TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para a inovação

Design Thinking já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Design Thinking Aplicável no dia a dia
Samuel Thome

Um dos maiores desafios quando falamos sobre aplicabilidade do Design Thinking para um público em geral é como ele pode se adequar a diferentes tipos de realidade, seja ela técnica ou não. E nessa palestra vamos começar a entender o que é o Design Thinking e como essa poderosa ferramenta de inovação pode ser utilizada pra muitas ocasiões, através de uma breve introdução para entrarmos no clima e falando sobre os mitos que norteiam esse assunto, você vai ver alguns casos reais de sucesso, experiência pessoal e uma passagem sobre os artefatos, com o propósito que você saia da palestra querendo aplicar o Design Thinking.

Service Design Inside: um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações
Caio Barão

A apresentação tratará aspectos relevantes sobre os principais aprendizados adquiridos ao se trabalhar com service design de forma genuína, dentro da empresa sem o apoio de uma consultoria, como normalmente é prática de mercado. Os desafios envolvem principalmente quebrar as barreiras impostas por processos burocráticos e de comunicação entre áreas, disseminando assim a abordagem do design thinking e reforçando a importância do trabalho colaborativo.

O conteúdo ainda traz o material detalhado com todo processo de concepção que guiou este estudo de caso com foco em tornar as lojas de desta Telecom mais atraentes, rentáveis e produtivas.

11:10 às 12:00 Como mudar o mindset e implementar uma cultura centrada no usuário
JULIA GHISI

O mercado hoje tem uma maior clareza sobre a importância e necessidade de se preocupar com a experiência do usuário. Apesar disso, existem muitas empresas que ainda tem dificuldade de incorporar isso nos processos do dia a dia. Mudar o mindset em todos os níveis de uma empresa é um ponto crucial para atingir a maturidade e alcançar o sucesso em termos de customer experience. A palestra tem como objetivo compartilhar conceitos, dinâmicas e meios de conseguir espalhar de forma mais consistente o mindset e o valor que o UX pode trazer quando consegue atingir um nível estratégico e distribuído dentro de uma organização.

UX pode transformar um software enterprise de larga escala?
Alexandre Porcelli

Muito se fala da importância que UX tem na construção de produtos e de como esta evolução pode transformar a experiência de usuário. Contudo grande parte dos cases de sucesso apresentados tratam-se de produtos e/ou sistemas com foco em consumidor final ou de sistemas de menor escala. Mas será que isto se aplica a grandes projetos e produtos de larga escala? Qual seria o impacto comercial em um produto consolidado e um dos líderes de mercado e mindshare? E se este produto for um projeto open source de mais de 5 milhões de linhas de código, desenvolvidas nos últimos 15 anos e que possui dezenas de milhares de usuários pelo mundo? Ainda funcionaria?

12:10 às 13:00 Fun Thinking: A diversão como elemento chave de resolução de problemas
Daniel de Sant'anna Martins

Design Thinking é um vasto campo largamente documentado e estudado, mas que ainda assim permite novas ressignificações e experimentações. Unindo essas metodologias à elementos de Game Design, Psicologia Ativa, Ludologia e Neurociência, a palestra apresentará cases de resolução de problemas centradas no usuário onde a diversão e a ludicidade foram essenciais para a correta resolução dos mesmos.

Por que as perguntas vêm antes das respostas?
Patrícia Guaragna Souza

Parece algo óbvio, mas não é. A todo momento vemos pessoas, seja na vida pessoal ou profissional, trazendo respostas e soluções para questões que ainda nem foram levantadas adequadamente. É por isso que diversos projetos acabam não sendo bem elaborados e deixam dúvidas pelo caminho. A palestra propõe destacar a importância das perguntas e como devem ser direcionadas para trazer as respostas de maior valor.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Protótipos não são só para prototipagem
Matias Schertel de Oliveira

Classicamente protótipos, nos mais diversos níveis, são utilizados para validar proposta de solução com usuários de forma interativa para uma solução"final". Porém eles também são ferramentas poderosas de exposição de idéias e pensamos no mundo real, podendo ser utilizadas em todas (ou quase) fases de um projeto centrado no usuário. Nessa palestra irei mostrar como protótipos podem ser utilizados com os mais diversos fins é o valor é agilidade de interação que os mesmos podem trazer para a equipe de projetos, além de demonstrar algumas ferramentas que utilizo no dia a dia do meu trabalho.

Inovando com gamificação
Tathiana Sanches Tavares Silva

O que é gamificação Conceitos de gamificação O que não é gamificação O que os jogos tem que os outros produtos e serviços não tem? Características dos jogos digitais: Motivação Feedback constante Flow Curva de dificuldade e aprendizagem Superação Competição e recompensas Evolução constante Objetivos se curto, médio e longo prazo Perfis de usuários e jogadores Como começar a inovar com gamificação

15:10 às 16:00 Como Inovar com Realidade Virtual e Design Thinking
Vanessa Camargo

A emergente e promissora tecnologia de Realidade Virtual desafia os designers a pensarem de forma disruptiva e inovadora de forma a atender às expectativas de experiência do usuário. Nesse contexto, o conceito de Design Thinking e suas práticas se adequam ao processo de desenvolvimento de aplicações em VR, focado nas interações humano-computador. O objetivo dessa palestra é apresentar e exemplificar como o Design Thinking pode ser integrado à Realidade Virtual na imersão, ideação e prototipação de ambientes virtuais e experiências imersivas.

Painel: Fritando o Design Thinking
Painel com os palestrantes respondendo suas dúvidas e provocações sobre as práticas de design thinking, service design e UX
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Design thinking é para todos? Saiba como essa abordagem foi utilizada na criação de produtos de segurança digital.
TIAGO TAVEIRA / Paulo R. Tiroli

Um dos maiores desafios no desenvolvimento de um produto é conseguir ir além da tecnologia e acessar a real necessidade do cliente ou usuário. Quando falamos de produtos para segurança, um ambiente técnico, muitas vezes caímos na armadilha de criar produtos incríveis tecnicamente, mas que não conseguem ser de fato algo desejável e adotado pelas pessoas. Nessa palestra, será mostrado um caso em como a abordagem do Design, no desenvolvimento de um produto, pode ser poderosa para entender com profundidade o fator humano, o que usuários e clientes realmente veem, sentem e pensam quando o assunto é segurança.

Ideando Diálogos: Como construir diálogos relevantes cocriando com seu cliente.
Alberto Cardoso

Existem muitos casos de usos para um bot. O grande desafio hoje é saber onde começar. A técnica de CDX auxilia a você achar caso de usos no contexto da necessidade do seu cliente ou negócio. Aqui ajudamos a elaborar o projeto e uma demo de projeto para alavancar uma experiência conversacional plena para o canal mais apropriado com o seu cliente.

17:40 às 18:30 O fim do conto de fadas: o Design Sprint dos sonhos não existe.
Kamila Oliveira

Depois do boom do lançamento do livro Google Design Sprint, muitas empresas passaram a referenciar e fazer uso da metodologia como os ensinamentos dispostos na bíblia sagrada. Obviamente, inúmeros resultados positivos foram obtidos com a aplicação desses ensinamentos. O que não falam é que nem tudo são flores. Aplicar todo o método exatamente nos moldes descritos no manual é um grande desafio e muitas vezes falhamos por não querer enxergar que o contexto vivido pelos autores do livro é completamente diferente da realidade das empresas brasileiras. Essa palestra tem como objetivo compartilhar quedas, tombos e arranhões obtidos como aprendizado durante o processo de descoberta do DS ideal.

Como causar alto impacto social com Design Thinking
Leonardo Veri

O modelo mental inovador do Design Thinking, quando aplicado ao mundo dos negócios, torna-se elemento valiosíssimo ao criar soluções altamente empáticas que resolvam problemas reais de pessoas.

Porém é quando levamos esse mesmo modelo mental ao contexto de vulnerabilidade social é que vivenciamos o incrível potencial de impacto positivo e exponencial que o Design Thinker pode exercer no mundo.

Nessa palestra contarei os casos reais que pude experimentar e mostrar como você também pode transformar o mundo, começando pelo mundo à sua volta.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 20 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados em inovação by Design Thinking


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel de Sant'anna Martins
Daniel de Sant'anna Martins
École 42Rio / VTURE - D+1 Design & Games
JULIA GHISI
JULIA GHISI
Catarinas Design
Patrícia Guaragna Souza
Patrícia Guaragna Souza
Analista de Performance Sr
Samuel Thome
Samuel Thome
Globo.com
Vanessa Camargo
Vanessa Camargo
F/Malta (a serviço para Google)

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial