TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como utilizar a Virtualização de Serviços para agilizar seus testes
José Ernesto da Silva Barbosa

Nesta palestra demonstraremos como utilizar a virtualização de serviços para contribuir na produtividade da sua equipe. Utilizando a ferramenta WireMock, é possível mitigar os impactos de problemas de ambiente e construir mocks de forma colaborativa, para que frases como "o ambiente está fora, então não da pra testar" ou "só dá pra testar o que o desenvolvedor fez no mock" sejam cada vez menos frequentes.

Meu trabalho é jogar? - Os testes na indústria de jogos mobile
Carollina Scussel / Yuri Luz de Almeida

Apesar de estar em constante crescimento e expansão de vagas, a indústria de jogos ainda está aprendendo a testar seus produtos. Diversas oportunidades são oferecidas no mercado, mas poucas pessoas estão dispostas a enfrentar esse desafio. Mostraremos como os testes em jogos são realizados e quais as dificuldades foram enfrentadas pela nossa equipe de QA na Gazeus Games, além das habilidades a serem exploradas. Apresentaremos também, os tipos de testes realizados atualmente e a transição dos testes em modelo cascata para os testes ágeis no setor de entretenimento. Por fim, exibiremos um de nossos cases de sucesso mundial, onde essa mudança foi aplicada e em seguida seus resultados.

11:10 às 12:00 A ciência de dados em redes sociais: uma análise sobre o Facebook
Leonardo Sapiras

A palestra tem como objetivo geral abordar os tipos de dados que podem ser obtidos por meio de APIs em Redes Sociais, o que pode ser feito com eles, e os cuidados com aspectos de privacidade. Será apresentado um estudo de caso que analisou publicações do Facebook, por meio de sua Graph API, demonstrando o processo de coleta, pré-processamento e mineração de diversos tipos de dados, sejam eles estruturados ou não (tais como documentos textuais). Será explicado como mesclar diferentes ferramentas para facilitar o trabalho do cientista de dados, que busca em redes sociais informações úteis para modelos de negócio inovadores.

12:10 às 13:00 A More Secure World for Android Apps
Mercedes Wyss

This talk has as objective touch some points for make Android Apps more secure. We will start the talk by studying some real-life cases where there was an absolute lack of security or poorly implemented strategies, in situations like consume web services, SSL/TLS certificates; how use JSON Web Tokens next to JSON Web Signature and JSON Web Encryption, not only for Authentication and Authorization processes, if not for Information Exchange too. Then we will evaluate use some libraries as the SafetyNet APIs like reCAPTCHA; handle permissions in Android; and PaaS technologies for implement User Management, Passwordless and Multifactor Authentication using Firebase or Auth0 Technologies.

13:10 às 14:00 Data Driven Product Development
Marco Rosner

Como construir/evoluir um produto deixando todas as decisões serem tomadas por seus usuários? Através do processo de elaboração de hipóteses, levantamento de métricas de desempenho, testes ABs e análise de dados todo o poder de decisão fica a cargo dos usuários. Essa palestra mostra como esse processo está direcionando as tomadas de decisões no Globo Play.

Fazer Product Discovery mais rápido X Reduzir a distância entre Product Discovery e as expectativas de resultado da Empresa.
Haendel Sindra

Você e sua gerência tem se questionado sobre como podem reduzir o tempo de Discovery? Os stakeholders têm uma impressão de que o tempo para se ter clareza do problema é muito elevado? Além disso, quando a entrega é realizada ainda permanece um sentimento que as soluções ficaram inacabadas?

Estes eram os maiores questionamentos, sem respostas, que levaram nosso time a redesenhar um processo de Product Discovery seguindo as premissas:

  • Foco em um processo colaborativo entre PM, Designer e Devs.

  • Busca pela alta velocidade de iterações e eliminação de Riscos.

  • Definição de métricas, a fim de monitorar a evolução de um Outcome, alinhando expectativas para a Empresa e Stakeholders.

14:10 às 15:00 Criatividade com PNL - O método Walt Disney
Alisson Lima

O sucesso de muitas pessoas e empresas está diretamente ligado a sua capacidade de se adaptarem e desenvolverem produtos e soluções inovadoras. Como requisito para que a inovação aconteça, é necessário que ambientes corporativos e profissionais tenham em sua biblioteca de recursos uma ferramenta muito importante: a Criatividade. Nessa apresentação você aprenderá uma das metodologias de criatividade mapeada pela Programação Neurolinguística de mais sucesso de todos os tempos, o Método Walt Disney.

O mundo em 2030: visão de tendências da Singularity University
Rafael Bortolini

O conteúdo da apresentação foi elaborado a partir dos aprendizados que tive como aluno da Singularity University ("SU"). A SU é uma ?universidade? diferente. Foi fundada pelo futurista Ray Kurzweil e pelo empreendedor Peter Diamandis, e funciona dentro do NASA Ames Research Center, no Vale do Silício, Califórnia, EUA. A SU estuda tecnologias com crescimento exponencial, ou seja, que tenham o potencial de crescimento e impacto que pode transformar economias, empresas e o nosso próprio estilo de vida. Nessa apresentação vamos ver como a Singularity vê o mundo em 2030 e além.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O Agile Coach pode (e em alguns momentos deve) ser técnico
Elias Nogueira

Você e eu vemos o que acontece no mercado: uma explosão de pessoas com o título de Agile Coach, focando muito no Coach e menos no Agile. Quando focam no Agile muitos se prendem a um único framework, mas todos esquecem de uma coisa importante: a agilidade foi criada para o desenvolvimento de software. Com isso o Agile Coach também passa a ser parte importante disso entendendo e ajudando tecnicamente times de desenvolvimento. Quero compartilhar a minha experiência, como Agile Coach, atuando exclusivamente na parte técnica com times de desenvolvimento.

Making People Awesome
Alexandre Freire
Steve Jobs sempre perguntava aos seus colegas, ?Quais benefícios incríveis podemos dar aos nossos clientes? Até onde podemos levá-los?" Usando Modern Agile nos perguntamos como tornar as pessoas no nosso ecossistema incríveis. Incluindo as pessoas que usam, fazem, compram, vendem ou financiam nossos produtos ou serviços. Aprendemos sobre seu contexto, suas dores, o que os segura pra trás e o que eles têm ambições de conquistar. Como podemos torná-los incríveis? Nessa palestra vou falar do princípio de Modern Agile ?Make people awesome? e compartilhar algumas histórias de como tentamos viver esse princípio no Nubank.
16:40 às 17:30 Hiperconvergência para todos
Marcos Sungaila

Hiperconvergência é algo desejado por todos e há vários cuidados a tomar para evitar armadilhas na sua implementação. Como começar? Qual caminho seguir? Veja como implementar uma estrutura de hiperconvergência e quais recursos escolher para não ser pego de surpresa em um situação crítica.

Prepare-se para a Lei Geral de Proteção de Dados
Rodolpho Ugolini Neto
Depois da GDPR (General Data Protection Regulation), que começou a valer no dia 25 de Maio de 2018 na União Europeia, chegou a vez das empresas brasileiras se adaptarem a uma regulamentação que determine como os dados dos cidadãos podem ser coletados e tratados, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Assim como a regulamentação europeia, a LGPD vai mudar a forma com que as organizações operam ao estabelecer regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, elevando o nível de proteção e promovendo penalidades significativas para o não cumprimento da norma. Sancionada em agosto de 2018 , a lei começará a valer em fevereiro de 2020 e nessa palestra exploraremos os impactos e como sua empresa pode adaptar seus processos e a sua infraestrutura de sistemas para se adequar a essa nova exigência.
17:40 às 18:30 Caninos Loucos: The dogs are barking
Jon Maddog Hall

Eight years in the making, the Caninos Loucos project of creating low-cost "single-board" computers is finally here. Recognized as being the hardware platform of Brazil's National Internet of Things program. the platform currently consists of the "Pulga", a small sensor computer, the "Labrador" a "Raspberry Pi makeover" and the Subutai(tm) Blockchain Router, which is a broadband router on steroids that also mines cryptocurrencies. This talk will describe the features of the three machines and discuss projects which are already using them.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alisson Lima
Alisson Lima
NS Tecnologia
Carollina Scussel
Carollina Scussel
Gazeus Games
Haendel Sindra
Haendel Sindra
Resultados Digitais
Marco Rosner
Marco Rosner
Globo.com
Marcos Sungaila
Marcos Sungaila
Oracle Brasil
Mercedes Wyss
Mercedes Wyss
Produactivity

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial