TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Empoderando mulheres a seguir carreira na tecnologia

Hoje já não é mais possível ignorar a importância histórica do trabalho que grandes mulheres tiveram na computação, como Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo e Margareth Hamilton, que escreveu as rotinas do computador de bordo do programa Apollo e ajudou a levar a humanidade até a Lua.

A proposta da trilha TDC4Women é dar visibilidade a trabalhos incríveis que mulheres de tecnologia vem fazendo: designers, programadoras, testers, makers e muitas outras. Você poderá conferir palestras inspiradoras sobre dicas de carreira, como se tornar uma maker, primeiros passos em programação e conhecer iniciativas de mulheres na computação

Lugar de mulher é e sempre será onde ela quiser, seja na plateia para aprender mais ou no Palco palestrando e distribuindo conhecimento.

Este é o espírito da Trilha TDC4Women que ainda conta com uma super vantagem: 50% de desconto no valor das inscrições para lotar de mulheres incríveis sobre e em frente ao palco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 From zero to hero
Camila Campos

Como conseguir um primeiro emprego, dado que o pouco que você sabe aparentemente não é nada perto do que pedem nos testes e entrevistas? Como, depois de conseguir uma vaga em um lugar maravilhoso que topou te ensinar tudo, você cresce o suficiente pra conseguir acompanhar a empresa em quesitos técnicos e processuais? Como fazer tudo isso enfrentando os desafios de ser mulher na área de tecnologia?

The mantras that took me from 19 & Pregnant to Internationalization APM
Paula Andrea Hurtado

Prejuicios, etiquetas, paradigmas, a nossa sociedade está cheia deles. Eles cortam as asas de pessoas maravilhosas e as impedem de alcançar o seu potencial. Em esta palestra vou compartilhar um pouco da minha história, em ela quero dar destaque a alguns pensamentos que em momentos de dúvida me fizeram mais forte, e dessa forma quero compartilhar esse poder com quem possa precisá-lo agora ou em algum outro momento.

11:10 às 12:00 Os desafios de uma mulher cega na TI
Michelle Frasson

Sabemos que atualmente as mulheres que entram no mercado de TI são diariamente desafiadas, por estarem fazendo parte de uma área até então dominada por homens, essa palestra tem como objetivo compartilhar os desafios enfrentados por uma mulher cega que conseguiu seu espaço e obteve sucesso na área.

"Black Mirror" - Efeitos colaterais indesejados (ou não) trazidos por novas tecnologias
Carolina Tozzi / Maíra Fernanda de Araújo Santana

Vários ramos de serviços têm usado técnicas de machine/deep learning para reconhecimento facial, personalizar a experiência dos usuários em redes sociais para que vejam o que querem que seja visto. Tais algoritmos podem agilizar processos burocráticos e automatizar, de maneira consistente e escalável, a tomada de decisões. Aplicativos de relacionamento, programas que processam currículos ou ajudam juízes a definir sentença de réus são exemplos de como o uso dessas técnicas está difundido no cotidiano. Na palestra abordaremos alguns efeitos colaterais do uso de algoritmos inteligentes, alguns deles propositais ou reflexo de comportamentos nocivos da sociedade. *Referência à série da Netflix

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Sororidade: como podemos apoiar mulheres a ingressarem na TI?
SHEILA KIMURA
Sororidade é uma das principais base do feminismo, afinal de contas sem o conceito de "irmandade" entre as mulheres, o movimento não chegaria em proporções significativas para impor as suas reivindicações. Se ainda temos a visão da área de TI como ambiente masculino, como podemos apoiar outras mulheres a se juntar à nós e termos representatividade no mercado? Nesta oportunidade iremos conhecer o Lean in Circle e como é possível criar uma rede de apoio na sua cidade! Somos mais fortes unidas! Vamos juntas!
Seja paz em meio ao caos corporativo
Rafaelly Gruber Schoeffel

Ansiedade e stress são males afetam praticamente todos os profissionais em TI. A quantidade de informações que recebemos e processamos é tão grande que muitas vezes nos sentimos cansados logo pela manhã. Pela nossa saúde física e emocional essa palestra apresenta simples atitudes na empresa que nos ajudam a ser paz em meio ao caos.

14:10 às 15:00 "Eu, líder técnica?", uma talk baseada em fatos reais
Camilla Falconi Crispim / Érika Inácio

"Eu não estou pronta!". "Por que eu?" - São perguntas frequentes quando é hora de deixar de ser "apenas" desenvolvedora para assumir um papel de liderança. Ainda mais técnica! Adicione a isso, ser mulher, num time com maioria masculina e com maior senioridade/experiência que você. Compartilharemos experiências de como ser uma liderança técnica efetiva nesse contexto. Como enfrentar a síndrome do impostor e usar de técnicas de facilitação e team building, por exemplo, para descobrir a melhor forma de usar as pessoas do seu time como suporte, tendo como objetivo final o sucesso do time, do projeto - e sua entrega -, e da satisfação da cliente.

Blockchain para mulheres
Solange Gueiros

Blockchain está despertando a atenção do mundo como uma tendência disruptiva e inovadora, que pode aumentar a confiança, a produtividade e a eficiência dos processos. Conheça os fundamentos do Blockchain a partir de uma perspectiva feminina, na vivência de uma desenvolvedora Blockchain.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Segurança: por onde começar?
Thaiane Ferreira Braga

A importância de garantirmos a segurança nas aplicações que construimos é cada vez mais evidente. Entretanto, a oferta de profissionais com esse conhecimento específico ainda é escassa. Há uma diversidade de tutoriais, sites, materiais de apoios e palestras sobre o assunto, mas uma pergunta recorrente é: "por onde começar?". Aqui serão apresentadas algumas dicas e como você pode aprender mais sobre esse universo que deve ter ainda mais representatividade feminina.

Detalhes do machismo! Como perceber?
Mayra de Souza Machado

Nesta palestra compartilho a minha história e como percebi o machismo nos seus detalhes, com uma situação que ocorreu comigo fez com que me posiciona-se e só assim para mudarmos o sexismo, que muitas vezes parte de nós mulheres. A palestra é para informar e compartilhar o aprendizado que tive com essa situação, pois podemos mudar nossa cultura. A cultura organizacional é um reflexo da cultura social, o conhecimento é um passo para a conscientização de replicações que realizamos sem pensar, que é uma replicação de algo que está na sociedade. O passo para mudar é falar o que ocorre com a gente!

16:40 às 17:30 Carreira em QA - from Zero to Hero!
Mariana Elisa Moisés / Natali Cabral
  • Como começamos nossas carreiras em QA (de onde viemos e onde chegamos);
  • Dificuldades enfrentadas;
  • Como está o mercado de trabalho;
  • QA Porque? - motivos para escolherem a área de QA para atuação
  • A história que o QA Ladies uniu.
Mulheres na computação: uma menina por vez!
Rogeria Ramos / Christiane B. De Pelegrin

Você sabe o que é o Technovation Challenge? Pois é, houve uma época em que as mulheres eram muito presentes na área de computação, tanto que a primeira programadora do mundo foi Ada Lovelace, mas esta não é a situação atual. Para mudar isso, queremos incentivar meninas a resgatar seu espaço na área tecnológica. Então, quando soubemos desse programa, abraçamos a oportunidade de motivar e engajar meninas para que elas sintam que podem aprender coisas novas, colaborando entre si e, com o desenvolvimento de aplicativos, percebam que esta pode ser sua futura profissão. E aí, ficou curiosa? Venha saber como esse projeto influencia a vida de meninas do mundo inteiro!

17:40 às 18:30 Liderança Feminina: Oportunidades e Desafios
Luísa Siqueira Gielow

Liderança Feminina: Oportunidades e Desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho

Como todos sabemos ser mulher no mercado de trabalho é sinal de luta diária. Nesta fala abordaremos temas como mundo igualitário, machismos invisíveis, interrupção masculina, estratégias de sucesso e vários outros que darão as mulheres uma visão maior sobre o que elas são capazes de ser e fazer no dia a dia de uma empresa. A proposta desta fala é uma roda de conversa sobre ser mulher no mercado de trabalho, abordando vários assuntos que todas as mulheres devem ter entendimento e saber lidar no seu dia a dia.

Como se tornar cientista de dados - A profissão mais cobiçada do século XXI
Amelia Pessoa

A área de data science é muito extensa e nova e por isso muitas dúvidas ainda existem sobre o que é ciência de dados, o que um profissional dessa área faz e por onde pode-se começar. Essa palestra inicia falando sobre esses conceitos, explica o ciclo de vida dos dados e os diversos papéis que atuam nele. Trás um mapa básico com possíveis caminhos para quem está iniciando na área e apresenta alguns canais disponíveis para aprofundar o aprendizado.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 100,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.