TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Machine Learning Conectar profissionais e difundir o conhecimento de Machine Learning

Conectar profissionais e difundir o conhecimento em relação às tecnologias em relação ao aprendizado de máquina além de apresentação de cases em produção de Machine Learning.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Machine Learning dentro da Globo.com
Renan Oliveira

Nessa apresentação falaremos sobre nossa stack, como construímos sistemas de recomendação usando várias técnicas, como aprendemos sobre o comportamento dos usuário usando Reinforcement Learning e como fazemos predições/análises, mantendo mais de 50 modificações de algoritmos em produção para recomendação gerando impacto em mais de 70 milhões de usuários únicos por mês. Falaremos sobre o nosso ambiente altamente focado em sistemas open-source e como estamos estamos com isso tornando a empresa cada dia mais Data Driven.

11:10 às 12:00 Explainable Machine Learning
Gabriel Saca

Grande parte dos modelos de Machine Learning são considerados caixa-preta, o que pode dificultar tanto sua inspeção pelos engenheiros que os criaram quanto sua utilidade no mundo real e sua aceitação pelo público.

Nós abordaremos técnicas para se explicar predições de modelos caixa-preta baseados em árvores, como Random Forest e Boosted Trees, bem como uma abordagem que permite explicar predições geradas por qualquer tipo de classificador, inclusive com aplicações em processamento de imagens e de linguagem natural.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 É elementar meu caro... NLU utilizando Python em apenas 15 minutos.
Maicon Domingues

Watson e Azure são bons, mas você tem o poder em suas mãos. Em apenas 15 minutos ou menos de codificação e treinamento vou ensinar vocês a desenvolver seu próprio classificador de intenções para chatbots ou até mesmo um interpretador de frases para seus trabalhos de classificação. (Python)

14:10 às 15:00 Modelagem de tópicos com LDA
Gleidson

Vamos falar sobre modelagem de tópicos, explicar Latent Dirichlet Allocation, suas vantagens e desvantagens, e como essa técnica pode ser útil para descobrir estruturas semânticas em conjuntos de documentos não estruturados.

Intel movidius: Neural Compute Stick
João Guilherme Reiser de Melo / Luana Vieira Martinez Bonatto

O Neural Compute Stick é uma placa USB que contém um processador Myriad 2. Esse dispositivo tem como objetivo realizar a inferência de redes convolucionais previamente treinadas. Tem como principal foco de aplicação sistemas de visão offline, permitindo que um acelerador de visão computacional seja facilmente adicionado a dispositivos que usam processadores ARM, drones, robôs, dispositivos IoT, etc. O objetivo da palestra será apresentar o Intel Movidius e mostrar como este dispositivo pode ser facilmente acoplado em diferentes dispositivos utilizando uma Rede Neural Convolucional previamente desenvolvida e treinada nos frameworks Tensorflow ou Caffe.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 RH Analytics - Sistema de predição de pedidos de demissão
Renzo Morales / Daniel Theisges dos Santos

Nesta apresentação, vamos demonstrar a evolução e os desafios para desenvolver uma solução capaz de prever as chances de cada funcionário pedir desligamento. Através de dados históricos dos funcionários, o sistema provê não apenas as chances de pedidos de demissão, como identifica quais variáveis afetam de forma positiva ou negativa a permanência de um funcionário.

Na apresentação, vamos falar dos algoritmos utilizados, as dificuldades em relação a processos bem conhecidos como limpeza de dados, remoção de outliers e análise de correlação em bases de clientes reais. Finalmente, será abordada a performance atual e os próximos passos para tornar a solução mais precisa.

16:40 às 17:30 A Importância da computação de alto desempenho (HPC) para aplicações de Deep Learning dentro de um ambiente de Big Data
Diego Menescal

Num ambiente em que grandes volumes de dados precisam ser processados em curto espaço de tempo, novas técnicas de IA são utilizadas, tal como o aprendizado profundo (deep learning - DL). Entretanto, para que esses modelos de IA sejam executados com a melhor eficiência, é necessário recorrer às técnicas de computação de alto desempenho (HPC) para maximizar o potencial do hardware disponível. Nessa apresentação será mostrado o uso do framework Intel BigDL junto com Apache Spark em modelos de DL, mostrando como o HPC ajuda em IA.

17:40 às 18:30 Marvin - Inteligência artificial de A a Z
Vinícius Vassoler Galhardi

Marvin é a plataforma de código aberto que está ajudando os times de ciência de dados do maior e-commerce da América Latina a produzir modelos capazes de realizar a precificação dinâmica de itens na web e detectar fraudes nas operações financeiras durante a Black Friday. O Marvin é composto de ferramentas, bibliotecas e um poderoso servidor de aplicação que expõe micro serviços capazes de realizar predições em milissegundos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de Machine Learning, Data Science, Analytics, Inteligência Artificial e afins


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.