TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arduino, Makers e Impressão 3D Um trilha dedicada aos amantes de Arduino e suas criações!!

Esta é a trilha para o pessoal que gosta de desenvolver projetos no estilo Faça-você-mesmo, integrando Arduino, eletrônica, programação, sistemas embarcados, robótica e afins.

Venha aprender mais com projetos reais estilo Open Source, aproveitar o dia para networking e troca de conhecimento entre makers, estudantes, desenvolvedores e profissionais.

Se você já desenvolve ou deseja fazer projetos em cada, garagem, bancada, no trabalho ou escola, esta trilha é para você! Participe conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 E "Porque" não? O Desafio de Prototipar
Henrique Alves Camargo

Apresentar um resmo ou relato de experiência de como jovens e crianças do Sudoeste do Paraná, vem sendo iniciadas no universo maker, aprendendo eletrônica, robótica, criação e protitipação. Como elas fomentam sua criatividade e como isso impacta no surgimento de novos negócios e em novos empreendedores.

Sistema de Sensoreamento Para UAV's Utilizando Arduino
Lucas dos Santos Baião

A ideia principal para a apresentação é demonstrar métodos de sensoreamento "análise de requisitos, escolha do sensor, aplicação na aeronave, construção do aparato", além de exemplificar toda as aplicações com amostras do código arduino utilizado. Serão abordados alguns princípios básicos de mecânica de voo, afim de justificar e explicar os motivos e a abordagem de cada sensor. Será demonstrado o funcionamento de 5 diferentes sensores (altura livre do solo, tubo de pitot, acelerômetro, sensor de carga da bateria e barômetro), e suas respectivas aplicações em aeronaves reais.

11:10 às 12:00 Reconhecimento Facial com OpenCV e Node-RED
Poliana Nascimento Ferreira

Nessa palestra vou ensinar como usar o OpenCV e python com o Node-RED para fazer aplicações divertidas, como uma fechadura que abre através do reconhecimento facial.

Para demonstração, será usada uma caixinha, mas essa tecnologia pode ser usada para outras finalidades também, como abrir a fechadura para convidados específicos ou notificar você quando tem alguém estranho na porta.

Math Blaster: Um artefato educacional lúdico baseado em hardware livre
Daniel de Sant'anna Martins
A palestra descreverá o processo de criação e aplicação de um projeto educacional independente desenvolvido no Creathon de Robótica do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Utilizando Arduino como artefato digital em um jogo narrativo de interpretação e promovendo o ensino de conceitos matemáticos para crianças do ensino fundamental, o trabalho ainda discute a importância da ?cultura maker? na promoção de um aprendizado mais significativo na educação contemporânea. O artefato desenvolvido estará presente, e é possível realizar uma demonstração ao vivo.
12:10 às 13:00 BarTech - Um novo conceito de bares com web
FERNANDO DA SILVA VEIGA

Nesse palestra quero mostrar um prototipo de baixo custo de um bar automatizado e totalmente escrito em JavaScript, onde sim, vai ser possivel beber um pouco e rir como uma boa conversa de bar. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o começo do ano e está em desenvolvimento ainda, mas quero mostrar como é possivel fazer mais usando menos recurso possivel e um bocado de imaginação.

Como produzir placas de circuito impresso caseiras com qualidade profissional
Ernesto Flôres Barreira

Aprenda a construir placas de circuito impresso com trilhas de até 5 mils de largura (0,127 mm) em casa utilizando Dry Film e outros produtos facilmente encontrados no comércio! Nessa palestra será abordado como: - Produzir fotolitos de alta qualidade e utilizá-los corretamente para máxima qualidade e resolução do layout do circuito. - Aplicar, expor à luz UV, revelar e remover o Dry Film corretamente dentro das limitações do ambiente doméstico. - Realizar a corrosão da placa de circuito impresso com Dry Film. - Utilizar máscara de solda de forma profissional dentro das limitações do ambiente doméstico e sugestões para melhorias. - Deposição de estanho sem eletrólise.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Moda sustentavel - seu lixo meu luxo
Giovanna Antunes Rossi Rodrigues

A palestra tem como intuito resignificar os objetos eletrônicos que não funcionam mais , trazendo-os de volta ao cotidiano em forma de roupas e acessórios. A palestrante Giovanna Rodrigues , que trabalha na àrea de perfomance e figurino, abre seu mundo criativo com roupas e personagens criados por ela a partir de fios ,chips,telas de celular, disquetes ,fita k7.. Trazendo o lixo eletrônico de uma forma sustentável e criativa.

Atelier: Impressão 3D do jeito fácil
Lays Rodrigues

O mundo da impressão 3D em seu núcleo é baseado no mundo Open Source. Esse movimento começou em 2004 com o projeto RepRap (reprap.org), quando as primeiras patentes das Impressoras 3D começaram a expirar. Com isso, muitos projetos de hardware e software começaram a aparecer. Apesar da longa tradição do Open Source dentro da comunidade de Impressão 3D, não há uma boa solução multi-plataforma para controlar nossas impressoras. Nesta apresentação, explicaremos como o Atelier oferece uma solução para gerenciar facilmente uma ou várias Impressoras 3D e até CNC's. Uma solução de Software Livre usando as tecnologias Qt e frameworks KDE.

15:10 às 16:00 Eletrônica Criativa: criando circuitos com materiais alternativos
Helder da Rocha

Já pensou em fazer um circuito de papel, um pássaro de origami que pisca quando bate asas, um cartão que apita quando é aberto, um chapeu que acende quando alguém se aproxima, um brinquedo de lego que move, um pisca-pisca usando massinha de modelar? Como instalar circuitos eletrônicos em obras de arte, esculturas, roupas? Quais são os materiais que você precisa, quais as resistências, problemas, riscos, cuidados que precisam ser levados em conta? Como calcular (e reduzir) o consumo da bateria? Estas são algumas das questões que serão discutidas nesta palestra, que irá demonstrar e discutir diversas alternativas criativas para construção de circuitos eletrônicos, com e sem Arduino.

Waldunano StandAlone - Da Idealização... a placa Final !!!
Waldyr Reis

Um pequeno resumo pratico de como podemos tornar nossas ideias MAKERs em um produto final que poderá inclusive ser comercializado. Vamos passar por todas as etapas para que fique claro as reais possibilidades de tornar sua ideia em um dispositivo realmente funcional e visando a comercialização no final do processo. Nessa palestra vou mostrar a ideia de um Arduino Híbrido com múltiplas funções até o processo final.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Conceitos e Desafios da Impressão 3D - Os makers são a nova indústria.
Ricardo do Amaral Silva

Vamos bater um papo sobre a técnica de impressão 3D FDM, (que é a mais comum no Brasil), esclarecendo conceitos importantes para a aplicação imediata em diversos projetos e áreas. Vamos falar sobre como a indústria encara essa inovação, e como se preparar para essa revolução, que é a descentralização da produção na indústria para a produção instantânea dos makers e fazendas de impressão 3D.

Usando filamento flexível na impressora 3D com bowden: desafios e resultados
Allan Degasperi

A junção destes elementos é considerada por muitos uma combinação "perigosa", já que o sistema bowden de impressão realiza a alimentação do hotend empurrando o filamento pelo Ptfe e a flexibilidade deste tipo de filamento acarreta em um desafio a parte, comumente apresentando alguns problemas como a fuga do filamento no motor de extrusão, dentre outros. Desta forma, o intuito desta palestra é apresentar algumas características deste filamento em particular, algumas configurações específicas para trabalhar com o filamento flexível com bowden e demonstrar a possibilidade de se ter resultados excelentes na junção destes dois elementos.

17:40 às 18:30 O amadurecimento da educação maker VS o ensino tradicional
Fernanda Getschko

Após o aumento da conscientização de pais e entidades de ensino sobre a importância da presença da cultura maker desde o início do ciclo da Educação Básica, os olhares se voltam para o ?como fazer?. Considerando o panorama das escolas, as características da atual geração e as diferenças práticas entre as faixas etárias ao longo do ciclo, vamos discutir e trazer cases sobre métodos que podem ser mais eficientes para maximizar a experiência de aprendizagem maker da criança, aumentando sua autoconfiança, autonomia e capacidade de criação.

A cultura maker e o networking efetivo. Alavancando a sua carreira e vida social constantemente
Wanderson Trindade Vitorino

Na palestra será demonstrado um método desenvolvido e validado pelo palestrante. Para potencializar a sua carreira e vida social. Ao longo de seis anos de viagens. Diversas leituras de livros, documentários, filmes, séries, participando de eventos, competindo em mais de 20 hackathons e conhecendo pessoas de diversos lugares do planeta Terra.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma Arduino, do básico ao avançado e todos os fazedores que usam essa plataforma nos seus projetos!!


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel de Sant'anna Martins
Daniel de Sant'anna Martins
École 42Rio / VTURE - D+1 Design & Games
Waldyr Reis
Waldyr Reis
Projetos Eletronicos

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial