TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Vem prá nuvem!

A computação em nuvem tornou-se um ecossistema contendo todas as plataformas necessárias para o desenvolvimento de aplicações, hospedagem e utilização dos mais diversos servições em nuvem, como IoT, inteligência artificial, serviços cognitivos, entre outros.

Assim, a adoção cresce em um nível maior do que o esperado e os desenvolvedores continuam expandindo os aplicativos com o uso de serviços dos mais diversos fornecedores de nuvem.

Esta trilha é uma oportunidade de estar em contato com casos de uso e exemplos de boas práticas para quem está começando e para quem já roda algo na nuvem. Vem prá nuvem!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 8 Dicas para dominar o Kubernetes
Edson Yanaga

Ultimamente parece que todo mundo está falando sobre Kubernetes! Até os seus repositórios git favoritos no GitHub estão rodando sobre esta plataforma. Realmente quer ficar de fora deste trem?

Não seja o último desenvolvedor a adotar esta plataforma amplamente difundida. Assista esta palestra e aprenda muito sobre como usar Kubernetes. Nós temos 8 dicas simples e práticas para deixá-lo a par de tudo o que está acontendo.

Como eu reduzi cerca de 50% do custo de Cloud da empresa em 3 meses!
Flávio Pimenta

Com ações culturais, monitoramento, testes de performance e uso de containers eu reduzi em cerca de 50% o custo da conta de cloud da Assertiva em menos de 3 meses. Nesta jornada eu apresentarei ações executadas com relação a conta da AWS detalhando as principais ações culturias e técnicas que trouxeram este resultado: * Uso de tags para billing e organização dos projetos; * Monitoramento de ociosidade reduzindo e agrupando recursos não críticos; * Substituição de vários workloads em BeanStalk para Clusters de Containers em ECS * Revisão da arquitetura de alguns componentes e produtos * Evangelização dos profissionais com nivelamento de conhecimento entre performance e custo.

11:10 às 12:00 Casos reais de soluções em nuvem
Claudia Charro

O que as empresas têm realizado em ambiente de nuvem? Que cenários e tecnologias podemos utilizar? O que muda? Será que meu caso de uso já foi realizado por alguma empresa de um jeito legal? Venha conhecer arquiteturas desenhadas por empresas que já estão utilizando a nuvem para escalar duas aplicações e inovar.

Serverless na pratica
Rafael Barbosa

Serverless é uma das tecnologias com maior crescimento do ultimo ano, mas você sabe quais são as limitações? Em que te ajuda? O que levar em consideração antes de montar uma arquitetura utilizando essa tecnologia? É isso que irá ser apresentado nesta palestra incluindo perguntas a qualquer momento, e uma demo interativa construída durante o tempo de apresentação.

12:10 às 13:00 Explorando o Ceph
Bruno Carvalho de Souza

Estarei falando sobre Software Define Storage projetado para infraestrutura de nuvem e workloads emergentes.

  • Apresentação do Ceph como Storage do futuro unificado.
  • Ceph para armazenamento de dados em larga escala(exabyte) sem ponto único de falha.
  • Como Ceph pode te ajudar a construir sua nuvem bem mais robusta e escalável
  • Integrações e o casamento perfeito com OpenStack Cloud.
  • Como ele se integra nativo com Hadoop Big Data.

Roteiro:

  • O que é Ceph?
  • Porque utilizar?
  • Enterprise vs CEPH
  • Timeline de desenvolvimento e versões
  • Contribuidores / Cases
  • Arquitetura
  • Componentes do Cluster
  • Pool / Pg / Crush
  • Integração com OpenStack
  • Ferramentas de deploy
Uma Cloud OpenSource e Brasileira
Felipe Rossi

Iremos falar sobre como construir uma oferta de Cloud Pública IaaS utilizando tecnologias 100% OpenSource, desde o HW até o SW. falando sobre os conceitos técnicos e tecnologias utilizadas em todas as camadas de IaaS.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 OpenStack Kolla - implementando o OpenStack em containers
Marcos Sungaila

O OpenStack é um ambiente complexo e precisa de grande atencão para implementar. Implementar uma estrutura de IaaS usando containers facilita o processo de integração entre os vários componentes da Cloud e permite maior controle sobre a parte que necessita ser personalizada para atender ao seu ambiente. Além dessas vantagens, o processo de upgrade de versão se torna bem mais simples e rápido de ser implementado.

15:10 às 16:00 Prometheus service discovery the zero to hero guide
Lucas de Souza.
Cansado de adicionar os hosts dos servidores que quer monitorar na mão? Nesta palestra vou ensinar a você como usar uma ferramenta poderosíssima do prometheus, o service discovery. Irei mostrar um exemplo prático onde filtraremos algumas máquinas da AWS via tags e agruparemos elas em um dashboard do grafana!
Why Apache CloudStack
Rafael Weingärtner

Apache CloudStack is one of the most competitive and affordable alternatives to create and manage a cloud computing environment. Although CloudStack has proven to be a solid choice when compared to its competitors, it holds but a small fraction of the cloud computing orchestration market share. The reasons why Apache CloudStack is sometimes forgotten will be highlighted and discussed in this presentation, alongside the strong points of picking Apache CloudStack as your cloud computing orchestration tool.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Infraestrutura competitiva sem o uso dos grandes players
Everaldo Canuto

Rode suas aplicações com eficiência e baixo custo usando tecnologias de ponta sem recorrer aos grandes players.

Jornada de Transformação para ambientes em Cloud - Desacoplando para escalar
Wembley Carvalho

Transformando ambiente web para uma jornada ao mundo Cloud, levando em conta conceitos de desacoplamento para escalar ambiente em Cloud. Utilizando serviços auto-gereciado e utilizando o melhor de cada serviço. Escalando apenas o que for necessário.

17:40 às 18:30 AWS Firehose e a arte de acumular dados sem fazer nada
Juliano Alves

É uma lei da natureza: se seu produto tem iteração com o público, seus dados vão começam a acumular. O que fazer quando seu número de aplicações crescem e todas estão produzindo ainda mais dados? Nessa palestra vou mostrar um caso de uso do Kinesis Firehose, uma solução da AWS para guardar grandes quantidades de dados sem que você escreva (quase) nenhuma linha de código.

Como a nuvem pode te ajudar no desenvolvimento de microsserviços
Giovanni Bassi

Microsserviços são especialmente complicados na hora de desenvolver. Quando um microsserviço precisa ser atualizado ou um novo desenvolvido, como rodá-lo em conjunto com os outros da aplicação, que podem chegar na casa de centenas ou até milhares? Como debugar? Como testar? Nessa palestra veremos uma resposta para esse problema, utilizando Docker e Kubernetes.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos de solução, desenvolvedores e gestores de TI


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Everaldo Canuto
Everaldo Canuto
9Giga Networks
Juliano Alves
Juliano Alves
uSwitch.com
Marcos Sungaila
Marcos Sungaila
Oracle Brasil
Wembley Carvalho
Wembley Carvalho
Claro Brasil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial