TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android e Kotlin Domine a plataforma que domina o mundo e a linguagem que um dia irá dominar

Android é a plataforma mais utilizada do mundo com mais de 2 bilhão de usuários ativos, sendo uma das mais representativas do mercado atendendo, além do mobile, carros, wearables e até mesmo as nossas casas.

O Kotlin é uma linguagem de programação que vem ganhando uma popularidade imensa, sendo a segunda linguagem mais amada entre os desenvolvedores em uma pesquisa publicada pelo StackOverflow, em 2018. Com a oficialização da linguagem pelo Google, o desenvolvedor passou a ter uma necessidade a cada dia que passa de saber desenvolver em Kotlin da mesma maneira que faz atualmente com Java.

Nessa trilha cobriremos assuntos iniciantes, avançados, além de novidades sobre a plataforma e a linguagem, sempre com foco no desenvolvimento nativo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quero ser um Software Engineer, Android!
Ueliton Freitas / Fernando Pinho

Quero começar a desenvolver para Android, por onde começo? Todo desenvolvedor Android já se fez esta pergunta. A proposta do talk é propor um caminho sustentável para ser um bom desenvolvedor num mundo orientado a novidades temporárias. Vamos conversar sobre engenharia de software vigentes na comunidade Android e que se aplicam a outras plataformas. Serão abordadas ferramenta voltadas para CI, CD, automatização de testes unitários, de integração, end to end e UI. Ao término várias referências de livros e cursos conceituados na comunidade.

11:10 às 12:00 Automatizando seu Pipeline Android - da sua máquina até a loja!
Rafael Dion°sio Toledo

Fazer um app Android sair da sua máquina e ir parar em produção não é exatamente um segredo. Mas como fazer isso sem nenhuma intervenção humana? Nessa apresentação vamos conhecer possibilidades de automatização de todo o pipeline de publicação de um app, desde testes, até versionamento automático, atualização de assets e changelog e, claro, upload de APKs (ou App Bundles)

12:10 às 13:00 A More Secure World for Android Apps
Mercedes Wyss

This talk has as objective touch some points for make Android Apps more secure. We will start the talk by studying some real-life cases where there was an absolute lack of security or poorly implemented strategies, in situations like consume web services, SSL/TLS certificates; how use JSON Web Tokens next to JSON Web Signature and JSON Web Encryption, not only for Authentication and Authorization processes, if not for Information Exchange too. Then we will evaluate use some libraries as the SafetyNet APIs like reCAPTCHA; handle permissions in Android; and PaaS technologies for implement User Management, Passwordless and Multifactor Authentication using Firebase or Auth0 Technologies.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Room por debaixo dos panos
Heitor Oliveira

A nova ferramenta de abstração de acesso a dados desenvolvida pela Google para a plataforma Android trouxe uma série de recursos quase mágicos. Mas assim como em tudo na área de desenvolvimento de software, mágicas não existem. Então vamos desvendar os maiores segredos e nuances da implementação dessa biblioteca!

15:10 às 16:00 Flutter vs React Native
Luiz Henrique Nascimento dos Anjos

Após alcançar um bom nível de maturidade, o React Native é a primeira ferramenta lembrada quando se fala em desenvolvimento móvel multiplataforma. O Flutter é um framework com o mesmo objetivo, mas com uma arquitetura muito diferente na sua essência.

Nessa apresentação eu vou mostrar quais as principais diferenças entre os frameworks e como essas diferenças tornam o Flutter uma boa alternativa em alguns casos.

Escrevendo Código Assíncrono Utilizando Kotlin Coroutines
Wellington Costa

Com o crescimento da quantidade de dados trafegados na internet, realizar operações síncronas pode impactar negativamente a experiência de uso e de performance das aplicações. O Kotlin introduziu as Coroutines como uma forma mais limpa e de fácil compreensão para lidar com programação assíncrona, evitando os famosos Callback Hell, onde o código de uma Coroutine é muito parecido com um código sequencial. O objetivo desta palestra é fazer uma introdução sobre o que é uma Coroutine, como criar e utilizar uma, demonstrando a facilidade de trabalhar com elas.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Criando testes automatizados "like a pro"
Diego Santos

Durante o processo de desenvolvimento, é muito comum que você precise alterar códigos pré existentes, em muitos casos escritos por outros desenvolvedores. Como garantir que suas alterações não quebraram o funcionamento de nenhum fluxo? Os testes automatizados vem para ajudar a dar essa garantia e confiabilidade para que o desenvolvedor possa trabalhar de forma livre e produtiva. Nessa palestra vamos contar como evoluímos nossa arquitetura de forma a tornar possível grandes refatorações no projeto sem consumir horas de QA ou impactar o resto do time mantendo tudo funcionando.

17:40 às 18:30 Arquitetura VIPER em Android: funciona? Um exemplo real
Marcella Souza / Larissa Barra

Para resolver o problema comum de Controllers enormes e cheios de responsabilidades (Massive View Controllers), o VIPER - aplicação dos conceitos de Clean Architecture em iOS - se tornou uma alternativa bastante adotada. No universo Android, o assunto arquitetura é uma dor comum de muitos projetos. Será possível diminuir essa dor? Nessa talk vamos contar vários causos, desafios e vantagens de se usar VIPER em um projeto nativo Android que possui cerca de 190 mil acessos diários e é usado em mais de 20 países.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes e interessados na linguagem


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Larissa Barra
Larissa Barra
ThoughtWorks
Marcella Souza
Marcella Souza
Thoughtworks
Mercedes Wyss
Mercedes Wyss
Produactivity

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial