TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Além da sintaxe elegante e legibilidade, até onde o Ruby pode te levar?

Favorita entre as startups, Ruby é uma linguagem de programação multi-paradigma desenvolvida nos anos 1990 e amplamente utilizada hoje em dia, especialmente conhecida pelo fácil entendimento e rápida escrita.

A comunidade Ruby também é famosa pela disseminação de metodologias ágeis e testes automatizados.

A linguagem também vem se modernizando e acompanhando as tendências e necessidade de desenvolvedores e do mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aplicações orientadas a eventos com EventMachine
Diego Garcia

EventMachine é uma biblioteca orientada a eventos (event-driven I/O) para Ruby. Através dela é possível criar aplicações simples, de alta performance e escaláveis usando toda elegância do Ruby.

O objetivo é demonstrar alguns exemplos práticos de aplicações orientada a eventos, utilizando o padrão React. Exemplos que serão explorados: Twitter streaming API, Redis (Pub/Sub), HTTP requests, entre outros.

GraphQL & beyond
Felipe Soares

Aplicações maiores, APIs confusas, dados de mais, dados de menos, a personalização e explicitação trazida pelo GraphQL se propõe a dar um jeito nisso. Como podemos manter um código legível e menos complicado delegando os estados de uma aplicação e redescobrir a forma de construir APIs e consumir as mesmas de forma elegante e explícita.

11:10 às 12:00 Arquitetura Hexagonal: mantendo sua aplicação saudável
Camila Campos
Todo mundo fica frustrado quando demora muito mais do que deveria para entregar uma feature que era pra ser simples. É aí que surge a Arquitetura Hexagonal, também conhecida como Ports & Adapters, cujo objetivo é minimizar o trabalho de criar ou fazer modificações em um software. Essa talk irá apresentar o que é essa arquitetura, por que ela existe e como ela funciona, passando por todo o caminho que um recurso faz no software, desde seu ponto de entrada, até a persistência.
Uma introdução ao ActionCable - Exemplos da melhor implementação WebSockets para Rails
Rodrigo Jardim

WebSockets são a forma mais fácil de ter atualizações em RealTime em qualquer aplicação web hoje, e até pouco tempo atrás tinhamos que correr para implementações Node.js, Elixir ou qualquer outra linguagem para a nossa aplicação Rails, mas o Rails 5 nos trouxe esta excelente API de WS, de fácil instalação e já integrada ao framework. Uma API fácil de usar no Backend e no Frontend da aplicação, poupando tempo e stress na implementação, e com um deploy fácil e rápido, deixando mais tempo livre para você focar no que realmente interessa!

12:10 às 13:00 Os pilares da integração
Rodrigo Boniatti

Integração no mundo de software é um dos assuntos que mais gera dor de cabeça, ter que integrar com diferentes sistemas que se comunicam de formas distintas é uma tarefa que exige muito trabalho e precisa ser bem arquitetada. Nessa talk irei mostrar algumas arquiteturas que nos ajudam a contornar essas situações, como a arquitetura hexagonal, além de como o ferramental Rails, com background jobs, serializers, adapters, http clients e outros podem facilitar nossas vidas.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como usar o Arel e outros métodos do ActiveRecord para manter a sanidade do código
João Paulo Lethier

O Rails traz várias facilidades para o mundo do programador, e uma delas é o uso do ActiveRecord como ORM, que facilita muito a comunicação com o banco de dados. Mas o ActiveRecord tem limitações na hora de fazer queries quando queremos valores maiores ou menores que um parâmetro ou até queries envolvendo muitas condições e/ou tabelas. Nesses casos podemos usar o Arel para evitar escrevermos muito SQL no meio do nosso código. O objetivo da palestra é como com algumas boas práticas de uso do ActiveRecord e do Arel é possível manter um código limpo e fácil de manter.

Artificial Intelligence with Ruby
Natalia Raythz
  • Introdução
  • O que é a inteligencia artificial
  • Onde Ruby entra na história?
  • Ruby pode facilitar AI?
15:10 às 16:00 A importância da programação para crianças e jovens
João Paulo Saraiva Farias

Com a crescente demanda por tecnologias, está cada vez mais importante aprender programação. A programação de computadores ao mais jovens, não apenas traz uma forma de raciocínio, mas também de inclusão em sociedade e resgate de autoestima.

Mantendo Milhares de Usuários Atualizados Utilizando Pub/Sub do Redis e Ruby
Matheus Teixeira

Como exploramos as funcionalidades de Publisher/Subscriber do Redis para manter os dados de milhares de clientes atualizados o mais cedo possível nas ferramentas de Análise e Business Intelligence da Resultados Digitais.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Ruby internals! Understanding how GC works
Alisson Bruno

Ruby é uma das mais populares linguagens de programação no mercado, porém, só usar a linguagem não é ideal para um desenvolvedor que queira extrair o melhor da ferramenta. Nessa palestra vou exemplificar como o Ruby GC trabalha, seus benefícios e atuais problemas.

Artoo, nosso pequeno robozinho com o coração de Ruby
Eloisa Potrich

O Artoo possui um sistema extensível para conexão a dispositivos de hardware.

17:40 às 18:30 Uma Aplicação Ruby On Rails Integrada com GraphQL, a Linguagem do Facebook para APIs
Sergio Antonio de Souza Lima

GraphQL, é uma linguagem de consulta para APIs projetada pelos engenheiros do Facebook, criadores da famosa rede social de mesmo nome. Criada pela equipe do Facebook em 2012, GraphQL começou a ser usada nos aplicativos desta empresa, e em 2015, esta solução foi disponibilizada como open source. O problema que eles enfrentaram e que serviu de motivação para criar esta solução, era obter os dados necessários para o feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis, usando conexões de rede lentas. Vamos mostrar como implementar o GraphQL numa aplicação API em Ruby On Rails, criando assim, um servidor de dados sem usar o tradicional REST.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 8 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

De iniciantes a experientes em desenvolvimento de software.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alisson Bruno
Alisson Bruno
Software Developer
Camila Campos
Camila Campos
Genial Care
Diego Garcia
Diego Garcia
ThoughtWorks
Felipe Soares
Felipe Soares
Codeminer 42
Matheus Teixeira
Matheus Teixeira
Resultados Digitiais
Natalia Raythz
Natalia Raythz
Quality Engineer
Rodrigo Boniatti
Rodrigo Boniatti
Codeminer 42
Rodrigo Jardim
Rodrigo Jardim
Brightwire

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial