TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Devops e Compliance em fintechs de alto impacto
Jhonatas De Faria

As fintechs como um todo deveriam pensar em compliance, mas lidar com processos é algo difícil de encaixar no dia-dia de uma fintech. Jhonatas Faria, Lider de Devops na Superlógica/PJBank, explica como entender as dificuldades e necessidades de manter os processos que são naturais em modelos de negócio altamente regulamentados e como o Devops não apenas ajuda mas também é fundamental para a maturidade, segurança e estratégia de crescimento de uma fintech.

Jornada DevOps Alelo ? Criando Cultura DevOps Com Habitos Antigos
Flavia Sacramoni / Andreza Medeiros

Será compartilhada a experiência de transformação, com as dificuldades, desafios encontrados e a possibilidade de um modelo hibrido eficiente e com alto valor percebido. A necessidade de "time-to-marketing" motivou a criação de cultura ágil e DevOps, alterando algumas estratégias, processos e ferramentas, mas preservando a governança para não expor os negócios a riscos ou impactos durante essa evolução. A mudança é possível, sem grandes conflitos e em pouco tempo.

11:10 às 12:00 Three Ways: porque eles ajudam tanto na implementação do DevOps no trabalho
Camilla Martins / Pietra Freitas

Vamos falar um pouquinho sobre o three ways, que são pilares do DevOps que auxiliam não só a criar uma cultura DevOps mas impulsionar a excelência em software. Aprofundaremos um pouco na cultura do feedback e o porquê de sua importância na melhoria contínua dos processos e das relações de trabalho.

A Importância da Automação de Testes no Modelo Ágil e no Devops
Cassio Almeida

Em quais testes concentrar meus esforços? Como utilizar e interpretar corretamente a pirâmide de testes? Quanto a estratégia de testes ágeis está ligada ao Continuous Delivery Pipeline DevOps? Como faço um Assessment do meu time e preparo-os para as práticas DevOps?

Se você, assim como eu, já teve ou tem estas dúvidas venha conhecer uma solução que adotamos, baseados no nosso contexto, para preparar diversos times de desenvolvimento em estratégias de teste, integração e entrega contínua, bem como os acertos e erros que estamos tendo.

12:10 às 13:00 A ponta do iceberg DevOps: Pipelines de entrega de software
Guilherme Motta
O objetivo desta palestra é ajudar a alinhar os profissionais de TI com a mentalidade e as práticas de DevOps que permitem a Entrega Contínua. Vamos discutir um pouco sobre o DevOps, o que significa para mim e como eu tenho trabalhado com ele e vou conduzir quem estiver presente em uma jornada para entender que apenas ter um servidor de Integração Contínua não é suficiente. Vamos explorar possíveis etapas para pipelines, diferentes abordagens e possibilidades. Vamos passar por testes unitários, testes de aceitação, mocks, stubs, estratégias de deploy, testes ab, testes não funcionais, tempos de feedback, porque a pirâmide de testes é uma má metáfora e questões relacionadas.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 DevOps aplicado a sistemas embarcados
Diego Garcia / Eduardo WITTER

Nessa palestra, vamos falar sobre softwares embarcados, ver como é feita a entrega contínua deles, considerando a diversidade de plataformas de hardware. Começaremos pela compilação do firmware, passaremos pela automação dos testes e iremos até a disponibilização de uma versão para o cliente. E também sobre as tecnologias usadas no pipeline de entrega contínua, tais como Ansible, Vagrant, Docker, Jenkins, Elasticsearch, como a automação dos testes é feita envolvendo topologias de rede complexas, além da cultura e práticas que possibilitam as entregas frequentes.

Atingindo o Sucesso de Aplicativos Móveis Através de DevOps
CLEBER OLIVEIRA NETO

Desenvolver e distribuir aplicativos móveis não é uma tarefa fácil. Existem desafios únicos relacionados ao desenvolvimento e distribuição de aplicativos móveis quando comparado com aplicativos web. A enorme variedade de dispositivos disponíveis, diferentes versões de sistemas operacionais, diferentes plataformas, integração com diferentes sistemas e a alta expectativa dos usuários são apenas alguns destes desafios. Para ser competitivo nesse cenário, torna-se necessário a adoção de práticas que contribuam para a perfomance do time e garantam a resiliência de seus aplicativos. É sobre isso que vamos conversar. Bora?

15:10 às 16:00 DevOps simplifica Gestão de Mudanças e controles para auditoria
Antonio Muniz

Muitas organizações possuem processos para gestão de mudanças e implantação (GEMUD) que ainda não foram adaptados para a nova realidade digital e impactam diretamente os requisitos de velocidade da transformação digital, como janelas rígidas de implantação (Semanal, Quinzenal, Mensal, etc). O objetivo dessa talk é destacar como a cultura DevOps pode colaborar com cultura colaborativa e automação para adaptar os processos atuais para alcançar velocidade com estabilidade e atender aos requisitos de auditorias. Os participantes serão incentivados a refletir e opinar em como poderão aplicar o conteúdo apresentado em suas organizações.

Eficiência de Custos em DevOps
Julio Machado Faerman

A automação de processos de software por sí já traz diversos benefícios em custos e agilidade, principalmente quando implantados em nuvem. Entretanto, ao mesmo tempo ela frequentemente traz desafios de orçamentação, monitoramento, otimização, comunicação e faturamento. Uma vez em nuvem, onde se paga pelo que se consome, o custo de sua arquitetura e implementação passa a ser um requisito não funcional a ser tratado com a mesma atenção que os demais, como escalabilidade e segurança.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 O canivete suíço DevOps
Daniel Requena

A quantidade de ferramentas que suportam o DevOps é muito grande e não para de crescer, mas com empresas, equipes e aplicações em diferentes graus de maturidade, como escolher as ferramentas que melhor se adaptam a suas necessidades? Essa apresentação trás uma visão metodológica sobre o processo de escolha de ferramentas, levando em consideração fatores como: tipo de infraestrutura, maturidade dos profissionais e características da aplicação. 3 casos reais de automação para diferentes níveis de organização são apresentados para exemplificar o processo de escolha de ferramentas.

17:40 às 18:30 Desenvolvimento e automação na plataforma Cloud Foundry
Cloves Langendorf Barcellos Junior / Rafael Benhur do Prado

As plataformas como serviço (Paas) e o desenvolvimento "cloud native" associados a adoção da cultura DevOps tem mudado o modo como desenvolvemos e entregamos software. Nessa palestra iremos compartilhar a experiência com a plataforma Pivotal Cloud Foundry, exemplificar casos de automação e detalhar como a plataforma em conjunto com a adoção de uma cultura DevOps está mudando o modo como a Dell Technologies está desenvolvendo e entregando software.

DevOps no iFood - Como é nosso dia a dia
Eduardo Ximenes Soares

A equipe de TI do iFood enfrenta desafios de suportar um dos maiores marketplaces da América Latina por dia e ao mesmo tempo manter a velocidade de crescer e inovar como uma Startup. A proposta é mostrar como conciliamos um ambiente de colaboração DevOps com segurança, desempenho e disponibilidade, de forma que o time de TI continue acelerando e suportando as inovações do negócio.

Vamos discutir as estratégias adodata pelo time de infraestrutura para poder escalar e dar autonomia para os times de desenvolvimento entregar e suportar suas aplicações. Vamos abordar assuntos como terraform, Chef, chaos engineering, pipeline, acessos, estratégias adotadas, discussões, entre outros.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Sysadmins, Gestores, Arquitetos de solução, Analistas de Infraestrutura, Analista de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Antonio Muniz
Antonio Muniz
02869875703
Camilla Martins
Camilla Martins
Cortex Intelligence
Daniel Requena
Daniel Requena
Rivendel Tecnologia
Diego Garcia
Diego Garcia
ThoughtWorks
Flavia Sacramoni
Flavia Sacramoni
Gerente de serviços
Pietra Freitas
Pietra Freitas
ThoughtWorks
Rafael Benhur do Prado
Rafael Benhur do Prado
Resource IT Solutions

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial