TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura java alavancar seus projetos

A trilha irá apresentar novas tecnologias, arquitetura de sistemas, praticas e modelos aplicados a desenvolvimento de sistemas em Java que irão maximizar sua produtividade, melhorar o desempenho e a vazão de seus sistemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Applied Domain-Driven Design Blueprints for Java EE
Reza Rahman

Domain-Driven Design (DDD) is an architectural approach that strongly focuses on materializing the business domain in enterprise software through disciplined object-oriented analysis. This session demonstrates first-hand how DDD can be elegantly implemented using Java EE via an open source project named Cargo Tracker.

Cargo Tracker maps DDD concepts like entities, value objects, aggregates and repositories to Java EE code examples in a realistic application. We will also see how DDD concepts like the bounded context are invaluable to designing pragmatic microservices.

11:10 às 12:00 Arquitetura funcional na JVM com Kubernetes
Juliano Alves / Enio Lopes

Venha ver nessa palestra todas as tecnologias de ponta reunidas e trabalhando juntas: microservices Clojure, rodando no Kubernetes, se comunicando através de filas como SQS e RabbitMQ, fazendo streaming de dados com Kafka e Kinesis e acumulando dados no Redshift e no BigQuery

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Using Chaos to Bring Resiliency to your Java applications in Kubernetes
Arun Gupta

Chaos Engineering takes the complexity of a distriubuted system and test it holistically by simulating turbulent conditions and observing how the system responds and performs. The data collected allows to build more resilient applications. This talk will provide a quick introduction to the principles of Chaos Engineering. It will then introduce a Java application built using microservices deployed on a Kubernetes cluster. Majority of the talk will focus on how to perform Chaos Engineering experiments, collect data, identify the weakness and fix the system. Attendees will learn different tools like Gremlin, Istio and ChaosToolkit and how to conduct experiments using them.

14:10 às 15:00 Akka: Arquitetura Orientada a Atores
Fabiano Modos

Akka é um framework que permite desenvolver soluções orientadas a atores na JVM. Está sendo muito utilizado em sistemas de alta concorrência por grandes empresas devido a facilidade em trabalhar de forma transparente com threads, comunicação remota, controle de resiliência e conceitos non blocking . Nessa palestra vamos entender o conceito de atores e como desenvolver utilizando funcionalidades do Java 8 com foco em supervisores, routers e clustering.

Crie arquiteturas escaláveis, multi-language e multi-providers com Fn Project
Elder Moraes
Se você é arquiteto de software, com certeza já se deparou com cenários complexos envolvendo stacks variadas em um mesmo contexto. Não raro ainda surgem ambientes em multi-cloud. E se você tivesse como colocar todas essas partes móveis em uma única plataforma? Há um jeito! Chama-se containers. Além de transformar a indústria de TI, ainda tem permitido o surgimento de novas plataformas, como o Fn Project: uma plataforma para serverless baseada em containers. Nessa palestra você verá como o Fn pode se encaixar perfeitamente ao seu projeto, possibilitando integrações infinitas e escalabilidade sem igual. Não seria fantástico se você pudesse tornar o complexo, simples? Bem... você pode!
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Explorando o seu Big Data em Java: Spark Shell, Spark SQL e Spark Notebooks
Fabiane Bizinella Nardon

Para extrair conhecimento do seu Big Data você precisa de ferramentas e arquiteturas capazes de tratar grandes quantidades de dados e explorá-los de forma rápida e interativa. Nesta palestra, você aprenderá como usar Spark Shell, Spark SQL e Spark Notebooks para fazer explorações interativas sobre Big Data. Você aprenderá como arquitetar seus dados para exploração, como usar seu código Java em transformações avançadas, dicas para resolver problemas comuns de performance, como usar estas ferramentas na nuvem e em um ambiente Docker. Tudo com exemplos práticos tirados da experiência adquirida com uma arquitetura que processa bilhões de registos diariamente.

16:40 às 17:30 Service Mesh e Sidecars com Istio e Envoy
Edson Yanaga

A primeira geração de Microservices foi moldada pelo Netflix OSS e difundida graças a numerosas @Annotations do Spring Cloud espalhadas pela sua lógica de negócios. A próxima geração de Microservices usará Sidecars e uma Service Mesh.

Nesta palestra nós demonstraremos Istio e Envoy, dois projetos Open Source que irão a forma com que nós escrevemos aplicações Java distribuídas. Venha presenciar como Envoy e Istio lidam com traffic shaping, fault-injection, A/B testing, dark launches, mirroring, e muito mais.

17:40 às 18:30 Java Module System: Como diminuir o footprint da sua aplicação
Rodrigo Cândido da Silva / Leonardo De Moura Rocha Lima

Um dos grandes recursos lançados na versão do Java 9 foi o suporte a modularidade por meio do projeto Jigsaw. Com ele é possível fragmentar toda a aplicação Java utilizando apenas os módulos dependentes, diminuindo consideravelmente assim, o footprint na execução da aplicação. Nesta talk iremos demonstrar um caso prático real de como desenvolver aplicações Java lightweight utilizando o sistema de módulos para diminuir consideravelmente o consumo de memória, o tempo de startup e a performance de execução. Serão compartilhadas boas práticas e aprendizados adquiridos com a utilização destes recursos em cenários reais na migração de projetos para Java 9 e 10.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Java, Arquitetos e Operações


Investimento

presencial:R$ 265,00

online: R$ 100

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Enio Lopes
Enio Lopes
uswitch
Fabiano Modos
Fabiano Modos
AmbevTech
Juliano Alves
Juliano Alves
uSwitch.com
Reza Rahman
Reza Rahman
Microsoft

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial