TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Computação Cognitiva A evolução das máquinas converge para uma junção entre as habilidades humanas e super processamento

Máquinas com super processamento e computação em nuvem estão quebrando as barreiras físicas de tecnologia, enquanto a computação cognitiva está guiando as tomadas de decisões baseadas em dados gerados por imagens analisadas tão rápidas quanto o bater de asas de um beija flor, em grandes volumes de informações espalhados em nuvem pelo mundo e aprendizagem de máquina com redes neurais que tornarão as decisões seguras, confiáveis e gerenciadora dos insights humanos.

Mas qual o caminho para chegar ao futuro das máquinas e dos homens? A computação cognitiva une várias disciplinas e estuda o comportamento humano para aperfeiçoar máquinas. Para saber como será o futuro, precisamos estudar e debater o hoje.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Reconhecimento de imagens com IA: Aplicações comerciais
Diego Howes

Como sei que o meu produto tem aceitação do público, quando o mesmo não é citado? Como identifico meus consumidores através de suas fotos em redes sociais? Como sei se a minha marca está envolvida em alguma polêmica ou associada com outra marca/produto? E se pudermos fazer isto tudo de forma automatizada, utilizando serviços de Inteligência Artificial? Nesta apresentação vou falar sobre o Vision, produto da suíte de aplicações em nuvem do Google, responsável por utilizar IA na análise de imagens, e como podemos utiliza-lo em aplicações comerciais.

Como criar um skill de healthcare para Alexa em 20 minutos
Vinicius Senger / Julio Machado Faerman

Nesta apresentação vamos mostrar passo-a-passo como criar um custom skill para Alexa atuar como uma enfermeira de pacientes estabelecendo diálogo para obter dados como pressão arterial, estado emocional, glicemia e outros que são armazenados e posteriormente processados com machine learning para diagnósticos automatizados. Ao término todos os participantes terão como replicar esse passo-a-passo mesmo não tendo um dispositivo Alexa!

11:10 às 12:00 Computação Ubíqua e os assistentes pessoais
Antonio Marin Neto

Cada vez mais estamos rodeados por telas, sensores, processadores e tecnologias que tornam a nossa vida mais simples e prática. E muitas dessas informações são utilizadas pelos assistentes pessoais para ajudar em tarefas do dia-a-dia ou para melhorar nossa qualidade de vida. Nessa palestra vamos discutir as possibilidades de assistentes como o Google Assistant e como um desenvolvedor pode tirar vantagem disso ao construir a sua própria solução para esses assistentes.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Quer ter um bom chatbot ? Então vamos começar entendendo um pouco de matemática!
Fernando Sapata / Renato Barbosa

A qualidade de um bom chatbot está sempre relacionada com a quantidade de respostas que ele responde corretamente e também com sua usabilidade. Vamos falar sobre como algumas métricas simples podem ajudar a criar um bot mais "inteligente"! ;)

14:10 às 15:00 RocketChat com Chatbots open source em múltiplos canais!
Diego Dorgam

Você com certeza já se perguntou se deveria ter um ChatBot ajudando a resolver os problemas mais básicos no seu canal de atendimento. Mas quando foi pesquisar descobriu que programar um chatbot era difícil e muito caro. Imagine se você pudesse usar ferramentas Open Source para desenvolver seus chatbots, sem complexidade, e ainda fosse capaz de controlar todos os seus canais de atendimento por uma só ferramenta! Nós desenvolvemos algumas soluções na RocketChat que vão mudar o paradigma dos chatbots no mercado mundial! Nessa apresentação mostraremos como é fácil montar seu chatbot usando o HubotNatural e sobre como é simples construir uma presença OMNI Channel com RocketChat.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Utilizando Serviços Cognitivos nos seus Apps!
Angelo Luis Rodrigues da Silva

Saiba como utilizar todo o poder de bibliotecas como CoreML e TensorFlow para fazer com que seus aplicativos tirem proveito de modelos de aprendizado de máquina treinados para resolver problemas como reconhecimento de imagens. E o melhor: Offline!

16:40 às 17:30 Google Assistant, apps e actions, bem vindo ao mundo dos assistentes de voz.
Rafael Pacheco

Em 2017 muitas pessoas descobriram e validaram todo o potencial das tecnologias voltadas para bots e aplicações cognitivas.

Por desconhecimento, muitas pessoas ainda associam toda essa tecnologia exclusivamente a conversa de texto e canais de mensageria tradicionais.

Para 2018, as empresas do mercado de tecnologia apontam para uma tendência de aplicacões conversacionais baseadas em voz, dentro de seus assistentes. Alexa, Google Assistant e Siri são alguns dos exemplos.

O objetivo da minha palestra é apresentar os conceitos teóricos por trás de tecnologias como: Google Home, Assistant e Actions, e apresentar, na prática, como criei o ?Jack? meu assistente pessoal para o Google Home.

Autenticação via Reconhecimento Facial e de Fala
João Ronaldo Del Ducca Cunha

Nesta palestra serão abordados serviços cognitivos de reconhecimento facial e de locutor que podem ser facilmente incorporados a soluções como Chatbots e Mobile Apps para autenticação de pessoas sem uso de senhas.

17:40 às 18:30 Sentiment Analysis com Power BI e Cognitive Services
Orlando Gomes Mariano

Analisar sentimentos tem sido fundamental para que diferentes mercados possam compreender a aceitação de seus clientes em relação ao serviço prestado, nesta palestra, serão demonstrados exemplos de como a API de Text Analyitics do Cognitive Services no Microsoft Azure, integrado ao Power BI podem ofertar uma visão fácil e interativa da detecção de sentimento sobre um determinado texto.

Watson e suas possibilidades
Thiago Raposo

As ideias principais da apresentação são: 1. Mostrar o quanto o Watson está ao alcance e qualquer um. Mostraria passo a passo como começar a desenvolver as aplicações (criação da conta no IBM Cloud) e comentaria sobre os benefícios dos planos free e deixaria claro quando e como o usuário começaria a ser debitado. 2. Passaria API por API, mostrando as possibilidades de cada uma e exemplificando com cases reais do que já existe no Brasil e no mundo com cada uma delas. 3. Finalizaria a apresentação fazendo uma pequena demo, para depois de mostrar que está ao alcance de todos e quais são as possibilidades, demonstrar como é fácil o uso.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, pesquisadores, desenvolvedores, designers - profissionais de areas correlatas: machine learning, chatbots, cloud, inteligencia artificial, deep learning.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Diego Dorgam
Diego Dorgam
Rocket.Chat
Fernando Sapata
Fernando Sapata
Amazon Web Services
João Ronaldo Del Ducca Cunha
João Ronaldo Del Ducca Cunha
Instituto de Pesquisas Eldorado
Orlando Gomes Mariano
Orlando Gomes Mariano
Consultor de BI
Renato Barbosa
Renato Barbosa
Amazon Web Services
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial