TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Por um mundo conectado e dinâmico

Nos próximos anos teremos bilhões de dispositivos conectados. Gerando um economia mundial na casa dos bilhões de dólares.

Conectar coisas, equipamentos e sistemas é muito importante para o mundo cada vez mais dinâmico que estamos vivendo.

Temos ainda empresas gigantes e mundialmente conhecida investindo milhares de dólares em produtos e servidos, como por exemplo: Amazon, Google, Microsoft, IBM, etc... Precisamos de pessoas capacitadas, que dominem esse marcado, e que possam desenvolver produtos e serviços conectados, dispositivos inteligentes controlados manualmente ou até mesmo por comandos de voz, e porque não controlados remotamente.

Na trila de Internet das Coisas estaremos procurando apresentar projetos inovadores, tendências de mercado e computação embarcada. Vamos fazer muito networking conectando também as pessoas.....

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Healthcare 2.0: Cloud computing, Inteligência artifical e Internet das Coisas
Vinicius Senger / Renato Barbosa

Nesta palestra vamos apresentar como inteligência artificial, chatbots, assistentes pessoais, dispositivos conectados e computação em nuvem está mudando o caminho da medicina atual. Apresentaremos diversos projetos de IoT e I.A. para alzheimer, uso de Alexa para enfermagem e também como trabalhar com sensores e equipamentos hospitalares conectados.

11:10 às 12:00 Como criar um mundo autônomo e conectado
Jomar Silva

A evolução das tecnologias de hardware, software e comunicação nos últimos anos permite projetar um novo mundo digital, autônomo e conectado. A Internet das Coisas quando utilizada em conjunto com Inteligência Artificial propiciam um novo patamar de aplicações autônomas e conectadas, que serão a base para a criação deste novo mundo digital. O grande desafio neste novo cenário é o imenso volume de dados que precisa ser capturado e processado em tempo real para permitir o desenvolvimento de soluções como carros autônomos e sistemas automáticos de segurança baseado em monitoramento por vídeo.

Na palestra iremos abordar estes desafios técnicos, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, arquiteturas base para o desenvolvimento de soluções autônomas end-to-end e sobre tecnologias e produtos de hardware e software da Intel que podem te ajudar a enfrentar estes desafios de forma otimizada. Serão abordados diversos projetos de software Open Source, bem como repositórios de soluções de código aberto que poderão ser utilizados para acelerar o aprendizado do desenvolvedor neste novo mundo digital, autônomo e conectado.

12:10 às 13:00 Robótica e sistemas integrados inteligentes aplicados ao agronegócio ? de soluções dedicadas às implicações na sociedade
Marcio Geovani Jasinski
Nessa palestra, vamos apresentar as aventuras da Senior Sistemas no mundo da Internet das Coisas. Vamos explicar como foi a jornada de começar com um protótipo caseiro, de pequena escala, para um sensor de silos inovador em termos de tecnologia e custos. Desenvolvido pela área de Pesquisa Aplicada da Senior, o sensor de silos conecta diretamente com soluções na nuvem notificando via SMS os gestores da linha de produção sobre as condições dos silos. Com um piloto executado na Arroz Urbano em 2016, a solução ganhou notoriedade com um prêmio internacional da IBM: Oustanding IoT Solution Beacon Award 2016.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como o seu hardware esta lhe espionando, você sabe?
Luckas Farias

Nesta palestra iremos abordar diversos métodos de espionagem comprovados por meio de dispositivos portáteis, focando em smartphones e seu hardware, porém não nos limitando a isso e abrangindo até mesmo o processo de construção dos CIs que estão presentes nestes dispositivos. Dentre estes métodos estão o uso de comunicação de baixo alcance, uso de SDR, uso de medidores de voltagem, acelerometro e giroscópio ultra sensiveis, cameras com capacidade de processar muito mais do que imagens, etc... E tudo isso bem em baixo do nosso nariz. Assim, com esta palestra mostraremos não só como se proteger, mas como isso está tão presente na nossa vida que acabamos não percebendo.

15:10 às 16:00 Carro conectado + empresa de benefícios = prêmio Inovação
Alexandre Uehara

Como uma empresa de benefícios fez uma parceria com uma montadora para gerar valor para o cliente final (o motorista), utilizando a Internet das Coisas. Case real de uma grande corporação da área financeira, desde a concepção, idealização, construção do projeto até o lançamento no Salão do Automóvel.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Ensino de IoT e medição climática, o que tem a ver?
Carlos Grahl

Ensinar Eletrônica, lógica e programação nas escolas públicas através da montagem de uma estação meteorológica é a proposta do TemperaturaAqui. Estamos fazendo a maior rede nacional de sensores climáticos e todos podem participar. Vamos falar de NodeMCU, Raspberry PI, Crowdfunding, AWS, Minecraft, sensores e muito mais.

17:40 às 18:30 Medição e Controle de Temperatura de um Fermentador de Cerveja usando ESP32
Donato Viana

ESP32 é uma plataforma de desenvolvimento embarcado barata, mas muito poderosa. Nesta apresentação interativa, eu relato minhas experiências construindo um dispositivo medidor e controlador de temperatura de um fermentador de cerveja caseiro. A apresentação aborda aspectos da escolha dos protocolos de comunicação, de interface com usuário, instrumentação e atuador.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Makers, Robistas, Entusiastas da computação física, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.