TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .NET .NET em todas as plataformas!

O .NET Framework permite que você crie aplicações para a Web, Linux, Mac, Windows, Android, Iphone e toda uma gama de placas para IoT.

Venha conhecer mais sobre essa ferramenta multiplataforma fantástica que conquistou o mundo open-source trazendo produtividade e performance para todos os ambientes de desenvolvimento e produção.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entity Framework Core Deep Dive
Andre Secco

Venha conhecer as novas features da versão multiplataforma do ORM da Microsoft. Você verá as diferenças, como configurar e quando utilizar, tudo isso integrado ao ASP.NET Core em sua versão mais recente.

Compartilhe o código com o Visual Studio Live Share
Renato Haddad
Veja como que o Visual Studio 2017 e o Visual Studio Code podem ajuda-lo na tarefa de compartilhar códigos em tempo real, de forma a compartilhar o seu projeto com outro desenvolvedor, alterar códigos, inserir arquivos, executar e debugar ao mesmo tempo em tempo real.
11:10 às 12:00 Uma Abordagem Funcional para Gerenciamento de Erros
Gabriel Schade Cardoso

Gerenciar erros e validações em uma aplicação pode ser um desafio, quando é correto lançar exceções?

Qual a melhor forma para modelar um resultado?

Nesta palestra você verá como criar uma estrutura de código para armazenar e erros comuns em sua aplicação, faremos isso através do caminho dos trilhos (Railway) para uma aplicação tão livre de exceções quanto possível.

Acessibilidade no Visual Studio
Alexandre Santos Costa

É possível se programar sem enxergar? Nesta palestra quero demonstrar meu dia-a-dia no Visual Studio e como a acessibilidade desta IDE não permite apenas a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho como nos coloca em condições iguais de trabalho.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Crie aplicações WEB com Blazor usando C#, Razor e HTML
Renato Haddad
Nesta palestra Renato mostrará o novo experimento da Microsoft para criar aplicações WEB facilmente, usando apenas C#, Razor e HTML. O Blazor roda em todos os browsers com um código .NET no runtime, implementado com WebAssembly. Isso mesmo, já pensou em rodar códigos C# diretamente no browser?
14:10 às 15:00 Dê superpoderers ao seu HttpClient com ASP.NET Core 2.1 e Polly
André Carlucci
No mundo de microserviços e de escalabilidade uma coisa é sempre certa: falhas vão acontecer. Você precisa desenhar sua aplicação para que ela seja resiliente e saiba lidar com estas falhas. Resiliência é a habilidade de se recuperar de falhas e continuar funcionando. Não é sobre evitar falhas, mas aceitar que elas vão acontecer e responder de forma a evitar downtime ou perda de dados. Venha aprender como turbinar seu HttpClient para lidar com estes tipos de problemas e manter sua aplicação funcionando e sempre respondendo a seus usuários.
Microsoft Cognitive Services - quando a máquina te entende.
Marco Diniz

"Oi, tudo bem? O que você está vendo aqui?" - Uma frase simples para nós é um desafio na computação. Entender a intenção em uma conversa, as entidades envolvidas e reconhecer o que se passa em uma imagem era coisa de laboratório, de grandes corporações, mas hoje está acessível para todos nós, essa é a era dos serviços Cognitivos.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Message Broker com Azure Service Bus & Azure Functions
RAFAEL BENTO CRUZ

O Azure Service Bus é um serviço de mensageria na nuvem para integração quando dois ou mais participantes desejam trocar informações. Esse participantes podem ser uma integração, um sistema ou mesmo um micro serviço. Nesta palestra vamos mostrar o conceito de computação distribuída, utilizar o Azure Service Bus para notificação e gerência de fila e o Azure Functions para a leitura da mensagens que foram geradas pelo Azure Service Bus.

Desenvolvendo Smart Contracts com Ethereum Blockhain no Azure
Rogério Rodrigues

Um Smart contract ou contrato inteligente é um protocolo auto executável, criado com a popularização das criptomoedas, dentro do Blockchain, feito para facilitar e reforçar a negociação ou desempenho de um contrato, proporcionando confiabilidade em transações online. Nessa palestra você conhecerá outras várias aplicações em vários cenários reais e como desenvolver Smart Contracts usando Ethereum no Azure.

16:40 às 17:30 Implementando CQRS com MediatR, Entity Framework e Dapper
Lenerson Velho Nunes

O padrão CQRS é conhecido por grande parte dos desenvolvedores, porém, a maioria sente dificuldade em implementar alguma solução utilizando-o. O intuito dessa palestra é desmistificar, através de um exemplo prático, a implementação do mesmo, onde será mostrada a separação entre comandos de escrita e requisições de leitura. Para isso, será utilizada a biblioteca MediatR que facilita a criação da estrutura CQRS, Entity Framework para o tratamento dos comandos e Dapper que realizará a leitura de dados.

C# para código de alta performance
Elemar Rodrigues Severo Júnior

Nessa palestra, compartilho experiências e muito código escrito em C# focado em o máximo de performance. Apresento, um por um, os principais enganos cometidos por programadores na escrita de código e que, se superados, podem ajudar as aplicações a encontrar resultado superior, consumindo menos recursos e diminuindo tempos de processamento.

17:40 às 18:30 Testes de unidade com xUnit
Thaise Raquel Ponciano Dantas

Mostrar um pouco como escrever testes de unidade com o xUnit, verificar coverage, mocar dados, criar dados fictícios para os testes. O básico necessário para escrever testes na plataforma .Net.

Akka.Net & .Net core - Build powerful concurrent and distributed applications
Alexandre Brandão Lustosa

Akka.NET é uma bliblioteca de componentes simples e produtiva para contruir aplicações concorrentes e distribuidas. Bilioteca de alta performance e resiliente, permite contruir de padrões de projetos eslasticos e simples de provisionar em larga escala

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas .net


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.