TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE Aplicações corporativas com o poder da maior comunidade do mundo!

Java EE é uma plataforma consolidada e que se mantém em processo contínuo de evolução. Ao longo dos anos vem seguindo tendências de mercado e tem se mantido alinhada às reais necessidades corporativas.

Por meio de especificações a plataforma oferece às empresas meios de atender resolver os principais problemas de desenvolvimento de software: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade.

Atualmente na versão 8, foi doado para Eclipse Foundation, instituição open source que deve acelerar bastante o processo de desenvolvimento da tecnologia. Nesta trilha você poderá aprender mais sobre os recursos do Java EE e as novidades da nova versão.

Não deixe de participar! Compareça e, se desejar, compartilhe suas experiências.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Bolovo 2.0: Indo do EJB 2.0 ao Domain Driven Design
Alexandre Rodrigues

Em 2007 Phillip Calçado e Paulo Silveira apresentaram o termo Bolovo no evento JustJava para especificar a arquitetura que utilizava as classes BusinessObject (BO), LayerObject (LO), ValueObject (VO) oriundas do EJB 2.0, muito conhecido como design anêmico e que já não se vazia necessária com o JaveEE5. Onze anos se passaram e muita coisa mudou, contudo ainda encontramos a arquitetura Bolovo em novos projetos. O que estamos fazendo de errado? Como mudar?

11:10 às 12:00 Cloud Native Java EE
Rodrigo Cândido da Silva / Bruno Borges

O desenvolvimento de aplicações no ambiente de nuvem já tornou-se ?mainstream?. É fato também que o deployment de uma aplicação Java EE neste ambiente pode ser feito rapidamente, sem muita necessidade de adaptação. Mas, muitos são os desafios enfrentados e as melhores práticas recomendadas afim de extrair todo o benefício (escalabilidade, elasticidade, produtividade, adaptabilidade, resiliência) que este ambiente pode oferecer. Nesta talk iremos demonstrar como tirar proveito dos recursos e serviços computacionais oferecidos pela nuvem (Microsoft Azure) no desenvolvimento de uma aplicação Java EE utilizando os últimos recursos da versão EE 8 (JAX-RS, CDI, JPA, EJB, JSON-P, Servlets, etc).

12:10 às 13:00 Ganhando tempo com novas JSRs
Everton Emilio Tavares

Quando começamos um projeto geralmente temos um monte de coisas que devemos implementar e configurar, e isso consome geralmente muito tempo. Felizmente a comunidade Java possui ótimos projetos que pode nos economizar um valioso tempo. Esta palestra vou apresentar algumas bibliotecas que estão já disponíveis para uso, e que futuramente serão especificações Java, como a java money api e java unit api.

A API de Segurança do Java EE 8 (JSR-375)
Helder da Rocha

Embora a proposta original de uma API unificada de segurança para todas as tecnologias do Java EE não tenha sido alcançada, a versão 1.0 da API de Segurança do Java EE foi lançada ano passado trazendo novidades que tornam a plataforma mais robusta e mais independente de recursos proprietários do servidor de aplicaçaões. Nesta palestra apresentaremos as principais novidades da API de Segurança: os novos mecanismos de autenticação e identity store, mostrando como utilizá-los para autenticar uma aplicação simples no WildFly ou GlassFish usando a implementação de referência (Soteria).

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Spring Framework 5.0 meets Reactive Programming
Claudio Eduardo de Oliveira

Atualmente as companhias estao buscando por sistemas que sao robustos, resiliente, flexiveis. Em outras palavras elas buscam sistemas reativos. Sistemas Reativos construidos sob o Manifesto Reativo sao mais flexiveis, possuem baixo grau de acoplamento e sao altamente escalaveis. O Spring 5.0 traz suporte completo para utilizacao de programacao reativa no framework e implementacoes de drivers para conexao com banco de dados como MongoDb, Cassandra e Redis possuem 100% implementacao utilizando o Paradigma Reativo. Nesta sessao serao apresentadas as novas features do framework e algumas comparacoes com as versoes anteriores, especialmente com foco na performance do framework.

15:10 às 16:00 O Java EE morreu? EE4J é só um plugin? Eclipse não é uma IDE?
Elder Moraes

Poucas plataformas causaram tanto alvoroço nos últimos anos quanto o Java EE. Primeiro, o atraso entre as versões 7 e 8. E quando a versão 8 finalmente foi lançada... surge o EE4J!

O que isso de fato significa para o futuro da plataforma? Será que os grandes players do mercado vão deixar de investir? E o que a Eclipse tem a ver com o isso tudo? Opensource é bom pra minha carreira?

Nesta palestra discutiremos os aspectos envolvidos nessa transição do Java EE, além de mostrar o que vários experts e especialistas tem falado (e feito!) a respeito.

Junte-se a nós para uma conversa esclarecedora sobre as mudanças que envolvem um dos ecossistemas mais relevantes do mundo de tecnologia.

Akka: Brincado com Atores
Fabiano Modos

Akka é um framework que permite desenvolver soluções orientadas a atores na JVM. Está sendo muito utilizado em sistemas de alta concorrência por grandes empresas devido a facilidade em trabalhar de forma transparente com threads, comunicação remota, controle de resiliência e conceitos non blocking . Nessa palestra vamos entender o conceito de atores e como desenvolver utilizando funcionalidades do Java 8 com foco em supervisores, routers e clustering.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Microprofile: JavaEE do tamanho ideal para microserviços e containers
Thiago Gonzaga

Java vem dominando o mercado corporativo há muito tempo, e justamente falando desse mundo enterprise temos a visão de aplicações grandes, pesadas, complexas e monolíticas, mas em um mundo cada vez mais minimalista essas aplicações vem perdendo espaço para os microserviços, aplicações distribuídas, deploy continuo, zero-downtime, com isso JavaEE acaba se tornando "grande demais" pra isso tudo. A iniciativa de microprofile veio para mudar isso e trazer inovação ao JavaEE para esse mundo de microserviço. Nesta palestra vamos falar sobre o manifesto de Microserviços e containers assim como ver exemplos reais de aplicação e otimização de microprofile para ambientes em container.

17:40 às 18:30 Criação de loadbalancer com apache e wildfly utilizando docker.
RAFAEL R BENETTI

Será mostrado como criar um ambiente com load balancer para servidores wildFly (O Projeto open source JBoss Application Server da Red Hat). Vamos explorar suas funcionalidades como o modo standalone e domain jutamente com comandos CLI, simulando uma rede em docker.

Desenvolvimento rápido de microserviços na JVM com Kotlin e Spring Boot
Rafael Chaves

Aprenda como criar e implantar rapidamente aplicações e microserviços na nuvem com Kotlin, Spring Boot, e Kirra, um framework para construção acelerada de aplicações de negócios.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos de Software, Gerentes de Projetos, Líderes de Equipe, Testers, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.