TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .Net Explore o .NET, do console a nuvem

.NET é um Framework que proporciona um modelo de programação consistente e uma maneira compreensiva de se desenvolver aplicações visualmente fantásticas sem abrir mão da usabilidade, segurança e produtividade da pessoa desenvolvedora.

Nesta trilha vamos falar sobre suas linguagens, recursos e ferramentas disponíveis trazendo novidades do mundo .NET para profissionais que queiram se aprofundar no framework e seu uso com serviços na nuvem.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Regras de negócio loucas, imprevisíveis e um legado de 20 anos! Desafios na migração para C#
Gabriel Schmitt Kohlrausch

Você possui um ambiente legado grande e complexo? Onde regras de negócio estão dispersas em várias partes do código? E agora existe o desafio de migrar para uma plataforma ou framework novo? Se você passou ou está passando por algum destes problemas queremos compartilhar com você um pouco do que apreendemos ao fazer a migração de um sistema complexo com regras de negócio espalhadas por todas as camadas para um novo modelo de domínio.

11:10 às 12:00 Implementando API Gateways com Ocelot em arquiteturas .NET Core e microsserviços
Lenerson Velho Nunes

Aplicações baseadas em arquitetura de microsserviços é necessário unificar o ponto de entrada das requisições a nossas API's. Para tanto, devemos implementar o padrão chamado API Gateway. Nesta apresentação, veremos como implementar tal padrão com a utilização do Ocelot.

ASP.NET Core 2.2, Docker, Azure Container Service & App Service na prática
RAFAEL BENTO CRUZ

Neste palestra iremos conceituar as principais novidades do ASP.NET Core 2.2, Docker e Azure Container Service. Aprenda os principais conceitos do fenômeno dos containers e como publicar a sua primeira aplicação .NET Core com Docker no Azure.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Entregando Microsserviços com Arquitetura Limpa em .NET Core
Tiago Totti

Com o amadurecimento do .Net Core, a plataforma .Net tem se mostrado uma alternativa viável para a criação de arquiteturas escaláveis em núvem pública. Nessa palestra vamos demonstrar o uso do .Net core para a criação de soluções de microsserviços baseados em arquitetura limpa. Além disso, vamos discutir opções de bibliotecas open-source que podem auxiliar na composição de stack de um microsserviço.

Blazor : Utilizando C# no browser
Gustavo Bellini Bigardi

Já imaginou utilizar apenas um stack, uma linguagem, tanto no backend como no frontend? O Blazor é um novo framework que aposta nisso, utilizando o C# e .NET no frontend, fornecendo aplicações SPA através do Web Assembly. Nesta palestra vamos conhecer o Blazor, suas vantagens e desafios futuros, como evoluir de um projeto ainda experimental para um produto oficial da Microsoft.

14:10 às 15:00 Xamarin, como acrescentar um skill na sua carreira sem grande impacto!
Nouara Xavier

Você é um desenvolvedor .NET? Já domina web, services, desktop? Então venha descobrir como dominar mais uma habilidade técnica. Com Xamarin é possível desenvolver apps móveis nativas utilizando C# (ou F#). Venha conhecer de perto e veja como é fácil entrar no mundo mobile sem grandes impactos.

Xamarin.Forms - Do zero a publicação
Juliano Custódio

Nesta palestra, vamos falar sobre o Xamarin.Forms, demonstrando como criar apps nativos para diferentes plataformas e detalhando todo o processo até a publicação nas lojas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Deploy de aplicações com Openshift Cloud e .NET Core
Alexandre Brandão Lustosa
Aprenda como funciona o OpenShift Cloud, a plataforma na nuvem da RedHat para gerenciamento e orquestração de contêiners. Nessa talk, irei demonstrar toda a configuração da aplicação e infra-estrutura, deploy e autoscale de microserviços, tudo isso em poucos minutos.
16:40 às 17:30 Decorator, Composite e Chain Patterns: O poder da extensão de código
Luis Gomes

Utilização de padrões de projetos para obter um código flexível e extensível, testável, com baixo acoplamento e alta coesão, seguindo os padrões SOLID. Como adicionar funcionalidade ao código existente, apenas alterando a ordem das injeções de dependência.

Codificação Defensiva vs Codificação Reativa!
Alexandre Rodrigues

Já encontrou funcionalidades e um sistema que nunca são usadas? Ao dar manutenção encontrou uma complexidade exagerada? Sua aplicação processa, grava e armazena dados que nunca são usados? Você você respondeu sim a qualquer uma dessas questões pode estar sendo vítima da "Codificação Reativa". Saiba como evitar isso usando técnicas oriundas do desenvolvimento ágil para dentro do código fonte da sua aplicação.

17:40 às 18:30 Os limites da sua realidade desafiados pela computação quântica
Igor França

Mesmo não sendo (ainda) um fisico, existem coisas que a maravilhosa internet nos ajuda a entender, e quando se trata do futuro, a computação quantica já está batendo na nossa porta! Com investimento pesado e muitas ferramentas pra surgir, a Microsoft (na minha opinião) teve a brilhante ideia de tentar aproximar engenheiros dessa maravilha, trazendo um simulador quântico para o .NET Core! E junto com isso a linguagem de programação Q#, linguagem desenhada para elaborar os mais complexos problemas de física quantica direto do seu notebook!

Reconhecimento facial utilizando o Azure Cognitive Services
Vinicius Mussak

Nessa apresentação vamos ver o quanto é fácil reconhecer pessoas utilizando os serviços cognitivos do Azure

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores e entusiastas da plataforma .net que desejam se aprofundar em suas linguagens e formas de uso na nuvem.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Lenerson Velho Nunes
Lenerson Velho Nunes
Lenerson Nunes - Software Engineering
Luis Gomes
Luis Gomes
Braspag
Nouara Xavier
Nouara Xavier
unico IDTech
RAFAEL BENTO CRUZ
RAFAEL BENTO CRUZ
Electric Dreams
Tiago Totti
Tiago Totti
DBServer

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial