TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Banco de Dados Onde o Big Data Começa

Trilha para tartar de assuntos relacionados a banco de dados

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 PostgreSQL quick start
Fabio Telles Rodriguez

Instalação, configuração, uso e dicas sobre como utilizar o banco de dados do ano segundo o db-Engines.

11:10 às 12:00 5 dicas de performance tuning para desenvolvedores
Caio Amante / Reginaldo da Cruz Silva

Nessa sessão iremos mostrar 5 dicas de performance tuning para desenvolvedores, mostraremos exemplos práticos do dia-a-dia, após essa sessão o desenvolvedor irá criar suas querys com mais cuidado em relação a performance e não só focado no resultado.

12:10 às 13:00 Técnicas que Todo Desenvolvedore Deveria Saber Sobre o SQL Server
Rodrigo Crespi

De maneira bem íntima com a Engine Relacional do SQL Server e as arquitetura de desenvolvimento de software a ideia desta sessão é abordar as melhores estratégias para substituir os ?códigos alternativos?, por códigos mais assertivos do ponto de vista do Query Optimizer. Nesta palestra irei incluir alguns comparativos com linguagens e SGBDs.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Aumente drasticamente a performance do seu banco usando consultas hierárquicas e recursivas
Rodrigo Moutinho / Danielle Monteiro

Acesso ao banco é crítico nos projetos. É fácil derrubar a performance com consultas pesadas, ou fazendo múltiplas consultas para uma informação. Ou ainda aquela consulta inicial, que cascateia para dezenas de outras via programação? E tudo fica pior se o banco de dados tem muita informação, ou se por uma consulta mal feita! Cada consulta custa caro para sua aplicação. É possível resolver esses problemas utilizando CTE (Common Table Expression). Esse poderoso recurso está disponível na maioria dos bancos de dados relacionais, mas é pouco utilizado pelos desenvolvedores. Trate grande quantidade de dados, com simplicidade de manutenção, e aumente drasticamente a performance do seu banco!

Automatic Query Tuning no SQL Server 2017
Sulamita Mara Dantas

Nessa palestra iremos explorar a feature Automatic Query Tuning, para detectar possíveis problemas de desempenho na consulta de uma query e corrigindo automaticamente os problemas encontrados.

15:10 às 16:00 Automação de PostgreSQL na AWS com Chef e Terraform, o jeito iFood
Matheus de Oliveira

Veja como o iFood trabalha com dados, saindo do app, passando pelos micro-serviços, residindo em várias instâncias do PostgreSQL, e sendo populados por completo em nosso Datalake.

Nessa palestra pretendo mostrar como utilizamos o Chef e Terraform para automatizar toda nossa infra-estrutura e configuração na nuvem da AWS, desde o serviço até a camada de dados. Como lidamos com backup, monitoramento e alta disponibilidade, tanto em RDS quanto usando banco de dados em EC2 (sim, nós fazemos isso).

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Transformação do DBA. O que Agile e DevOps tem a ver com isso?
Luiz Henrique de Souza

Ao longo dos anos o papel do DBA vem em constante mutação, iniciamos com o DBA 1.0 com skills fixados basicamente no SGDB, passamos pelo 2.0 em que foi necessário desenvolver profundos conhecimentos de S.O, Storage e Clusterização e agora temos o DBA 3.0 que por sua vez é fortemente afetado por Agile, DevOps e Cloud. Em uma época que a maior fabricante de SGBD do mundo (Oracle) promete entregar um BD em cloud auto gerenciável o que fazer para continuar sendo necessário? Vamos falar sobre os skills do DBA 3.0?

17:40 às 18:30 PostgreSQL! uma maneira mais fácil de trabalhar com JSON
Lucas Viecelli

Todo desenvolvedor trabalha com JSON. As vezes precisamos armazenar nossos JSONs, e aí começa o problema. Sempre Aparece alguém e fala "usa um banco de dados NoSQL". Claro é o senso comum, em muitas empresas por aí. Vou mostrar que você não precisa complicar as coisas, a solução dos seus problemas pode estar no seu banco de dados de guerra(relacional).

Se você utiliza o PostgreSQL(ou se não utiliza), vamos entender como funciona o armazenamento de JSON no PostgreSQL, como podemos manipular, buscar e tirar o melhor proveito de seus recursos.

Microsserviços e Bancos de Dados... Você está fazendo isso certo?
Danielle Monteiro

Mirosserviços casam com bancos de dados! Mas será que os desenvolvedores realmente tiram vantagens dessa combinação?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, ADs e DBAs


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Caio Amante
Caio Amante
Microsoft
Rodrigo Crespi
Rodrigo Crespi
CrespiDB Ltda
Rodrigo Moutinho
Rodrigo Moutinho
Square Enix Montreal

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial