TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Em cenários cada vez mais complexos, a análise de negócios pode ser a luz para gerar o máximo valor com o mínimo investimento.

A análise de negócios é uma área-chave para empresas de todos os portes que têm o desafio de conceber e implementar soluções baseadas em software, com foco na geração de valor, para o negócio e para os indivíduos.

Por isso, exige dos profissionais analistas uma visão cada vez mais sistêmica e atualizada . E para isso, nada melhor do que essa trilha, que a cada ano busca apresentar palestras e cases sobre temas emergentes e complexos do universo da análise negócios.

Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Toolkit Web para Analistas de Negócios: 3 Ferramentas que Vão Salvar o Seu Dia!
Derek Willi

Malabarismo com documentos do office é a rotina de muita gente que trabalha especificando requisitos. Nesta palestra vou mostrar três ferramentas web que facilitarão sua rotina: o bpmn.io para documentação de processos de forma rápida - é leve MESMO; o moqups para criação de abstrações de interfaces de software; e o Azure DevOps para documentação, priorização e gestão de backlog. Com estas três ferramentas é possível criar user stories completas com abstrações gráficas, que auxiliarão tanto os usuários quanto o time de desenvolvimento.

A Transformação da Análise de Negócios frente às Mudanças de Metodologia - Caso Real de Uma Grande Empresa de TI
Alexandre Sacco Xavier / Fernanda Matzenbacher

Como se sabe no nosso mundo tecnológico, as mudanças são frequentes e desafiam nossos profissionais a cada dia. Não muito diferente disso, ocorre com a Análise de Negócio, onde se tem que adaptar a forma como se faz levantamento e gerenciamento de requisitos, para se adequar à metodologia de desenvolvimento de software utilizada. Na Dell enfrentamos esse desafio quando adotamos o Agile, vindos de um modelo forte de Waterfall, e mais recentemente, quando iniciamos nosso caminho no mundo Pivotal, resultando numa forte adaptação da role de Analista de Negócio ou mesmo a transformação desta role, em Product Owner em alguns casos.

11:10 às 12:00 MVP (Minimum Viable Person) - como integrar uma Analista de Negócios em projeto rapidamente
Caetano Oliveira / Laura Lemos

Muitas vezes temos dificuldades em definir quais capabilities uma AN precisa ter, mas entendemos sua importância num time. Pessoas ANs normalmente são as únicas desempenhando este papel no projeto e, por isso, é importante que elas estejam prontas para contribuirem e evoluirem desde o momento que são alocadas. Nesta talk vamos apresentar uma proposta de On Boarding Expresso de BAs para que elas consigam entregar valor desde o início e também tenham as ferramentas necessárias para seu crescimento.

O papel do analista de negócios na agilidade
Camila Capellão

Estamos vivendo um onda de grandes transformações, onde cada vez mais empresas adotam metodologias ágeis. Dentre os principais afetados pela mudança de paradigma, estão os analistas de negócios. Muitos tem receios de ser o fim da carreira por acreditarem em conceitos deturpados de que a análise de negócios não tem mais valor em um modelo ágil, quando na verdade, mais do que nunca, a análise de negócios é essencial na busca pela eficácia dos processos ágeis. Entender o que realmente entregará valor para o cliente e onde este cliente quer chegar dará um excelente ritmo em um time ágil. O analista de negócio poderá atuar de muitas maneiras em uma empresa que adota a agilidade.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Modelando negócios e desenvolvendo clientes através do Design
Kamila Oliveira

Muito tem se falado atualmente sobre como o design tem impactado o mundo dos negócios, com novas soluções de produtos e serviços. Porém, pouco exploramos justamente como o design pode repensar a maneira com a qual a espinha dorsal de qualquer empresa se fundamenta: o seu modelo de negócio. Mas como experimentar, testar, falhar e/ou corrigir um erro, em uma estrutura tão importante e complexa, tão avessa ao risco que é a forma pela qual uma empresa cria valor para seus clientes? Essa palestra visa apresentar um case real de como foi possível estruturar um novo modelo mental e definir uma nova estrutura de negócios em um cenário de alta complexidade.

Pragmatic BA - Acelerando a descoberta
Marcelo Neves

Pragmatic BA - Acelerando a descoberta

O que acontece quando meu negócio é focado em UX?
Guilherme Sesterheim / Débora Costa

Aplicações que não possuem boa usabilidade, experiência e funcionalidades já não são aceitáveis no dia de hoje. É imprescindível que as formas com que interagimos com negócios, sejam aplicações on ou offline, sejam pensadas a fim de unir avanços tecnológicos e inovação para solucionar necessidades de seu público alvo. Abordaremos, através de cases reais, o papel do UX designer além de experiências digitais, apresentando retornos sobre o investimento. Fazer design é pensar em problemas e desenvolver soluções que promovam fluidez e integração entre serviços, estratégias, produtos e tecnologias, sempre mantendo o homem como centro de toda interação.

14:10 às 15:00 Minha (incrível) experiência na Amazon Go com os olhos de um BA
João Azevedo

A maior empresa de e-commerce dos EUA, a Amazon foi a segunda organização no mundo a alcançar o valor de mercado de 1 trilhão de dólares. As estratégias de sucesso (e insucesso) são inúmeras e para uma delas, eu fui especialmente em Seattle realizar uma visita: A loja da física da Amazon, a Amazon Go. Mescla de total autonomia do cliente (sem check-out), protótipos e simplicidade. Uma real experiência do cliente como eixo de toda a construção da solução. Mas os planos da Amazon com a loja são muito maiores do que os olhos e os sentidos podem perceber. É sobre isso que quero conversar com você: - Como funciona (diagrama de contexto) - Usabilidade da loja - Lições aprendidas - Perspectivas

BPM para desenvolvimento de solução tecnológica
Ana Dornelles

Apresentação de conceitos e práticas para uso de BPM para desenvolvimento software. Resumo de conceitos do CBOK. Métodos ágeis e BPM. Importância da Experiência de Usuário - UX.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Lean Inception custo ou desperdício? Como engajar os participantes?
Gabriela dos Santos Corrêa / Mayra de Souza Machado

A Lean Inception tem duração de 1 semana, onde se planeja a entrega do produto de forma incremental. As atividades ocorrem devido ao nível de conhecimento e compartilhamento das áreas de negócio ao técnico. Muitas pessoas pensam que este período é um CUSTO, mas a falta de informação e alinhamento pode gerar DESPERDÍCIO. Uma Inception sem as pessoas chaves não adianta, pois elas trazem as informações e junto constroem colaborativamente o produto, alinhando as expectativas. Venha ter ideias de como convencer e mostrar o valor de uma Lean Inception na sua empresa ou para seu cliente.

16:40 às 17:30 Like a Designer: como o pensamento do Design contribui para a definição de estratégias e requisitos de projetos.
Manoela Nascimento

A complexidade do cenário contemporâneo exige mais do que objetividade. Obter resultados competitivos depende hoje da combinação de análises quantitativas e qualitativas, que considerem as subjetividades do negócio, especialmente dos usuários e clientes envolvidos. Entenda como o processo de Design pode se tornar eficiente para a definição de estratégias e requisitos de projeto.

Desafios na implantação de Design Thinking e Agile Scrum em Times de Apoio
Nôga Simões Corrêa da Silva Tonin / Ruan Carlos Torres

Apresentaremos alguns conceitos de Design Thinking e Agile Scrum (personas, jornada do usuário, touchpoints, jobs to be done, épicos, user stories e as etapas do Agile Scrum - do backlog product até a done increment). A partir disso, mostraremos a story telling dos principais pain points, bem como fatores de sucesso na implantação desses métodos em times de apoio como: Qualidade, Sistemas Internos e Marketing Externo, de uma empresa global de TI com atuação há 26 anos nos mercados nacional e internacional.

17:40 às 18:30 Estamos prontos para a Transformação Digital? Qual o papel do BA/PO em projetos de transformação digital?
Melissa trevisan

A transformação digital é o contexto para um reposicionamento das empresas como negócios digitais, neste meios de transformações constantes, qual o papel do BA no mercado de trabalho? Precismos repensar skills? Reposicionar conhecimentos? Estamos aptos a auxiliar o negócio nesta transformação?

As facilidade de uso de ferramentas de SSBI - Demonstração da análise de uma DRE no Power BI
Rafael Mendonça de Barros

Com as ferramentas de self service BI, o conhecimento e análise de dados ficou muito mais fácil e acessível ao grande público de usuários.

Hoje praticamente qualquer pessoa com pouco conhecimento tem capacidade de desenvolver boas análises sobre o seu negócio utilizando ferramentas como o Power BI.

Nessa palestra eu demonstro de forma rápida como é possível criar visualizações mais interessantes dos seus dados e obter os melhores insights.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios/Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Caetano Oliveira
Caetano Oliveira
Thoughtworks
Derek Willi
Derek Willi
Avivatec
João Azevedo
João Azevedo
Dell Technologies
Laura Lemos
Laura Lemos
ThoughtWorks
Marcelo Neves
Marcelo Neves
CANAL VALOR
Mayra de Souza Machado
Mayra de Souza Machado
Coletivo AÇÃO
Ruan Carlos Torres
Ruan Carlos Torres
CINQ Technologies

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial