TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

"Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo. A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Extração de Dados a Partir de Documentos e Imagens
Cristiano De Lucca

Extrair dados a partir de imagens é uma tarefa complexa, que exige aplicação de métodos avançados de analise e reconhecimento. (AKA processamento de imagens) Para isso existem diversas bibliotecas e serviços on-line que podem ser utilizados, porém devemos observar que para cada tipo de dado há um método mais eficiente. Nesta palestra veremos os métodos existentes e os resultados obtidos em um sistema de arquivamento digital.

Testando a sua camada de persistencia com o Database Rider
Rafael Pestano

A preparação de dados em testes de integração que envolvem o banco de dados é uma tarefa importante porém nem sempre trivial. É preciso que a cada teste o banco esteja em um estado desejado e ainda que um teste não interfira no outro.

Com o DBRider podemos descrever o estado do banco de dados antes da execução dos testes. A biblioteca se usa de annotations e arquivos yaml, json, xml ou csv para a criação de datasets o que deixa o código do teste bem mais limpo.

Nesta apresentação iremos ver a principais features do Database Rider usando como exemplo uma aplicação SpringBoot e rodando os testes com Junit5.

11:10 às 12:00 Precisamos falar sobre "var" no Java
Ruan Victor Da Paixão Silva / Guilherme Reis

O Java 10 trouxe uma nova palavra reservada: var (JEP 286). Com isso agora conseguimos construir códigos menos verbosos na hora de trabalhar com variáveis locais. A JEP 323 acabou de chegar, seguindo os lançamentos semestrais do Java e a novidade é que também podemos usar "var" em nossas funções lambdas. Vamos ver como podemos utilizar no nosso dia a dia.

Bolovo 2.0: Indo do EJB 2.0 ao Domain Driven Design
Alexandre Rodrigues

Em 2007 Phillip Calçado e Paulo Silveira apresentaram o termo Bolovo no evento JustJava para especificar a arquitetura que utilizava as classes BusinessObject (BO), LayerObject (LO), ValueObject (VO) oriundas do EJB 2.0, muito conhecido como design anêmico e que já não se vazia necessária com o JaveEE5. Onze anos se passaram e muita coisa mudou, contudo ainda encontramos a arquitetura Bolovo em novos projetos. O que estamos fazendo de errado? Como mudar?

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Koltin: Conhecendo features de uma linguagem moderna
Fabrício Rissetto

Kotlin é uma linguagem recente que compila para a JVM e vem ganhando grande popularidade, tendo se tornado a linguagem oficial do Android em 2017, passou Clojure em número de perguntas no StackOverflow e está virando a linguagem oficial backend para muitas empresas. Os mais ousados profetizam que ela é a "sucessora" do Java. Nessa apresentação irei mostrar algumas das principais features da linguagem e justificar porque uma Startup, sem absolutamente nada da JVM em sua stack, decidiu migrar seus serviços backend para esta linguagem.

14:10 às 15:00 Código limpo: um passo de cada vez
Ana Clara Ribeiro Di Bragança / Thaiane Ferreira Braga

Você é daquelas pessoas que pensam que fazer um código limpo é saber arquitetar todo o código e abusar de padrões de projeto? Já parou pra pensar que mudanças pequenas de mindset se bem aplicadas podem ser extremamente eficientes? Utilizando práticas como pareamento, revisão de código e feedbacks, é possível aprender e praticar continuamente visando um dia-a-dia saudável de desenvolvimento. E o resultado? Menos bugs em produção, refatoração constante, melhoria na manutenção de código e paz no coração.

Reactive microservices com Spring Webflux, Kafka e Cassandra
Cléber da Silveira / Vinicius Soares

A apresentação terá como característica o descritivo e prático da implementação de microservices usando reatividade. Irei abordar concorrência, assincronicidade de forma prática com threads e APIs assíncronas do Framework WebFlux, inserções async no Cassandra e produtores e consumidores do Kafka utilizando java.util.concurrent e reactor.core.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Reactive Programming com Java e Spring
Tomas Kroth

Programação reativa ganha cada vez mais tração no mercado e necessita de uma maneira completamente nova para pensar software.

Nessa palestra teremos uma visão inicial e alguns exemplos de como usar Reactive Programming para solucionar diferentes tipos de problemas.

16:40 às 17:30 Kotlin na vida real
Bruno Cavalcante Soares

Vou mostrar um exemplo de aplicação baseada em uma aplicação real, utilizando kotlin no backend com spring boot.

Executando Java na nuvem sem se preocupar com o deploy
Daniel Tonezer Mendes

Aprenda como disponibilizar seu código Java na nuvem sem preocupações com a infraestrutura e mantendo seu código totalmente desacoplado do ambiente de execução usando Spring Framework.

17:40 às 18:30 Stateless Microservice Security via JWT, TomEE and MicroProfile
Otávio Santana
Microservices based architecture seems to be the common convergence point in the industry. But when it comes to security we are still struggling to evolve from monolithic systems or people oriented architecture. This presentation will be focusing on this landscape and explain how to leverage the quickly evolving MicroProfile JWT specification to secure Microservices and in a fully stateless and scalable manner. We?ll introduce the specification in a quick and no nonsense fashion and move on to several code examples that show how to setup JWT verification and obtain trusted claims via lookup or dependency injection. For our playground, we?ll be using Apache TomEE, fully open source lightweight Java EE server and MicroProfile implementation.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, estudantes e entusiastas da Linguagem e Plataforma Java


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Guilherme Reis
Guilherme Reis
Thoughtworks

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial