TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

Hoje os desafios residem em como utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software, permitindo dessa forma que o custo computacional cresça na mesma escala que seu negócio.

Na trilha de Cloud Computing teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e elasticidade disponiveis na nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Storage definido por Software (CEPH) - Explorando novos Horizontes
Marcos Sungaila

O CEPH vem se provando cada vez mais maduro, sendo utilizado em larga escala em grande centros de dados. É incrível que com o devido planejamento de arquitetura é possível criar um Storage de Alta Escalabilidade definido por Software com possibilidade de ultrapassar com folga benchmarkings de IOPS de Storages Tradicionais de Primeira Linha. Além disto a flexibilidade de expansão de soluções como o CEPH são inigualáveis, com crescimento vertical e/ou horizontal adicionando-se servidores x86 commodities. Venha aprender como o CEPH poderá revolucionar sua experiência em armazenamento de dados.

11:10 às 12:00 Construindo um Cloud Provider 100% Open Source
Felipe Rossi
Iremos falar sobre os desafios de construir um Cloud Provider utilizando tecnologias 100% OpenSource, os benefícios e tecnologias utilizadas.
Automação de Access Control Lists através de Redes Definidas por Software
Gustavo Pantuza

Imagine garantir a liberação de acessos entre aplicações, serviços e máquinas de forma automatizada e de baixo custo. Essa palestra apresentará como estruturamos a Cloud da Globo.com e como através da GloboNetworkAPI, OpenDaylight e OpenVswitch conseguimos implementar uma solução automatizada em Redes Definidas por Software.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Desafios com onboarding em grandes projetos open source: falando de Kubernetes
Ellen Körbes

Projetos open source extremamente grandes apresentam um conjunto peculiar de desafios. Dentre eles está a questão do onboarding, e muitos que já tentaram participar de um projeto desses sentiram na pele este problema.

Nesta palestra vamos discutir desafios e soluções relacionados a essa questão, e em particular sobre como isso se aplica ao projeto Kubernetes: como as coisas funcionam atualmente, onde esse processo pode melhorar, e que iniciativas estão sendo tomadas hoje para tornar o projeto mais acessível amanhã.

Extremamente relevante para todos que tenham interesse em se tornar contribuidores do Kubernetes e/ou projetos relacionados.

14:10 às 15:00 Postgres + Azure = Transformando dificuldades em oportunidades
Marcelo Krüger

É proposto para a conferência uma abordagem apresentando um caso real vivenciado na empresa Neoway, onde foi realizado uma migração de um banco PostgreSQL para a Nuvem da Azure.

Nesta apresentação será relatado as principais dificuldades na migração para a Azure, e como estas dificuldades geraram oportunidades reais de melhoria na arquitetura de banco de dados utilizada pela Neoway.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Automatizando a criação de ambientes com Azure Resource Manager
Wesley Fernando Camargo Machado

Com a utilização de Cloud Computing, o processo para adiquirir novos recursos computacionais é muito mais simples. Mas com essa facilidade existem novos desafios:  Como faço para automatizar a criação de ambientes? Como garanto a padronização dos ambientes? Como posso fazer deploy do meu ambiente de maneira organizada e confiável? Nesta palestra irei demonstrar algumas formas de utilização da API do Azure Resource Manager, que permite criar servidores e outros recursos de cloud em poucos minutos, ou até mesmo segundos de maneira simples e sem necessidade conhecimentos profundos sobre infraestrutura.

16:40 às 17:30 Resolvendo integrações entre sistemas com Serverless
Salvador Torres

Como resolvemos a comunicação entre vários sistemas utilizando arquitetura Serverless (AWS Lambda, DynamoDB e API Gateway). Não usa AWS? Fique tranquilo, vou mostrar como fazer com Google Firebase Functions e Firestore!

ETL é passado: Vida longa ao Stream!
César Lawall / Diego Chavão

Vamos mostrar como o AWS Kinesis pode ser usado para mover petabytes de dados de forma simples e performática. A solução de Stream na Amazon pode ser integrada facilmente aos seus outros serviços para substituir uma solução de ETL.

Nesta apresentação vamos demonstrar a integração entre AWS S3, Kinesis, Firehose e ElasticSearch de forma simples.

17:40 às 18:30 Cloud iFood - Escalando para matar a fome de milhares de usuários
Eduardo Ximenes Soares

O iFood enfrenta desafios de suportar uma grande demanda diariamente e ao mesmo tempo manter estratégias para evolução rápida dadas as perspectivas de crescimento intenso no curto espaço de tempo. A proposta é apresentar como o iFood chegou em um ambiente de grande agilidade e escalabilidade em Cloud Computing, assim como mantemos a nossa grande gama de microserviços.

Vamos discutir sucessos e dificuldades enfrentadas pelos times do iFood para manter a estrutura, stack de tecnologia e automação, além do que está planejado para os próximos passos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, gestores, sysadmins, startups


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.