TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Management 3.0 e Gestão Ágil Inovação, Liderança e Gestão

Management 3.0 é um movimento de inovação, liderança e gestão, redefinindo a definição de liderança tendo a gestão como uma responsabilidade de grupo. É sobre trabalhar junto para encontrar a forma mais eficiente para que o negócio atinja os seus objetivos enquanto mantêm a felicidade dos trabalhadores como uma prioridade.

Como podemos criar equipes ágeis atuando como unidades auto-organizadas, oferecendo um valor contínuo rápido e com os indivíduos motivados corretamente? Nesta trilha teremos palestras dinâmicas com o público e cases práticos, tanto de sucesso como de falhas. de times e empresas que estão usando essa e outras abordagens nos seus projetos. Lições aprendidas, dificuldades, técnicas, é nesta trilha que você encontrará todos estes itens.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Cara Gente Branca do RH
Andreza Rocha

Nessa talk, com plano de fundo da série CARA GENTE BRANCA da Netflix, vou abordar como e por quem são realizados os processos seletivos nas empresas de Tecnologia. Quem são as pessoas que escolhem pessoas? Quantas pessoas negras você conhece que trabalham em empresas de TI?

Como comprender, conhecer e combater os viéses inconscientes, que nos fazem contaminar as decisões e consequentemente o processo de escolha das pessoas que vão trabalhar nas empresas.

Vamos juntos entender como tratar o racismo em processos seletivos ,com cases práticos e dicas valiosas de como iniciar esse debate nas organizações.

11:10 às 12:00 Métricas ágeis de fluxo: Como apontar a soluções simples para conversas... não tão simples
Patricia Trejo

O objetivo é mostrar que através de números e dados concretos que surgem do mesmo comportamento de uma equipe de desenvolvimento de software é possível ter melhores dados relacionados ao desempenho do time, melhores previsões sobre datas, sobre quais práticas tornam a equipe funcionar melhor ou causar perturbações.

Os números são base para experimentos dentro da equipe, para monitorar o projeto, para previsão, para aumentar riscos, para conscientizar e motivar a equipe, entre outros. Conversar com base em números e não com base no que cada pessoa acredita ou pensa, torna possível levar as conversas que não são simples para soluções e conclusões simples, precisas, e até mesmo em menos tempo

12:10 às 13:00 Software for Happiness - SW4:D
Marcio Namiki / Sócrates Lopes

Por que as pessoas saem das empresas? Por que times com excelentes profissionais nem sempre ficam satisfeitos com o resultado de suas entregas? Se você tem estes questionamentos então temos algo em comum. Que tal ouvir um pouco sobre a experiencia que vivemos usando conceitos de Software 4 Happiness (aka SW4:D). SW4:D é uma reunião de conceitos que compilamos, pautados no Humanismo, onde o mais importante não é provar que você está certo, mas sim unir forças em prol da construção de algo significativo que potencialize a realização humana e seja bom para todos: você, a comunidade local e global e o meio ambiente. Resultado: software e times excepcionais.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Kudo Wall - Motivando pessoas através do reconhecimento
Roberta Koche

A Trinca iniciou em 2017 a prática dos kudos, hoje temos uma cerimônia mensal para leitura dos mesmos onde as pessoas reconhecem, parabenizam e agradecem seus colegas. Isso ajuda na integração, motivação e engajamento. Mas o caminho não é fácil, saiba o que deu certo, o que deu errado, os aprendizados e o resultado de tudo isso.

Delegation Board - como empoderar seus colaboradores através dessa poderosa ferramenta.
Rafaela Sampaio

Para que possamos delegar, é necessário deixar claro quem decide e o quê. O Delegation Board é uma poderosa ferramenta do management 3.0, que mostrar exatamente este nível.

Os níveis vão desde a situação em que o Líder possui total autonomia para tomar a decisão, até o último nível, em que o poder da decisão está nas mãos do colaborador, sem a interferência do gestor.

15:10 às 16:00 Estou só existindo ou me comunicando?
Priscila Elpo
Nascemos nos comunicando, mas ao longo de nossas vidas nos deparamos com falhas de comunicação tão pequenas, mas cujas consequências podem ser devastadoras. Ao lidar com as nossas vidas profissionais, essas falhas se tornam mais frequentes e podem arruinar o melhor dos projetos. Como saber se estou realmente sabendo me comunicar? Essa palestra busca te dar dicas pontuais para melhorar a sua comunicação, diminuir as falhas e aumentar o sucesso dos seus projetos!
Valores individuais e de sua equipe?
Guilherme Motta
Os valores são o que você como um indivíduo leva em consideração quando você toma decisões ou age em um determinado contexto ou situação. O que justifica o que você faz? O que motiva você? O que faz você se sentir bem?
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Moving Motivators - Entendendo os diferentes perfis no seu time
Bruna Figini

Motivação! Todo mundo gosta de pessoas motivadas, e em times ágeis isso é fundamental visto que o auto-gerenciamento é esencial para o bom andamento do time. Mas, como motivar os diferentes tipos de perfis? Temos mesmo a habilidade de motivar as pessoas ou nós apenas oferecemos ferramentas para que elas se motivem? Nem todo mundo se motiva com aumento de saláro ou com pizza grátis no happy hour da empresa. Vou passar a minha experiência com diversos perfis e o resultado da utilização dos cards Moving Motivators do curso de Management 3.0.

17:40 às 18:30 Vai spotifizar? Lembrou da confiança e da autonomia?
Daniel Wildt

Guilds, chapters, comunidades de prática, squads... tem nomes para tudo o que é lado. Mas... você lembrou de trabalhar a confiança e autonomia das equipes?

Vamos falar sobre estes dois conceitos e ver que alguns princípios ágeis precisam estar acima das práticas e estruturas de trabalho.

Adotando OKRs: o desafio de atender as necessidades do usuário e do negócio
Rafaela Fonseca / Andressa Chiara

Ao criar um produto, é muito fácil pensarmos no retorno financeiro que queremos, nas necessidades do negócio. Porém, esta visão deixa de fora uma questão central: como o que estamos fazendo vai melhorar a vida das pessoas? O que justifica este esforço e investimento, tanto do nosso lado quanto do lado do nosso usuário? Através do uso de OKRs, vamos mostrar como fazer com que objetivos de negócio se unam à nossa missão no mundo, melhorando motivação do time, resultados para a empresa e, sobretudo, mudando a vida do seu cliente.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes, Coordenadores, Desenvolvedores de Software, Agile Coach, Scrum Master, Product Owner, Analistas em geral.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andreza Rocha
Andreza Rocha
Nasc / BrazilJS
Daniel Wildt
Daniel Wildt
uMov.me | Wildtech | mais.dev | desenlatar
Patricia Trejo
Patricia Trejo
Project Manager
Rafaela Fonseca
Rafaela Fonseca
Knowledge21

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial