TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Web/Front-End Venha conhecer as novidades no desenvolvimento web e front-end

Se você é entusiasta ou gosta de desenvolvimento web e front-end esta trilha é para você.

Venha participar e acompanhar palestras que tratam de temas diversos ligados a essas áreas. Conheça as tecnologias, novidades e ferramentas que podem ajudar na produtividade, aprimorando seus conhecimentos e facilitando a vida do desenvolvedor.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Minha API deve ser Rest?
Everton Emilio Tavares / Alane Pontes

No início o XML era predominante nas API's, com SOAP. Com o Rest surgiu também o JSON, que agora é a opção preferencial. Mas será que ele é a melhor opção? Quando devemos considerar utilizar outras formas de moldar nossa API?

Nessa palestra iremos ver o REST, alternativas de utilização com Protocol Buffer e FlatBuffers, alem de alternativas a ele, como GraphQL, Falcor, jrGQL ou da criação do próprio protocolo.

Como transformar uma aplicação legado em uma Progressive Web App
Paulo Virote de Souza

Um pouco sobre o processo de transformação de uma grande aplicação ASP.NET MVC legado em uma PWA. Nessa palestra serão levantados pontos de atenção que devem ser levados em consideração caso exista a intenção de fazer esse tipo de migração. Desde o controle de cacheamento de informações até maneiras de configurar seu service worker e manifesto.

11:10 às 12:00 MicroFrontends e componentização para microserviços
Guilherme Vierno da Silveira

Uma tendência muito forte no mundo do desenvolvimento frontend hoje é fazer aplicações ricas (aka Single Page Applications) que se comunicam com backends componentizados em microserviços. Irei mostrar como podemos utilizar componentização e carregamento dinâmico de componentes de front-end para trazermos os microserviços para o front-end, evitando ter uma camada monolítica de apresentação e como essa arquitetura é utilizada nos portais da globo.com.

WebComponents: usando o melhor do navegador
Sarah Caixeta / Roberto Soares

Existem diversos frameworks e bibliotecas para a criação de aplicações frontend, tanto que muitas vezes utilizamos sem pensar se realmente precisamos de todos os recursos que eles oferecem. As funcionalidades já entregues pelo navegador podem ser mais que suficientes para distintos contextos. Nessa palestra falaremos como WebComponents podem fazer parte da solução para seu próximo, ou atual, projeto. Explicaremos as especificações envolvidas (Custom Elements, Shadow DOM, HTML Template), formas de uso, como compartilhamento de componentes, interoperabilidade entre distintos frameworks, aplicação em Micro Frontends e terminaremos falando das principais vantagens e desvantagens.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 The Hitchhiker's Guide to Front-End Performance, 2018 Edition.
Matheus Albuquerque Brasil

Optimizing applications to offer the best UX isn't something trivial; browsers don't always know what resources they should load first, huge code bundles make users wait more than they want to and JavaScript can take a few more seconds to process. Thankfully there's a lot we can do: prefetching, code splitting, common chunks, dynamic imports and so on. Yet, in a world where all we hear is PWA hype?, how these things interact to bring a real better experience is often not well explained. In this talk I'll share a few lessons learnt during my journey building geodata visualization platforms at scale focused on three aspects: faster loading times, better performance and smarter data usage.

14:10 às 15:00 Moda Jovem: Moving from Angular to React
Ilya Gurevich

Every year, hundreds of articles are written discussing the merits and disadvantages migrating from one framework to the other. For us at Loadsmart, we decided to take the opportunity to explore growing and expanding our knowledge base by adapting to the changing nature of the frontend scene. In doing so, we encountered several implementation challenges that we had to overcome, but also dramatically improved and streamlined our development process as well.

Humanizando Interfaces com Gamificação e CSS
Laura Lemos / Zalba Monteiro

Quantas vezes passamos horas navegando numa aplicação pelo desafio que ela nos propõe ou pela sensação que ela nos causa? Você já se pegou admirando soluções criativas, imaginando como poderia inserir essa abordagem no seu cotidiano aumentando o seu nível de front-end mestre(a) Gedi? Mas com quais recursos?

Vem com a gente que vamos falar sobre maneiras práticas de construir essa técnica com o bom e velho CSS. Quero ver dizer que CSS não é maroto depois dessa, hein?

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 React Web, React Native: Compartilhando código
Matheus Ashton Silva / Edson Ferreira Júnior

Já se deparou com o problema de repetir códigos quando você está desenvolvendo entre web e mobile com react? Gostaria de poder reutilizar código entre sua aplicação React Native e sua aplicação React Web? Nessa palestra compartilharemos um pouco da nossa experiência e mostraremos a solução que adotamos para tentar resolver esse problema.

16:40 às 17:30 const Blazor = Construindo Web UI com C# => performando com WebAssembly
Aline Diesel / Kelvyn Risso

E se: você pudesse escrever sua web UI com linguagens de alto nível e apoio de frameworks poderosos e compilar tudo isso para WebAssembly? Vamos falar de Blazor?! Numa mistura genial de C#, .NET Core e WebAssembly. Não é só sobre performance e segurança. =P Cola conosco.

Introdução ao funcional com Elm
Pedro Santiago

Você conhece o paradigma funcional? Ele é uma das opções a orientação a objeto e nesta talk vou te mostrar exemplos práticos numa linguagem sensacional que inspirou projetos como o Redux.

17:40 às 18:30 Otimizando as experiências com Server Side Render
Arthur Reis Puthin

No mundo web, otimizar é fundamental. De nada adianta criar uma experiência super maneira e deixar seu usuário esperando para poder usar seu site ou aplicação, não é? Vamos falar sobre uma possível solução, através de Server Side Render (renderização do lado do servidor), suas implicações e aplicações práticas.

Dominando o Chrome DevTools
Leonardo Merlin

Conhecer e dominar as ferramentas disponíveis no seu navegador é essencial para uma boa produtividade frontend (além de facilitar o debugging). Encontrar exatamente o que está causando problema na sua aplicação, mesmo em produção, não precisa ser uma tarefa difícil.

Essa talk é pra você que quer detectar Memory Leak antes dos seus usuários e pra quem quer finalmente entender os Flame Charts ou perder o medo deles.

O Ministério dos Frontenders Adverte: você pode querer largar o seu editor/IDE - just kidding

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área, entusiastas, estudantes de TI e de cursos afim que estejam procurando mais conhecimentos em Desenvolvimento Web e Front-End


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alane Pontes
Alane Pontes
Rivendel + Mandic Cloud
Aline Diesel
Aline Diesel
Thoughtworks
Arthur Reis Puthin
Arthur Reis Puthin
Desenvolvedor
Ilya Gurevich
Ilya Gurevich
Loadsmart
Laura Lemos
Laura Lemos
ThoughtWorks
Paulo Virote de Souza
Paulo Virote de Souza
Isobar IWS Brazil
Roberto Soares
Roberto Soares
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial