TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arquiteturas Serverless Escaláveis: Você ainda se preocupa com servidores ?
Fernando Sapata

Com o crescimento dos serviços de nuvem e a necessidade de aplicações escaláveis com microservices é mandatório para os arquitetos de TI entenderem com criar arquiteturas neste novo mundo. E sem servidores! :D

11:10 às 12:00 Explainable Machine Learning
Gabriel Saca

Grande parte dos modelos de Machine Learning são considerados caixa-preta, o que pode dificultar tanto sua inspeção pelos engenheiros que os criaram quanto sua utilidade no mundo real e sua aceitação pelo público.

Nós abordaremos técnicas para se explicar predições de modelos caixa-preta baseados em árvores, como Random Forest e Boosted Trees, bem como uma abordagem que permite explicar predições geradas por qualquer tipo de classificador, inclusive com aplicações em processamento de imagens e de linguagem natural.

12:10 às 13:00 Como o Javascript funciona
Vinicius Kiatkoski Neves

Explicar de forma geral como o Javascript funciona por baixo dos panos e algumas técnicas que podem impactar na performance do seu código. O foco são as pessoas novas na linguagem, mas também serve como um refresh para os mais experientes, já que não é algo que se vê ou discute todos os dias. Vou apresentar o que é Call Stack e Memory Heap, que são a base do Javascript e em sequência introduzir onde que o ambiente (Engine) se faz presente e o que ele adiciona nesse contexto, como Event Loop, Callback Queue e APIs externas.

GraphQL, da especificação à implementação
César Lawall / ALAN GOMES SERAFIM

Criada pelo Facebook, o GraphQL apresenta-se como uma alternativa ao modelo REST que é tão utilizado atualmente. Nesta apresentação, vamos mostrar um pouco da especificação, os problemas que ela se propõe a resolver e uma implementação simples, mostrando como ela encaixa-se perfeitamente com qualquer modelo de dados.

13:10 às 14:00 High Automation Tests e DevOps - Um novo paradigma em Testes de Software
Marco Aurelio Bassi

Estamos passando por um momento de inflexão na disciplina de Testes de Software que vai, por um lado, na falta de maturidade em Testes de Software e por outro lado necessidade crescente de aumento de cobertura, coberturas técnicas e geração automática de casos e de robotização. Muitos dos profissionais de testes estão se perguntando onde podemos chegar com a geração automática de casos, coma a integração de ALM e DevOps com SQA, entre outros desafios conceituais e práticos da área de qualidade de software. O que estamos propondo é um novo paradigma no conceito de automação de testes, implicando em Automação de Casos de Teste, Robôs de Teste, criação de casos de testes com Full Automation.

14:10 às 15:00 Desmistificando a Inteligência Artificial
Stéfany Mazon

Que tal entender melhor como Inteligência Artificial e Computação Cognitiva funcionam? Nessa palestra você verá demonstrações técnicas que abordam as funcionalidades da IBM Cloud, passando por tópicos como IoT, Dev Ops, Big Data e principalmente exemplos práticos de aplicação de Inteligência Artificial com o Watson.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 The Hacker Way ? How Facebook operates at scale
Rodrigo Campos

With over 2 billion monthly active users, Facebook has become a central part of how people communicate. In pursuing its mission of building communities, Facebook needs to operate a massive, globally distributed infrastructure in 10 data-centers, with new features being continuously pushed to our users. This talk will cover how we empower and enable our engineers to move fast, and how production engineering work together with product teams to make sure that we keep moving fast as we grow.

16:40 às 17:30 Aumentando a colaboração do time através de técnicas de análise de negócio
Renata Auler

O time trabalha remoto mas parece que a colaboração e espírito de equipe está baixo? Há como aumentar essa colaboração através de técnicas de análise de negócio como grooming, roadmap em conjunto, gestão de stakeholder e outros!

Personas, como elas realmente fazem a diferença na escrita de User Story
Diraci Junior Trindade da Silva

Ser efetivo na criação de Histórias de Usuários passa diretamente pela identificação do perfil de seus clientes, como se relacionam, quais expectativas e comportamentos. Precisamos e devemos escrever histórias que sejam de fatos significantes e que geram empatia, vamos além do "Como usuário desejo acessar a aplicação."

17:40 às 18:30 Open Source and Blockchain: a marriage made in heaven
Jon Maddog Hall

Open Source has allowed the creation and marketing of new ideas. Crowd-sourcing has opened new ways of funding startups rather than the traditional VC methods. Crypto-currency has opened new doors with the ICO, but blockchains will allow new markets to exist that were difficult or impossible before. Putting these all together will allow an explosion of new markets in areas of the world that have been invisible to the marketplace.

maddog has been working on a variety of open source projects in Brazil that will facilitate this explosion of opportunities, and will show how peer-to-peer technologies such as cloud software and blockchain allow it to happen.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.