lucrando com eles!
Diogo Munaro Vieira

Todo usuário que acessa seu site tem algo que ele deseja. Nessa apresentação vamos explicar como segmentar esses usuários identificando o que querem e ofertando a melhor publicidade (ou conteúdo) para ele. Vamos mostrar o cenário utilizado na Globo.com e como podemos expandir isso para Recomendação de conteúdo e rentabilidade em cima de publicidade segmentada.

17:40 às 18:30 Big Data com inteligencia de Geografica
Artur Gnecco Zanini

O intuito da apresentação seria demonstrar como os sistemas de Geolocalização e informações geográficas pode ser um diferencial no mercado de Big-Data.

Grafos: um jeito simples, versátil e ágil de estruturar e manipular seus dados
Elder Moraes / Otávio Santana

Em um mundo onde a coleta de dados cresce de forma desenfreada, fica uma pergunta: como obter resultados úteis a partir de volumes de dados tão grandes?

E se fosse possível analisar esses dados de forma a encontrar conexões, nexos e valores? E mais: seria possível fazer isso com alta performance?

Para isso existem os grafos. Ao armazenar e disponibilizar as conexões entre dados de forma única, eles permitem que se navegue por grandes volumes de informações a uma velocidade inigualável.

Junte-se a nós para aprender como utilizar essa tecnologia para turbinar o seu projeto ainda hoje. Se não há limites para os dados coletados, então vamos explorá-los também de forma sem limites!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas, cientistas e arquitetos de dados, desenvolvedores, pessoas interessadas em geral em conhecer mais sobre Big Data, BI e Cloud.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.