TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Acessibilidade Ao remover barreiras para conectar pessoas, criaremos uma ponte para a igualdade

A acessibilidade digital visa eliminar barreiras no acesso a produtos, serviços e outros recursos tecnológicos, permitindo que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e condições de autonomia das demais pessoas.

Em um país com mais da metade da população conectada à Internet, a discussão sobre a acessibilidade nos meios digitais se faz fundamental, já que quase 25% da população tem algum tipo de deficiência que pode impactar seu acesso a conteúdos digitais.

Permitir que pessoas com deficiências possam utilizar a tecnologia sem obstáculos não é mais um diferencial para as empresas de tecnologia, mas um direito de todo cidadão, que ganhou maior respaldo após a Lei Brasileira de Inclusão.

Nesta trilha serão apresentados os principais estudos e cases sobre a acessibilidade digital, desde boas práticas para programação até aplicações das mais diversas áreas, como Internet das Coisas, Aplicações Web, Tecnologia assistiva dentre muitos outros.



Contaremos com intérprete de libras nesta trilha.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Acessibilidade Toolkit: Entendendo de uma vez por todas a WCAG!
Marcelo Sales

A essa altura do campeonato você já cansou de ouvir falar dessa tal de acessibilidade... Se você trabalha com projetos digitais (sites ou apps), provavelmente já recebeu algum tipo de pedido para tornar seu projeto acessível. A partir daí a dúvida que fica é ?O que devo fazer? Como devo fazer??. Após tanto pesquisar, você se depara com uma sopa de letrinhas: WCAG. E antes de pensar que tudo está resolvido, percebe que novas dúvidas surgem, "Como eu uso isso? Como eu entendo aquilo?". E este é o objetivo da apresentação deste material... mostrar que a WCAG é algo simples, prático e que dá pra aprender rapidamente, mesmo sem textão.

Achou que CSS não tem a ver com Acessibilidade? Achou errado!
Lucas J Silva

Muitas pessoas estudam CSS há anos e cometem diversos erros. Diversas coisas não são informadas em documentações e só descobrimos na prática e olhe lá. Muitas coisas que fazemos funcionam, mas por um outro lado, prejudicam diversos usuários, principalmente pessoas com deficiência. Nesta palestra, vamos tentar tirar vários vícios que possuímos e aprender diversas dicas para fazer CSS acessível e que proporciona uma boa experiência de usuário.

11:10 às 12:00 Implementando acessibilidade em uma aplicação fora dos padrões
Michelle Frasson

Quando se fala em acessibilidade, a primeira coisa que nos vem a cabeça é: HTML5, Javascript e CSS. Todos os estudos e especificações estão voltados para isso, mas, e quando a aplicação é totalmente fora dos padrões, utilizando frameworks, e não utilizando HTML5. Esta palestra tem como objetivo relatar minha experiência como Front End implementando acessibilidade em codificações fora dos padrões

O fantástico mundo da descrição de imagens
Juliana Fernandes

Todo dia nos comunicamos através de imagens: memes, infográficos, prints de conversas, foto de produto, etc. E quem usa leitor de tela? Como fica?

12:10 às 13:00 Acessibilidade: da pesquisa à criação de cultura no iFood
Izabela de Fátima / Juliana Salgado Oliveira da Silva

Neste palestra, Juliana Salgado e Izabela de Fátima vão compartilhar a experiência e os desafios envolvidos na criação de uma cultura de desenvolvimento de produto acessível aos deficientes visuais e também sobre o processo de pesquisa de campo.

Juliana foi responsável pela implementação da primeira versão do iFood acessível para o VoiceOver, especificando o MVP do conteúdo de acessibilidade, além da criação da cultura na empresa. Já Izabela foi responsável pelo planejamento, recrutamento, moderação e análise de testes de usabilidade do iFood acessível para o TalkBack.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Qual o papel do usuário no desenvolvimento de aplicações acessíveis?
Tatiane Levrero

Para garantir o sucesso de soluções digitais, precisamos ter o usuário como protagonista no processo de desenvolvimento. Mas qual é este papel quando o assunto é acessibilidade? Juntos descobriremos não só a resposta para essa pergunta, como ainda, por meio de um estudo de caso, discutiremos sobre a ferramenta que coloca o usuário neste novo papel.

15:10 às 16:00 Recrutamento de pessoas com deficiência
Sérgio Ramos de Faria

Serão abordados temas específicos do recrutamento e definição de vagas de pessoas com deficiência. "Avaliação Funcional, Adequação de posto de trabalho e Processo de definição de vaga e recrutamento."

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Neurodildo: um vibrador controlado por ondas cerebrais para pessoas com deficiências físicas severas
Leonardo Mariano Gomes

Robôs sexuais já são uma realidade, mas antes que se tornem populares e sofisticados o bastante, designers, engenheiros e pesquisadores podem desenvolver tecnologias que permitam facilitar a vida sexual de pessoas que já possuem outras dificuldades, como as pessoas com deficiência. O projeto Neurodildo visa explorar essa possibilidade e a lacuna de produtos para essa população. Se trata de um vibrador controlado por ondas cerebrais, que pode ser conectado à internet e que possui sensores para biofeedback, e que pode ser utilizado por pessoas com tetraplegia para a pratica de sexo virtual, mas com estímulos físicos reais.

Projeto BengalaIoT
Rodrigo Ferraz Azevedo

Conheça o projeto open source BengalaIoT, um projeto criado por 4 amigos no Laboratório Hacker de Campinas com o objetivo de se tornar um dispositivo de tecnologia assistiva para auxílio à portadores de deficiência visual utilizando equipamentos de baixo custo para tornar o projeto acessível a qualquer pessoa e facilmente replicável.

Será apresentado aos participantes as maneiras de contribuição com o projeto.

17:40 às 18:30 Sou deficiente auditiva, e dai?
Natalia Raythz

A palestra fala sobre a minha carreira. A carreira de uma guria que mora na periferia de Porto Alegre/RS, negra e deficiente audita e que hoje após muitas desistências trabalha como Bigdata.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores web e mobile, designers, analistas de teste, gestores de TI, funcionários do setor público e privado e pesquisadores


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Juliana Salgado Oliveira da Silva
Juliana Salgado Oliveira da Silva
Ifood/ Ifood.com Agência de Restaurantes Online S/A
Leonardo Mariano Gomes
Leonardo Mariano Gomes
University of Sao Paulo
Marcelo Sales
Marcelo Sales
Itaú Unibanco
Natalia Raythz
Natalia Raythz
Quality Engineer
Rodrigo Ferraz Azevedo
Rodrigo Ferraz Azevedo
Sintesoft Tecnologia
Tatiane Levrero
Tatiane Levrero
SIDI - Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial