TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

TDC4Kids SP Incentivando as crianças a usar a tecnologia de forma criativa e ativa

O TDC4Kids busca estimular e favorecer o uso de tecnologias pelas crianças, promovendo o aprendizado baseado em problemas em um ambiente lúdico e divertido.

Todas as atividades realizadas são pensadas para despertar as habilidades e aptidões necessárias para o futuro através da programação, empreendedorismo e design.

Equipe

Programação / Workshops

SALA 1
09:00 às 09:30 Recepção
Recepção e credenciamento
09:30 às 10:00 Boas vindas
Pedro Carrijo
Boas vindas e bate-papo inicial
10:00 às 10:30 Tour pelos stands
Tour pelos stands dos patrocinadores no TDC Expo
10:30 às 12:00 Compreendendo o espaço Social por meio de um jogo sobre a cidade
Stavros Abib / Luís Felipe Santana

Uma oficina mão na massa que tem como principal objetivo a criação de uma cidade na perspectiva das crianças. Nesta atividade, as crianças irão explorar elementos que compõem uma cidade, considerando escala, dimensão e outros conceitos ambientais. Os participantes terão contato direto com os conceitos da criação de espaços públicos e com a montagem da cidade através de blocos geométricos.

11:00 às 12:00 Circuitos Eletrônicos com massa condutiva
Helder da Rocha

Uma oficina prática de massinha condutiva (colorida, natural e atóxica). O workshop explora princípios básicos de eletricidade e eletrônica. Os participantes criarão circuitos feitos com massinha de modelar que conduz a eletricidade de baterias 9V para acender leds, ligar motores, controlar arduinos e produzir sons

12:00 às 13:30 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:30 às 14:00 Como ser um Jovem Palestrante
Bruno Souza

Se você quer se tornar um palestrante e acredita que a sua história pode inspirar pessoas, venha para essa mentoria com o Bruno Souza e comece a construir o seu projeto.

14:00 às 15:30 Criando meu primeiro RPG!
Amanda Gröbe Raymundo Luís Felipe Santana

A oficina de Reprogramação de Batalha surge a partir dos jogos de Role-playing Game - RPG de Tabuleiro, como por exemplo Dungeons and Dragons. Os aprendizes serão iniciados ao universo do RPG por meio de infográficos com as orientações para o nível iniciante. Em seguida, o grupo composto por quatro integrantes irá criar o universo do seu jogo, bem como seus personagens. Os aprendizes serão orientados na construção dos itens que irão compor seu jogo e serão convidados a imergir na cultura maker com materiais recicláveis. Por fim, inicia-se a diversão!

15:30 às 16:30 Compreendendo o espaço Social por meio de um jogo sobre a cidade
Stavros Abib / Luís Felipe Santana

Uma oficina mão na massa que tem como principal objetivo a criação de uma cidade na perspectiva da criança. Explora a criatividade, noções como escala e dimensionamento e conceitos ambientais. Os participantes irão ter contato direto com conceitos da criação de espaços públicos com a montagem da cidade, além, das construções com formas geométricas.

16:30 às 17:00 Hackeando um novo mundo. A arte de fazer em qualquer idade
Manoela Meroti Peixoto

Neste workshop irei falar sobre mundo maker, porque comecei a empreender com 6 anos e como ganhei uma competição criando um brinquedo social chamado "Caça-Herói". Criatividade, ideias que já tive, oficinas, palestras e eventos que já participei e que ajudam no meu aprendizado diário. Qualquer um pode fazer a diferença, basta acreditar, sonhar e encontrar pessoas que também acreditam.

17:00 às 17:20 Superando obstáculos e alcançando os objetivos
Pedro Carrijo

Nesta palestra, mostro o que passei e como superei meus obstáculos para hoje ser um programador e trabalhar em uma da maiores empresas de tecnologia do mundo com apenas 17 anos.

SALA 2
09:00 às 09:30 Recepção
Recepção e credenciamento
09:30 às 10:00 Boas vindas
Pedro Carrijo
Boas vindas e bate-papo inicial
10:00 às 10:30 Tour pelos stands
Tour pelos stands dos patrocinadores no TDC Expo
10:30 às 12:00 Aventuras de criação de Games para Crianças
Luciene Cavalcanti Rodrigues

Workshop com uso do Scratch para ensino de programação e desenvolvimento de jogos para crianças e adolescentes.

11:00 às 12:00 Frita Planetas Cards Jogo do Teteus Bionic (Scratch+ ScratchCards)
Teteus Bionic

Objetivo Permitir a experiência de criar um jogo completo a partir do zero, ensinando conceitos de lógica de programação, gamificação e pensamento computacional, nessa aula serão ensinado os conceitos básicos de desenvolvimento de planejamento e desenvolvimento de jogos. Para realização de oficina utilizando Scratch com disponibilização de conteúdo em formato PDF e arquivos de apoio no próprio site, dependendo da quantidade de pessoas o material didático em formato de Scratch Cards será impresso e entregue aos participantes onde eles poderão levar para casa. A idade é a partir de 7 anos. Nesta atividade os alunos vão visualizar o conteúdo apresentado no projetor e por meio do facilitador, o aluno vai programar o jogo Frita Planetas podendo realizar alterações para deixar livre sua criatividade;

12:00 às 13:30 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:30 às 14:00 Mentoria: Como ser um Jovem Palestrante
Bruno Souza

Se você quer se tornar um palestrante e acredita que a sua história pode inspirar pessoas, venha para essa mentoria com o Bruno Souza e comece a construir o seu projeto.

14:00 às 15:30 Dinheiro do Futuro
Liliane Tie

BlockTubo - E se Blockchain fosse um ‘’objeto físico’’? Com o quê esta tecnologia se pareceria? Vamos brincar de lavar a louça e aprender como vai ser o dinheiro do futuro e as empresas que as crianças de hoje vão trabalhar amanhã

15:30 às 16:30 Criação de um peão
André Santana Gabriel Schade

Neste workshop os partipantes terão a oportunidade de vivenciar as etapas do método científico de forma curta e envolvente, criando piões de madeira que giram com diferentes massas e configurações. Os materiais (círculos de madeira furados, parafusos e porcas) foram pensados e desenhados para permitir o teste rápido de ideias e serão usados pelos participantes para criar um pião que gire durante maior tempo possível. A partir da interação com os materiais, os participantes serão encorajados a fazer perguntas sobre o seu funcionamento, elaborar hipóteses, planejar experimentos curtos, coletar e analisar dados, construir explicações e comunicar suas conclusões. Ao final, compartilharão seus aprendizados e será feita uma reflexão, a partir de suas experiências, sobre as principais etapas do método científico, com sugestões sobre como trabalhá-las com estudantes em contextos educacionais. Além da discussão sobre o método científico, serão também abordados aspectos sobre como criar e mediar experiências que permitam a aprendizagem de ciências por investigação em sala de aula

Eventos de fluxo contínuo

SALA 1
Como é meu smile!
André Santana / Gabriel Schade

Neste espaço será disponibilizado um computador com WebCam para que as crianças em equipe e com seus familiares tirem uma foto de recordação de sua participação no evento! A diferença é que nesta foto uma série de smiles irão descrever suas emoções atuais!

SALA 2
Labirinto De Programação
André Santana / Gabriel Schade

Nesta atividade será incorporado um labirinto humano, com elementos de papelão com alguns obstáculos de programação. Não se trata de um workshop e sim uma atividade que ocorrerá de forma paralela a Workshops que ocorrerão na sala de programação.

Com cartões de ações, os participantes do workshop programa os seus colegas para realizarem algumas funções dentro de um labirinto desenhado no chão.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10:30 às 17:30

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local

Investimento

R$ 75,00 (Preço para 1 criança participar de todos workshops acima)

Fazendo sua inscrição a criança terá acesso a todos workshops acima e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Público Alvo

crianças de 6 a 15 anos

Atenção

É obrigatória a presença de um responsável.

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial