TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Deploy Contínuo de Software Legado: Loucura ou Genialidade?
Alexandre Freire
Imagine que sua equipe vai substituir um sistema legado com mais de década em produção, um produto chave da empresa, responsável por grande parte da receita. Não só vocês vão rescrever numa nova linguagem, precisam mudar o banco de dados e protocolo de comunicação com vários outros sistemas... Parece um desafio? Pode parecer loucura, ma pra lidar com o risco escolheamos uma estratégia baseada em um dos avanços da agilidade técnica: Deploy Contínuo! Guiados por esta história, entenda tudo que você precisa pra poder fazer Deploy Contínuo, da automação de testes, passando por uma cultura DevOps, até infraestrutura como código. Você vai sair pronto pra avaliar se Deploy Contínuo pode ajudá-lo.
11:10 às 12:00 Além dos milissegundos: a Psicologia da Performance em Produtos Digitais
João Cunha

A noção de tempo pode ser dividida em duas formas: objetiva e subjetiva. Enquanto a noção objetiva é facilmente mensurável, a subjetiva envolve a percepção psicológica de como o tempo transcorre.

Estas noções também se aplicam ao digital; os números absolutos de performance não contam a história completa - a performance está diretamente ligada à maneira como nossos cérebros percebem o carregamento da página. APIs lentas, redirecionamentos e requisições assíncronas são alguns dos gargalos negligenciados por fugirem ao nosso controle.

Nessa palestra vou falar de conceitos para aumentar a percepção de performance e técnicas que apliquei com sucesso em produtos que somam bilhões de page views.

Acessível a todos é melhor para todos
Matheus Varella de Oliveira

Você ainda acredita que a sua persona não se inclui neste grupo? Confira o panorama sobre pessoas com deficiência e como você pode melhorar o seu produto tornando mais acessível.

12:10 às 13:00 Deep Learning para visão computacional
Camila Kolling Reis

O impacto estimado da Inteligência Artificial na economia é de $15.7 trilhões até 2030. A principal tecnologia que impulsionou essa evolução foi deep learning. Nesta palestra, abordarei os conceitos básicos por trás dessa revolução, além de aplicações práticas em visão computacional.

Primeiro contato com Elastic Stack utilizando dados abertos #tcers
Flávio Knob / Luis HGO

Nesta apresentação pretendo de forma simples e direta apresentar aspectos iniciais do uso da Elastic Stack (Elasticsearch+Logstash+Kibana). Pretendo para isso utilizar dados abertos do Tribunal de Contas do RS.

13:10 às 14:00 Modelando negócios e desenvolvendo clientes através do Design
Kamila Oliveira

Muito tem se falado atualmente sobre como o design tem impactado o mundo dos negócios, com novas soluções de produtos e serviços. Porém, pouco exploramos justamente como o design pode repensar a maneira com a qual a espinha dorsal de qualquer empresa se fundamenta: o seu modelo de negócio. Mas como experimentar, testar, falhar e/ou corrigir um erro, em uma estrutura tão importante e complexa, tão avessa ao risco que é a forma pela qual uma empresa cria valor para seus clientes? Essa palestra visa apresentar um case real de como foi possível estruturar um novo modelo mental e definir uma nova estrutura de negócios em um cenário de alta complexidade.

Pragmatic BA - Acelerando a descoberta
Marcelo Neves

Pragmatic BA - Acelerando a descoberta

O que acontece quando meu negócio é focado em UX?
Guilherme Sesterheim / Débora Costa

Aplicações que não possuem boa usabilidade, experiência e funcionalidades já não são aceitáveis no dia de hoje. É imprescindível que as formas com que interagimos com negócios, sejam aplicações on ou offline, sejam pensadas a fim de unir avanços tecnológicos e inovação para solucionar necessidades de seu público alvo. Abordaremos, através de cases reais, o papel do UX designer além de experiências digitais, apresentando retornos sobre o investimento. Fazer design é pensar em problemas e desenvolver soluções que promovam fluidez e integração entre serviços, estratégias, produtos e tecnologias, sempre mantendo o homem como centro de toda interação.

14:10 às 15:00 Event First Microservice Design
Eduardo Bobsin Machado

Projetar uma arquitetura de microservices não é tarefa simples, e se torna mais complexo ainda quando ela precisa evoluir e precisa de flexibilidade. Esta palestra aborda dicas e elementos de design para criar soluções que tratam eventos como first class citizen em arquiteturas de microservices, buscando torná-las antifrágeis.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 React Web, React Native: Compartilhando código
Matheus Ashton Silva / Edson Ferreira Júnior

Já se deparou com o problema de repetir códigos quando você está desenvolvendo entre web e mobile com react? Gostaria de poder reutilizar código entre sua aplicação React Native e sua aplicação React Web? Nessa palestra compartilharemos um pouco da nossa experiência e mostraremos a solução que adotamos para tentar resolver esse problema.

16:40 às 17:30 O canivete suíço DevOps
Daniel Requena

A quantidade de ferramentas que suportam o DevOps é muito grande e não para de crescer, mas com empresas, equipes e aplicações em diferentes graus de maturidade, como escolher as ferramentas que melhor se adaptam a suas necessidades? Essa apresentação trás uma visão metodológica sobre o processo de escolha de ferramentas, levando em consideração fatores como: tipo de infraestrutura, maturidade dos profissionais e características da aplicação. 3 casos reais de automação para diferentes níveis de organização são apresentados para exemplificar o processo de escolha de ferramentas.

17:40 às 18:30 Criando aplicações distribuídas com Azure Service Fabric
Alexandre Brandão Lustosa
Aprenda a criar, compilar e operar aplicativos distribuídos, escalonáveis e com alta disponibilidade de forma fácil, com foco em microsserviços e em gerenciamento do ciclo de vida com Azure Service Fabric.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Requena
Daniel Requena
Rivendel Tecnologia
Eduardo Bobsin Machado
Eduardo Bobsin Machado
Bobsin Consultoria
Luis HGO
Luis HGO
TCE-RS
Marcelo Neves
Marcelo Neves
CANAL VALOR

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial