TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Qualidade de Software como princípio

A trilha de testes visa integrar amantes da qualidade em uma troca de conhecimentos e experiências sob diferentes perspectivas visando a melhor qualidade de entrega em um ambiente colaborativo, diversificado e inspirador.

Fomentando o conhecimento, proporcionando o crescimento com a troca contínua de saberes.


Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como utilizar a Virtualização de Serviços para agilizar seus testes
José Ernesto da Silva Barbosa

Nesta palestra demonstraremos como utilizar a virtualização de serviços para contribuir na produtividade da sua equipe. Utilizando a ferramenta WireMock, é possível mitigar os impactos de problemas de ambiente e construir mocks de forma colaborativa, para que frases como "o ambiente está fora, então não da pra testar" ou "só dá pra testar o que o desenvolvedor fez no mock" sejam cada vez menos frequentes.

Meu trabalho é jogar? - Os testes na indústria de jogos mobile
Carollina Scussel / Yuri Luz de Almeida

Apesar de estar em constante crescimento e expansão de vagas, a indústria de jogos ainda está aprendendo a testar seus produtos. Diversas oportunidades são oferecidas no mercado, mas poucas pessoas estão dispostas a enfrentar esse desafio. Mostraremos como os testes em jogos são realizados e quais as dificuldades foram enfrentadas pela nossa equipe de QA na Gazeus Games, além das habilidades a serem exploradas. Apresentaremos também, os tipos de testes realizados atualmente e a transição dos testes em modelo cascata para os testes ágeis no setor de entretenimento. Por fim, exibiremos um de nossos cases de sucesso mundial, onde essa mudança foi aplicada e em seguida seus resultados.

11:10 às 12:00 API Mockaroo - Gerando Massa de Dados para Testes Automatizados
Guilherme Rogatto

Com a API do Mockaroo, conseguimos gerar diversas massas de dados aleatórias e completas para introdução e consumação dos Testes Automatizados.

Automação de Testes: Como não ser um trouxa nesse mundo mágico
LUAN LINARES / Caroline Ita

Nessa palestra Caroline Ita e Luana Linares compartilham suas experiências com muito humor e magia fazendo uma alusão a saga do Harry Potter e o mundo da Automação de Testes contando todos os desafios e aventuras que as levaram de trouxas (pessoas sem conhecimento e prática de magia) para bruxonas da qualidade de software.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como criar e executar testes paralelos web usando Selenium e containers
Elias Nogueira / Gregory Severo

Hoje um dos principais problemas da execução da automação de testes web é o tempo que os testes levam para prover um feedback sobre a qualidade. E se você pudesse criar e executar testes de forma paralela usando Selenium WebDriver em Java com o suporte de containers que podem auto-escalar e diminuir o seu tempo de execução? Venha, junto comigo, aprender a como criar esta estratégia e dar feedback mais rápido sobre a automação de teste web.

14:10 às 15:00 Usando docker-compose para simular o ambiente de produção nos testes
Rodrigo Jardim

Uma das piores coisas a se dizer para alguem, quando algo não funciona é "na minha maquina funcionava", e isto muitas vezes se deve ao fato de o ambiente na maquina do desenvolvedor não ser exatamente igual ao ambiente de execução do sistema em produção. Neste ponto o docker-container pode ajudar bastante, simulando ambientes de produção e paralelizando a execução de testes. Sem alterar uma linha de código na aplicação ou nos seus testes, será possível simular o ambiente de produção e aumentar a velocidade dos testes paralelizando a execução de partes dos testes da aplicação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 5 dicas para estruturar seu teste de performance
Ariane Ferreira Izac

Qual a estratégia deveria analisar antes de testar performance de uma aplicação? Quais são os desafios enfrentados?

O que eu preciso saber antes de começar a "apanhar" de testes de performance?

A ideia é compartilhar 5 dicas de como estruturar seus testes de performance baseado nos erros e acertos aprendidos na prática.

16:40 às 17:30 Unindo testes funcionais de serviço com testes de performance utilizando Karate e Gatling
Leonardo Gallardo

É comum, toda vez que precisamos testar a performance de nossos WebServices, utilizar ferramentas que não tem ligação nenhuma com nossa automação funcional. Se nós já temos todas regras e comportamentos automatizados, porque não utilizar esse mesmo código para testar a perfomance do sistema? Utilizando testes de serviço com Karate e sua nova integração com Gatling nós podemos unir os dois mundos, reduzindo trabalho e evitando complexidade!

Soft Skills para profissionais de Testes.
Alekson Fortes

Automação, containers, virtualização, testes funcionais e unitários, etc,. Tudo isso é importante, mas e as soft skills? Você já buscou desenvolver suas habilidades interpessoais para melhorar suas habilidades técnicas? Nesse talk, trago para vocês algumas técnicas de como melhorar suas skills de Comunicação, Liderança e Inteligência Emocional.

17:40 às 18:30 Estratégia de automação dos testes em microserviços
Rodrigo Stefani Domingues

Muito se fala na atualidade sobre a adoção de microserviços como uma resposta a vários problemas de aplicações modernas. Mas ter um conjunto de microserviços em ambiente produtivo requer uma estratégia diferenciada de testes para garantir que não exista uma crise a cada deployment feito. Quero compartilhar um pouco da estratégia que aprendemos nos últimos 2 anos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Visamos unir na trilha profissionais, estudantes e toda comunidade interessada em qualidade de software.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Caroline Ita
Caroline Ita
Webmotors
Carollina Scussel
Carollina Scussel
Gazeus Games
Guilherme Rogatto
Guilherme Rogatto
McKinsey & Company
LUAN LINARES
LUAN LINARES
Beta Learning
Rodrigo Jardim
Rodrigo Jardim
Brightwire

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial