TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quem testa os nossos testes? Medindo a qualidade de testes unitários
Diego Centeno / Ricardo Gaete

Como podemos medir a qualidade dos nossos testes unitários? Testes de mutação, ou mutation tests, servem para medirmos checam a qualidade do testes existentes em nosso projeto. Nesta apresentação iremos mostrar como os testes de mutação podem ajudar a medir a qualidade dos seus testes unitários e garantir, assim, uma maior cobertura da complexidade do seu código.

11:10 às 12:00 Resiliência em microservices na busca pelo Hexa
Vinicius Souza

Nesta palestra vou falar sobre os desafios e aprendizados na transmissão da Copa do Mundo FIFA 2018 pela Globo.com. Também irei explorar as técnicas e as abordagens para prover resiliência na comunicação entre serviços, retries, circuit breakers, tolerância a falha de hardwares, e o impacto positivo destas implementações na experiência dos usuários.

Consistência de dados entre microservices: é possível?
Elder Moraes

Eba! Temos microservices! Agora tudo está resolvido: podemos escalar, distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação!

Será? Já parou para pensar nos dados de cada serviço? E nos dados compartilhados entre eles? E pior: já pensou nas transações entre serviços?

Transações ACID não servem mais. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então?

Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível resolver esse problema de uma forma inteligente, consistente e alinhado ao paradigma de microservices.

Afinal, de que adianta dezenas, centenas... milhares de microservices, se os dados não forem confiáveis?

12:10 às 13:00 Software for Happiness - SW4:D
Marcio Namiki / Sócrates Lopes

Por que as pessoas saem das empresas? Por que times com excelentes profissionais nem sempre ficam satisfeitos com o resultado de suas entregas? Se você tem estes questionamentos então temos algo em comum. Que tal ouvir um pouco sobre a experiencia que vivemos usando conceitos de Software 4 Happiness (aka SW4:D). SW4:D é uma reunião de conceitos que compilamos, pautados no Humanismo, onde o mais importante não é provar que você está certo, mas sim unir forças em prol da construção de algo significativo que potencialize a realização humana e seja bom para todos: você, a comunidade local e global e o meio ambiente. Resultado: software e times excepcionais.

13:10 às 14:00 Design Thinking e Corporate Venture: acelerando a inovação em negócios tradicionais
Igor Drudi

O Corporate Venture é uma maneira ágil e enxuta para que negócios tradicionais internalizem comportamentos de inovação em seu core. Por meio de inovação aberta e com programas específicos para os eu desenvolvimento, utiliza-se primordialmente do design thinking como abordagem de desenvolvimento de novos talentos e de futuros desejáveis para a organização. Irei apresentar algumas experiencias destas práticas aqui no Brasil e algumas dicas para iniciarem esse movimento.

Enterprise Design Thinking ?
Adilson Chicoria
  • ??Como fazer para juntar forças e escalar a prática de Design Thinking?
  • Como reunir e engajar diferentes pessoas das diferentes áreas de sua empresa parar compartilharem seus contexto diversos ?

Nesta palestra vou apresentar como a IBM está escalando prática de Design Thinking através Enterprise Design Thinking. Partindo do IBM Design Thinking que nasceu em produtos e hoje é aplicado e levado as mais diversas áreas de consultoria a suporte e um programa de Chapters e com reconhecimento e certificação com 5 níveis validado no mercado e instituições de ensino.

14:10 às 15:00 Construindo um time de Data: do zero aos modelos em produção
Daniel Cassiano
Como construir um time de Data quando não existe a cultura, as pessoas, os sistemas necessários, as ferramentas e os dados? Nessa talk vamos falar dos desafios de construir um time de Data no Luizalabs e contar como escalamos de 7 para 40 pessoas em 4 meses, construindo um ecossistema, criando uma cultura que extrai o máximo dos Data Scientists e Engenheiros, e como saímos praticamente do zero até a produção.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Inferência de vídeo otimizada com OpenVINO
Jomar Silva

OpenVINO ? é um software gratuito que ajuda desenvolvedores e cientistas de dados a acelerar workloads de visão computacional, agilizar implementação de soluções de inferência de redes neurais, permitindo a execução simplificada e em hardware heterogêneo em plataformas Intel®, abrangendo dispositivos da ponta até a nuvem.

Uma mesma base de código pode ser utilizada em CPU, GPU, FPGA e VPU, flexibilizando e simplificando a distribuição de aplicações avançadas de vídeo.

16:40 às 17:30 Pipelines e DevOps : Conectando a tecnologia em prol de uma entrega de qualidade
Gabriela Dias
O principal objetivo de uma pipeline é automatizar o processo de entrega de software em produção de forma rápida, ao mesmo tempo garantindo sua estabilidade, qualidade e resiliência. Nessa palestra discutiremos a evolução de uma pipeline focada no ciclo de desenvolvimento para o que chamamos de Pipeline DevOps.
17:40 às 18:30 Google Assistant powered by Containers, Machine Learning and .NET on Google Cloud
Mete Atamel

What does it take to connect Google Assistant to the cloud? Surprisingly, not much! In this talk, we will create a Dialogflow app to get Google Assistant to talk to a container managed by Kubernetes/App Engine. In the container, we?ll use some of the Machine Learning APIs and BigQuery and see how they can elevate our Google Assistant app to the next level. We will also integrate with Stackdriver and see how you can get more insights about your app with HTTP tracing and live debugging features of Stackdriver.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 265,00 /R$ 132,50 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ricardo Gaete
Ricardo Gaete
Walmart Chile

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial